Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 73/2024
Título: Difusão de Tecnologias Inovadoras: Capacitação e Implementação de Práticas Sustentáveis na Agricultura
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto "Difusão de Tecnologias Inovadoras: Capacitação e Implementação de Práticas Sustentáveis na Agricultura" tem como objetivo promover a adoção de tecnologias avaliadas pelo Núcleo de Estudos em Proteção de Plantas (GPRO) da UFLA, visando aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura local. Através de um levantamento das tecnologias disponíveis, o projeto oferecerá oficinas e palestras para capacitar agricultores e extensionistas, além de implementar demonstrações práticas em propriedades selecionadas. Com acompanhamento e avaliação dos impactos das tecnologias na produtividade, o projeto buscará não apenas disseminar conhecimentos, mas também fomentar uma cultura de inovação entre os agricultores, resultando em práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras:
Universidade Federal de Lavras (UFLA):Departamentos e núcleos de pesquisa relacionados à agricultura, extensão rural e ciências agrárias. Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais): Para apoio na capacitação de agricultores e na implementação das tecnologias. SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural): Para a realização de cursos e treinamentos voltados para o desenvolvimento rural. Associações de Produtores Rurais: Associações locais e cooperativas agrícolas para mobilização e envolvimento dos agricultores. Prefeituras Municipais: Para apoio logístico e na divulgação das atividades nas comunidades. Organizações Não Governamentais (ONGs): Com foco em desenvolvimento rural e sustentabilidade, para apoio na mobilização e implementação de práticas.
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização:
Universidade Federal de Lavras (UFLA): Auditórios e Salas de Aula: Para a realização de oficinas e palestras, contando com a infraestrutura e os recursos disponíveis na universidade, UFLA na praça, UFLA faz extensão. Comunidades Rurais da Região: Associações de Agricultores: Parcerias com associações locais para sediar eventos de capacitação e promover a participação dos agricultores. Propriedades Rurais: Implementação de demonstrações práticas diretamente nas propriedades de agricultores selecionados que estejam dispostos a adotar as tecnologias. Centros de Formação e Extensão Rural: Escolas Agrotécnicas ou Centros de Treinamento: Para a realização de atividades de capacitação e intercâmbio de experiências entre os agricultores. Feiras e Eventos Agrícolas Locais: Espaços de Feira: Participação em eventos agrícolas regionais para disseminação das tecnologias e interação com um público mais amplo.
Data de Início: 01/11/2024
Data de Término: 01/11/2026
Justificativa: A adoção de tecnologias inovadoras é essencial para aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura. A UFLA, com sua expertise, possui várias tecnologias que podem ser aproveitadas pelos agricultores locais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental.
Caracterização dos Beneficiários:
Agricultores Familiares: Perfil: Agricultores que gerenciam pequenas e médias propriedades, geralmente com práticas de cultivo diversificadas. Muitos dependem da agricultura para sua subsistência e renda. Necessidades: Capacitação em técnicas agrícolas modernas, acesso a tecnologias sustentáveis e informações sobre manejo eficiente. Extensionistas Rurais: Perfil: Profissionais que atuam na assistência técnica a agricultores, incluindo técnicos da Emater-MG e do SENAR. Eles desempenham um papel crucial na transferência de conhecimento. Necessidades: Atualização sobre novas tecnologias e práticas de manejo, para melhor orientar os agricultores. Estudantes e Pesquisadores: Perfil: Estudantes de graduação e pós-graduação em áreas relacionadas à agricultura e ciências ambientais, assim como pesquisadores interessados na aplicação prática de suas investigações. Necessidades: Oportunidades de aprendizado prático e aplicação de teorias, além de experiência em projetos de extensão. Comunidades Rurais: Perfil: Grupos de moradores de áreas rurais que, além da agricultura, podem estar envolvidos em atividades comunitárias e de desenvolvimento local. Necessidades: Melhoria na qualidade de vida, acesso a informações e tecnologias que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da região. Associações e Cooperativas: Perfil: Entidades que representam grupos de agricultores, promovendo a união e a troca de experiências. Necessidades: Fortalecimento das capacidades organizacionais e acesso a treinamentos que beneficiem coletivamente seus associados. Esses beneficiários se beneficiarão diretamente do projeto por meio da capacitação, do acesso a tecnologias inovadoras e do fortalecimento das suas práticas agrícolas, resultando em melhorias na produtividade e na sustentabilidade das suas atividades.
Objetivos:
Objetivo Geral: O projeto tem como objetivo promover a difusão de tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis desenvolvidas e avaliadas pelo Núcleo de Estudos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A iniciativa visa aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura local. Objetivos Específicos: Identificação de Tecnologias: Levantar as tecnologias inovadoras disponíveis no Núcleo de Estudos da UFLA, detalhando suas características e benefícios. Capacitação: Oferecer capacitação a agricultores e extensionistas sobre essas tecnologias, por meio de oficinas e palestras. Implementação: Promover a aplicação das tecnologias em propriedades agrícolas na região, com suporte técnico. Avaliação de Impactos: Monitorar e avaliar os efeitos da adoção das tecnologias na produtividade e na sustentabilidade das práticas agrícolas.
Metas:
Levantamento de Tecnologias: Identificar e catalogar pelo menos 10 tecnologias sustentáveis desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos da UFLA até o final do primeiro mês. Capacitação de Agricultores e Extensionistas: Realizar 5 oficinas e palestras com a participação de pelo menos 100 agricultores e 30 extensionistas ao longo do projeto. Implementação de Demonstrações Práticas: Estabelecer 5 propriedades agrícolas como locais de demonstração das tecnologias, com acompanhamento contínuo durante a fase de implementação. Acompanhamento e Avaliação: Monitorar as práticas em 100% das propriedades que adotaram as tecnologias, coletando dados sobre a produtividade antes e depois da implementação. Relatório de Avaliação: Elaborar um relatório detalhado sobre os impactos das tecnologias na produtividade e sustentabilidade, a ser concluído no final do sexto mês e apresentado a todas as partes interessadas. Criação de Rede de Agricultores: Estabelecer uma rede de pelo menos 20 agricultores que compartilhem suas experiências e resultados, promovendo a troca de conhecimentos e práticas.
Fundamentação Teórica:
A inovação tecnológica é fundamental para o aumento da produtividade agrícola e a sustentabilidade. Segundo Rogers (2003), a difusão de inovações ocorre quando novas ideias e práticas são adotadas por um grupo. Tecnologias desenvolvidas em instituições de pesquisa, como a UFLA, podem ser adaptadas e implementadas pelos agricultores, promovendo melhorias na eficiência do uso de insumos, redução de impactos ambientais e aumento da competitividade. O conceito de desenvolvimento sustentável, conforme definido pela Brundtland Commission (1987), implica atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. A agricultura sustentável busca equilibrar a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais, promovendo a saúde dos ecossistemas. Tecnologias que respeitam esses princípios são essenciais para garantir a resiliência das comunidades rurais. A extensão rural desempenha um papel crucial na transferência de conhecimentos e tecnologias para os agricultores. De acordo com Zilberman et al. (2008), a capacitação e a educação continuada são vitais para que os produtores adotem novas práticas e tecnologias. Projetos de extensão bem estruturados não apenas aumentam o conhecimento técnico, mas também promovem a formação de redes de colaboração entre os agricultores e especialistas, fortalecendo a comunidade rural. O manejo integrado, que inclui o uso de tecnologias de controle biológico, químico e cultural, é uma abordagem eficaz para lidar com pragas e plantas daninhas. Essa estratégia não só minimiza o uso de defensivos químicos, mas também ajuda a preservar a biodiversidade e a saúde do solo (Gomez et al., 2019). A capacitação em práticas de manejo integrado é, portanto, essencial para a sustentabilidade agrícola. A participação ativa dos agricultores e das comunidades é um fator determinante para o sucesso de qualquer projeto de extensão. Segundo Pretty (1995), o envolvimento da comunidade nas decisões e ações é fundamental para garantir que as intervenções sejam relevantes e aceitas. A construção de uma rede de agricultores, como proposta no projeto, é uma maneira de fomentar essa participação e garantir que as experiências e resultados sejam compartilhados de forma colaborativa.
Metodologia:
Levantamento de Tecnologias: Realizar um mapeamento das tecnologias disponíveis, com informações sobre suas aplicações e resultados de pesquisas anteriores. Oficinas e Palestras: Organizar eventos educativos para apresentar as tecnologias a agricultores, com a participação de especialistas. Demonstrações Práticas: Implementar demonstrações em propriedades selecionadas para mostrar a eficácia das tecnologias. Acompanhamento e Avaliação: Monitorar as propriedades que adotaram as tecnologias e avaliar o impacto na produtividade e práticas de manejo. Feedback: Coletar opiniões dos participantes para aprimorar as atividades e abordar desafios encontrados.
Impactos na Formação Discente: Os impactos na formação discente deste projeto de extensão são amplos e significativos, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do setor agrícola. A experiência prática e o envolvimento com a comunidade proporcionarão uma base sólida para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão neste projeto é sinérgica e interdependente. O ensino é enriquecido por experiências práticas, a pesquisa é alimentada por dados coletados em campo e a extensão garante que os conhecimentos acadêmicos sejam aplicados para beneficiar a comunidade. Essa integração fortalece não apenas a formação dos discentes, mas também a capacidade da UFLA de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A relação com a sociedade e os impactos sociais esperados do projeto são significativos e abrangentes. Através da capacitação, do diálogo e da transferência de tecnologia, o projeto não apenas contribuirá para a melhoria das práticas agrícolas, mas também para o desenvolvimento social e econômico das comunidades envolvidas, promovendo um futuro mais sustentável e equitativo.
Resultados Esperados:
Aumento da Adoção de Tecnologias: Espera-se que, ao final do projeto, pelo menos 70% dos agricultores participantes adotem as tecnologias apresentadas nas oficinas e demonstrações práticas. Capacitação de Agricultores e Extensionistas: Um mínimo de 100 agricultores e 30 extensionistas capacitados, com feedback positivo sobre o conteúdo e a aplicabilidade das técnicas aprendidas. Melhora na Produtividade Agrícola: Aumento significativo na produtividade das propriedades que adotarem as tecnologias, com expectativa de um crescimento de pelo menos 20% em relação à produção anterior. Relatório de Impacto: Elaboração de um relatório detalhado que documente os resultados das práticas implementadas, incluindo dados quantitativos e qualitativos sobre produtividade, satisfação dos participantes e lições aprendidas. Formação de Rede de Agricultores: Criação de uma rede de pelo menos 20 agricultores que compartilhem experiências, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos de forma contínua. Publicações Científicas: Produção de pelo menos um artigo científico a partir dos dados coletados e das experiências do projeto, contribuindo para a disseminação do conhecimento acadêmico. Aumento da Conscientização sobre Práticas Sustentáveis: Melhoria no nível de conhecimento dos participantes sobre manejo sustentável e resistência de plantas daninhas, com aumento de pelo menos 30% na compreensão dos conceitos abordados nas capacitações. Impactos Ambientais Positivos: Expectativa de uma melhor adoção de defensivos químicos nas propriedades que adotarem as novas práticas, contribuindo para a conservação do meio ambiente e a saúde do solo.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Para monitorar e avaliar o progresso e os resultados do projeto, serão utilizados os seguintes indicadores: Adoção de Tecnologias: Número de agricultores que adotaram as tecnologias apresentadas no projeto; Percentual de aumento na adoção em relação ao número de participantes nas capacitações. Capacitação e Formação: Número de participantes nas oficinas e palestras (agricultores e extensionistas). Avaliações de satisfação dos participantes sobre a qualidade e relevância das capacitações (por meio de questionários). Produtividade Agrícola: Comparação da produção antes e depois da adoção das tecnologias nas propriedades participantes (quantidade de produto por hectare). Percentual de aumento na produtividade em propriedades que implementaram as tecnologias. Relatório de Impacto: Elaboração e disseminação do relatório de avaliação, com prazos e conteúdos definidos.Número de cópias distribuídas e feedback recebido sobre o relatório. Formação de Rede de Agricultores: Número de agricultores envolvidos na rede que compartilham experiências e práticas. Frequência das reuniões ou encontros da rede e participação ativa dos membros. Publicações Científicas: Número de artigos científicos resultantes do projeto, enviados para revistas ou conferências. Feedback sobre a aceitação e impacto das publicações na comunidade acadêmica. Conscientização e Conhecimento: Avaliação do nível de conhecimento dos participantes sobre manejo sustentável e resistência a plantas daninhas (antes e depois das capacitações). Percentual de aumento no conhecimento sobre práticas sustentáveis, mensurado por meio de testes ou questionários.
Cronograma:
Mês 1 – 3: Levantamento de Tecnologias Mapeamento das tecnologias disponíveis no Núcleo de Estudos da UFLA Reunião de Planejamento Encontro com a equipe para definição de estratégias e responsabilidades Mês 3 – 6: Planejamento das Capacitações Elaboração do conteúdo das oficinas, definição de locais e datas Divulgação do Projeto nas comunidades rurais e entre os agricultores Mês 6 – 9: Realização de Oficinas e Palestras Condução de pelo menos 5 oficinas sobre as tecnologias Coleta de Dados de Satisfação através de questionários de avaliação Mês 9 – 12: Implementação das Demonstrações Práticas Estabelecimento de 5 propriedades para aplicação das tecnologias Acompanhamento das Práticas com visitas regulares para monitoramento e suporte Mês 13 – 15: Avaliação de Resultados Coleta de dados sobre produtividade e impactos das tecnologias adotadas Reunião com Agricultores para discussão sobre resultados preliminares e feedback Mês 16 – 24: Elaboração do Relatório Final Compilação de resultados, impactos e lições aprendidas Apresentação dos Resultados para todas as partes interessadas Criação da Rede de Agricultores e planejamento de encontros futuros
Descrição Resumida: O projeto "Difusão de Tecnologias Inovadoras" visa promover a adoção de tecnologias do Núcleo de Estudos em Proteção de Plantas (GPRO) da UFLA, com foco na produtividade e sustentabilidade da agricultura local.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FERNANDA CARVALHO LOPES DE MEDEIROS
Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA
E-mail Institucional: fernandamedeirosufla.br
E-mail Alternativo: fcalopeshotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/11/2024 - 09:32:07
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos