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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 81/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Esportes Alternativos UFLA

Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA

Resumo da Proposta: Este projeto visa promover modalidades esportivas alternativas (esse termo surge como um artifício para o agrupamento de algumas modalidades esportivas que não são comumente praticadas, assistidas ou entendidas na nossa cultura), para a comunidade externa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de possibilitar a participação de alunos, servidores e técnicos administrativos da universidade. O projeto será desenvolvido ao longo de 38 meses, com atividades voltadas para duas dimensões do esporte: Desporto Educação e Desporto Participação. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática esportiva como ferramenta pedagógica, promover a inclusão social, fortalecer a interação entre universidade e comunidade, e disseminar novas práticas corporais.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Não há

Número Estimado de Participantes: 180

Locais de Realização: Ginásios Poliesportivos do DEF e CIUNI

Data de Início: 14/11/2024

Data de Término: 30/11/2026

Justificativa: O projeto responde à necessidade de ampliar o leque de atividades esportivas oferecidas à comunidade, promovendo modalidades alternativas que fujam do padrão esportivo tradicional (futebol, basquete, vôlei). Essas modalidades, como o Pang Pong, Corfebol, Pickleball entre outros esportes inovadores, oferecem oportunidades para inclusão, desenvolvimento motor e cognitivo e incentivam a interação social. Além disso, o projeto fortalece o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, criando oportunidades de vivência prática para os discentes.

Caracterização dos Beneficiários:

Desporto Educação: Alunos de escolas públicas e privadas, entre 12 e 17 anos, com foco na educação física escolar, visando o desenvolvimento de competências motoras e sociais por meio da pra’tica de esportes alternativos.
Desporto Participação: Jovens e adultos (a partir de 18 anos) da comunidade interna e externa da UFLA, com foco no lazer, inclusão e promoção da saúde, incluindo pessoas com deficiências e grupos historicamente marginalizados no esporte.

Objetivos:

Geral
Promover a prática de esportes alternativos de forma inclusiva e de desenvolvimento, englobando duas dimensões do esporte: educação e participação.

Específicos

Desporto Educação: Utilizar as modalidades esportivas alternativas como ferramenta pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
Desporto Participação: Estimular a prática esportiva recreativa e inclusiva, visando à melhoria da prática de atividade física com foco no lazer e à ampliação do acesso ao esporte.

Metas:

Realizar oficinas práticas de modalidades alternativas para 180 pessoas ao longo do projeto.
Promover 6 eventos abertos de demonstração e prática esportiva ao longo dos 38 meses.
Implementar a modalidade de Pang Pong em, pelo menos, 3 escolas da rede pública.

Fundamentação Teórica:

O esporte pode ser abordado em diferentes dimensões, sendo o Desporto Educação uma ferramenta pedagógica poderosa para o desenvolvimento motor, cognitivo e social, conforme defendido por autores como Darido (2005) e Bracht (1999). Por outro lado, o Desporto Participação, conforme Tubino (2006), busca promover a inclusão e a democratização do acesso ao esporte, com foco na prática lúdica e na promoção da saúde. As modalidades esportivas alternativas representam uma quebra dos paradigmas tradicionais, criando possibilidades de desenvolvimento humano e social, conforme proposto por Mendes (2012).

Referências Bibliográficas:
BRACHT, V. Educação Física & Sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
DARIDO, S. C. A Educação Física na escola: questões e reflexões sobre a formação dos profissionais. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
MENDES, I. Modalidades esportivas alternativas: reflexões sobre inclusão e novas práticas. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2012.
TUBINO, M. J. Desporto, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2006.

Metodologia:

O projeto será dividido em três fases:

Planejamento e Divulgação (6 meses): Levantamento das modalidades alternativas, capacitação dos monitores e professores envolvidos e divulgação nas escolas e comunidade.

Implementação (30 meses): Realização de oficinas práticas semanais, treinamentos contínuos e eventos bimensais de integração entre universidade e comunidade.

Avaliação e Consolidação (2 meses): Levantamento de dados qualitativos e quantitativos para avaliação do impacto do projeto.

Impactos na Formação Discente: O projeto permitirá que os alunos da UFLA envolvidos no curso de educação física apliquem conhecimentos teóricos e práticos em um contexto real, contribuindo para sua formação integral. A participação no projeto favorecerá o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, organizacionais e de mediação social.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto Esportes Alternativos UFLA está intrinsecamente ligado ao trinômio Ensino, Pesquisa e Extensão, elementos fundamentais da missão universitária, proporcionando uma sinergia que enriquece tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. No âmbito do ensino, o projeto oferece aos estudantes uma oportunidade prática de aplicar e integrar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo-lhes vivenciar diretamente os conceitos de disciplinas como Educação Física, Psicologia, Sociologia, entre outras. Na pesquisa, o "Esportes Alternativos UFLA” serve como um laboratório vivo, onde podem ser desenvolvidos estudos sobre os impactos da prática dos esportes alternativos no desenvolvimento humano, na socialização e na saúde física e mental, gerando conhecimento científico que pode ser disseminado através de publicações e apresentações em conferências. Na extensão, o projeto conecta a universidade à comunidade, aplicando o conhecimento produzido no âmbito acadêmico para resolver problemas concretos e contribuir para a busca da melhora da qualidade de vida da população participante do projeto. Essa interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão não só fortalece a formação integral dos estudantes como também reafirma o papel da universidade como agente de transformação social. Vale destacar que as ações de pesquisa passarão pelo Comitê de Ética da UFLA, caso necessário.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Ao abrir as portas da universidade para a comunidade externa, o projeto visa a promover a inclusão social, democratizando o acesso ao esporte. As modalidades alternativas serão uma ferramenta para fortalecer vínculos sociais, promover a diversidade e oferecer uma prática esportiva acessível a todos.

Resultados Esperados:

Desporto Educação: Melhoria no desenvolvimento motor e cognitivo dos jovens participantes, maior integração entre escola e esporte e adesão às novas modalidades.
Desporto Participação: Aumento no número de praticantes de atividades físicas recreativas e esportivas na comunidade, maior inclusão de grupos marginalizados e melhoria na qualidade de vida dos participantes.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Desporto Educação: Avaliação do desempenho motor dos jovens por meio de testes padronizados, monitoramento de frequência e participação, e análise qualitativa de depoimentos dos professores.
Desporto Participação: Monitoramento do número de participantes nos eventos e oficinas, aplicação de questionários de satisfação e avaliação dos impactos na saúde e bem-estar dos participantes.

Cronograma:

Ano 1
Meses 1 a 2: Re-Planejamento e capacitação de novos bolsistas e/ou voluntários.
Meses 2 a 3: Realização de oficinas e início das atividades propriamente ditas
Meses 3 a 11: Ações do projeto
Meses 11 e 12: Avaliação final e consolidação dos resultados do 1º ano.

Ano 2
Meses 1 a 2: Re-Planejamento e capacitação de novos bolsistas e/ou voluntários.
Meses 2 a 3: Realização de oficinas e início das atividades propriamente ditas
Meses 3 a 11: Ações do projeto
Meses 11 e 12: Avaliação final e consolidação dos resultados do 1º e 2º ano

Descrição Resumida: O projeto propõe a implementação de modalidades esportivas alternativas como uma forma de inovar o cenário esportivo da UFLA e sua comunidade externa. Dividido em duas dimensões, o Desporto Educação foca no desenvolvimento escolar e o Desporto Participação busca ampliar o acesso ao esporte recreativo e inclusivo.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA - Início: 01/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA RACHEL VITORINO - Início: 01/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANDREA DE OLIVEIRA BARRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: andreabarra[em]ufla.br

E-mail Alternativo: andreacefetmg[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/11/2024 - 19:56:36

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANDREA DE OLIVEIRA BARRA: De 05/10/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
31/10/2024 - 15:58:38Projeto de Extensão reprovado pelo Coordenador do Programa De Extensão. Motivo: Prezado/a Coordenador/a, inserir as referência bibliográficas no item “Referencial Teórico”. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
31/10/2024 - 16:55:32Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
31/10/2024 - 17:01:01Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
12/11/2024 - 11:03:59Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Prezada Coordenadora, há a necessidade de alguns ajustes no projeto para que ele seja passível de aprovação. Destacamos a seguir as correções necessárias: (1) Data de início e encerramento (máximo de dois anos) das atividades. Os projetos devem ser reelaborados e reavaliados a cada dois anos, no máximo, sendo necessária nova submissão à PROEEC. (2) Corrigir a data inicial do projeto para uma data posterior a avaliação deste colegiado (sugerimos 15 dias a partir de hoje 12/11/2024), entendendo que a coordenação do projeto consiga readequá-lo conforme solicitado acima. Caso não seja possível, a coordenação poderá estipular outra data de início. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
13/11/2024 - 15:41:53Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
13/11/2024 - 16:01:01Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 81/2024 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

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