Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 81/2024
Título: Esportes Alternativos UFLA
Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA
Resumo da Proposta: Este projeto visa promover modalidades esportivas alternativas (esse termo surge como um artifício para o agrupamento de algumas modalidades esportivas que não são comumente praticadas, assistidas ou entendidas na nossa cultura), para a comunidade externa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de possibilitar a participação de alunos, servidores e técnicos administrativos da universidade. O projeto será desenvolvido ao longo de 38 meses, com atividades voltadas para duas dimensões do esporte: Desporto Educação e Desporto Participação. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática esportiva como ferramenta pedagógica, promover a inclusão social, fortalecer a interação entre universidade e comunidade, e disseminar novas práticas corporais.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não há
Número Estimado de Participantes: 180
Locais de Realização: Ginásios Poliesportivos do DEF e CIUNI
Data de Início: 14/11/2024
Data de Término: 30/11/2026
Justificativa: O projeto responde à necessidade de ampliar o leque de atividades esportivas oferecidas à comunidade, promovendo modalidades alternativas que fujam do padrão esportivo tradicional (futebol, basquete, vôlei). Essas modalidades, como o Pang Pong, Corfebol, Pickleball entre outros esportes inovadores, oferecem oportunidades para inclusão, desenvolvimento motor e cognitivo e incentivam a interação social. Além disso, o projeto fortalece o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, criando oportunidades de vivência prática para os discentes.
Caracterização dos Beneficiários:
Desporto Educação: Alunos de escolas públicas e privadas, entre 12 e 17 anos, com foco na educação física escolar, visando o desenvolvimento de competências motoras e sociais por meio da pra’tica de esportes alternativos. Desporto Participação: Jovens e adultos (a partir de 18 anos) da comunidade interna e externa da UFLA, com foco no lazer, inclusão e promoção da saúde, incluindo pessoas com deficiências e grupos historicamente marginalizados no esporte.
Objetivos:
Geral Promover a prática de esportes alternativos de forma inclusiva e de desenvolvimento, englobando duas dimensões do esporte: educação e participação. Específicos Desporto Educação: Utilizar as modalidades esportivas alternativas como ferramenta pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. Desporto Participação: Estimular a prática esportiva recreativa e inclusiva, visando à melhoria da prática de atividade física com foco no lazer e à ampliação do acesso ao esporte.
Metas:
Realizar oficinas práticas de modalidades alternativas para 180 pessoas ao longo do projeto. Promover 6 eventos abertos de demonstração e prática esportiva ao longo dos 38 meses. Implementar a modalidade de Pang Pong em, pelo menos, 3 escolas da rede pública.
Fundamentação Teórica:
O esporte pode ser abordado em diferentes dimensões, sendo o Desporto Educação uma ferramenta pedagógica poderosa para o desenvolvimento motor, cognitivo e social, conforme defendido por autores como Darido (2005) e Bracht (1999). Por outro lado, o Desporto Participação, conforme Tubino (2006), busca promover a inclusão e a democratização do acesso ao esporte, com foco na prática lúdica e na promoção da saúde. As modalidades esportivas alternativas representam uma quebra dos paradigmas tradicionais, criando possibilidades de desenvolvimento humano e social, conforme proposto por Mendes (2012). Referências Bibliográficas: BRACHT, V. Educação Física & Sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999. DARIDO, S. C. A Educação Física na escola: questões e reflexões sobre a formação dos profissionais. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. MENDES, I. Modalidades esportivas alternativas: reflexões sobre inclusão e novas práticas. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2012. TUBINO, M. J. Desporto, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2006.
Metodologia:
O projeto será dividido em três fases: Planejamento e Divulgação (6 meses): Levantamento das modalidades alternativas, capacitação dos monitores e professores envolvidos e divulgação nas escolas e comunidade. Implementação (30 meses): Realização de oficinas práticas semanais, treinamentos contínuos e eventos bimensais de integração entre universidade e comunidade. Avaliação e Consolidação (2 meses): Levantamento de dados qualitativos e quantitativos para avaliação do impacto do projeto.
Impactos na Formação Discente: O projeto permitirá que os alunos da UFLA envolvidos no curso de educação física apliquem conhecimentos teóricos e práticos em um contexto real, contribuindo para sua formação integral. A participação no projeto favorecerá o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, organizacionais e de mediação social.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto Esportes Alternativos UFLA está intrinsecamente ligado ao trinômio Ensino, Pesquisa e Extensão, elementos fundamentais da missão universitária, proporcionando uma sinergia que enriquece tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. No âmbito do ensino, o projeto oferece aos estudantes uma oportunidade prática de aplicar e integrar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo-lhes vivenciar diretamente os conceitos de disciplinas como Educação Física, Psicologia, Sociologia, entre outras. Na pesquisa, o "Esportes Alternativos UFLA” serve como um laboratório vivo, onde podem ser desenvolvidos estudos sobre os impactos da prática dos esportes alternativos no desenvolvimento humano, na socialização e na saúde física e mental, gerando conhecimento científico que pode ser disseminado através de publicações e apresentações em conferências. Na extensão, o projeto conecta a universidade à comunidade, aplicando o conhecimento produzido no âmbito acadêmico para resolver problemas concretos e contribuir para a busca da melhora da qualidade de vida da população participante do projeto. Essa interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão não só fortalece a formação integral dos estudantes como também reafirma o papel da universidade como agente de transformação social. Vale destacar que as ações de pesquisa passarão pelo Comitê de Ética da UFLA, caso necessário.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Ao abrir as portas da universidade para a comunidade externa, o projeto visa a promover a inclusão social, democratizando o acesso ao esporte. As modalidades alternativas serão uma ferramenta para fortalecer vínculos sociais, promover a diversidade e oferecer uma prática esportiva acessível a todos.
Resultados Esperados:
Desporto Educação: Melhoria no desenvolvimento motor e cognitivo dos jovens participantes, maior integração entre escola e esporte e adesão às novas modalidades. Desporto Participação: Aumento no número de praticantes de atividades físicas recreativas e esportivas na comunidade, maior inclusão de grupos marginalizados e melhoria na qualidade de vida dos participantes.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Desporto Educação: Avaliação do desempenho motor dos jovens por meio de testes padronizados, monitoramento de frequência e participação, e análise qualitativa de depoimentos dos professores. Desporto Participação: Monitoramento do número de participantes nos eventos e oficinas, aplicação de questionários de satisfação e avaliação dos impactos na saúde e bem-estar dos participantes.
Cronograma:
Ano 1 Meses 1 a 2: Re-Planejamento e capacitação de novos bolsistas e/ou voluntários. Meses 2 a 3: Realização de oficinas e início das atividades propriamente ditas Meses 3 a 11: Ações do projeto Meses 11 e 12: Avaliação final e consolidação dos resultados do 1º ano. Ano 2 Meses 1 a 2: Re-Planejamento e capacitação de novos bolsistas e/ou voluntários. Meses 2 a 3: Realização de oficinas e início das atividades propriamente ditas Meses 3 a 11: Ações do projeto Meses 11 e 12: Avaliação final e consolidação dos resultados do 1º e 2º ano
Descrição Resumida: O projeto propõe a implementação de modalidades esportivas alternativas como uma forma de inovar o cenário esportivo da UFLA e sua comunidade externa. Dividido em duas dimensões, o Desporto Educação foca no desenvolvimento escolar e o Desporto Participação busca ampliar o acesso ao esporte recreativo e inclusivo.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANDREA DE OLIVEIRA BARRA
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: andreabarraufla.br
E-mail Alternativo: andreacefetmggmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/11/2024 - 19:56:36
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos