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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 73/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Difusão de Tecnologias Inovadoras: Capacitação e Implementação de Práticas Sustentáveis na Agricultura

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto "Difusão de Tecnologias Inovadoras: Capacitação e Implementação de Práticas Sustentáveis na Agricultura" tem como objetivo promover a adoção de tecnologias avaliadas pelo Núcleo de Estudos em Proteção de Plantas (GPRO) da UFLA, visando aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura local. Através de um levantamento das tecnologias disponíveis, o projeto oferecerá oficinas e palestras para capacitar agricultores e extensionistas, além de implementar demonstrações práticas em propriedades selecionadas. Com acompanhamento e avaliação dos impactos das tecnologias na produtividade, o projeto buscará não apenas disseminar conhecimentos, mas também fomentar uma cultura de inovação entre os agricultores, resultando em práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras:

Universidade Federal de Lavras (UFLA):Departamentos e núcleos de pesquisa relacionados à agricultura, extensão rural e ciências agrárias.
Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais): Para apoio na capacitação de agricultores e na implementação das tecnologias.
SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural): Para a realização de cursos e treinamentos voltados para o desenvolvimento rural.
Associações de Produtores Rurais: Associações locais e cooperativas agrícolas para mobilização e envolvimento dos agricultores.
Prefeituras Municipais: Para apoio logístico e na divulgação das atividades nas comunidades.
Organizações Não Governamentais (ONGs): Com foco em desenvolvimento rural e sustentabilidade, para apoio na mobilização e implementação de práticas.

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização:

Universidade Federal de Lavras (UFLA): Auditórios e Salas de Aula: Para a realização de oficinas e palestras, contando com a infraestrutura e os recursos disponíveis na universidade, UFLA na praça, UFLA faz extensão.
Comunidades Rurais da Região: Associações de Agricultores: Parcerias com associações locais para sediar eventos de capacitação e promover a participação dos agricultores.
Propriedades Rurais: Implementação de demonstrações práticas diretamente nas propriedades de agricultores selecionados que estejam dispostos a adotar as tecnologias.
Centros de Formação e Extensão Rural: Escolas Agrotécnicas ou Centros de Treinamento: Para a realização de atividades de capacitação e intercâmbio de experiências entre os agricultores.
Feiras e Eventos Agrícolas Locais: Espaços de Feira: Participação em eventos agrícolas regionais para disseminação das tecnologias e interação com um público mais amplo.

Data de Início: 01/11/2024

Data de Término: 01/11/2026

Justificativa: A adoção de tecnologias inovadoras é essencial para aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura. A UFLA, com sua expertise, possui várias tecnologias que podem ser aproveitadas pelos agricultores locais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental.

Caracterização dos Beneficiários:

Agricultores Familiares:
Perfil: Agricultores que gerenciam pequenas e médias propriedades, geralmente com práticas de cultivo diversificadas. Muitos dependem da agricultura para sua subsistência e renda.
Necessidades: Capacitação em técnicas agrícolas modernas, acesso a tecnologias sustentáveis e informações sobre manejo eficiente.
Extensionistas Rurais:
Perfil: Profissionais que atuam na assistência técnica a agricultores, incluindo técnicos da Emater-MG e do SENAR. Eles desempenham um papel crucial na transferência de conhecimento.
Necessidades: Atualização sobre novas tecnologias e práticas de manejo, para melhor orientar os agricultores.
Estudantes e Pesquisadores:
Perfil: Estudantes de graduação e pós-graduação em áreas relacionadas à agricultura e ciências ambientais, assim como pesquisadores interessados na aplicação prática de suas investigações.
Necessidades: Oportunidades de aprendizado prático e aplicação de teorias, além de experiência em projetos de extensão.
Comunidades Rurais:
Perfil: Grupos de moradores de áreas rurais que, além da agricultura, podem estar envolvidos em atividades comunitárias e de desenvolvimento local.
Necessidades: Melhoria na qualidade de vida, acesso a informações e tecnologias que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da região.
Associações e Cooperativas:
Perfil: Entidades que representam grupos de agricultores, promovendo a união e a troca de experiências.
Necessidades: Fortalecimento das capacidades organizacionais e acesso a treinamentos que beneficiem coletivamente seus associados.
Esses beneficiários se beneficiarão diretamente do projeto por meio da capacitação, do acesso a tecnologias inovadoras e do fortalecimento das suas práticas agrícolas, resultando em melhorias na produtividade e na sustentabilidade das suas atividades.

Objetivos:

Objetivo Geral:
O projeto tem como objetivo promover a difusão de tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis desenvolvidas e avaliadas pelo Núcleo de Estudos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A iniciativa visa aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura local.

Objetivos Específicos:
Identificação de Tecnologias: Levantar as tecnologias inovadoras disponíveis no Núcleo de Estudos da UFLA, detalhando suas características e benefícios.
Capacitação: Oferecer capacitação a agricultores e extensionistas sobre essas tecnologias, por meio de oficinas e palestras.
Implementação: Promover a aplicação das tecnologias em propriedades agrícolas na região, com suporte técnico.
Avaliação de Impactos: Monitorar e avaliar os efeitos da adoção das tecnologias na produtividade e na sustentabilidade das práticas agrícolas.

Metas:

Levantamento de Tecnologias:
Identificar e catalogar pelo menos 10 tecnologias sustentáveis desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos da UFLA até o final do primeiro mês.
Capacitação de Agricultores e Extensionistas:
Realizar 5 oficinas e palestras com a participação de pelo menos 100 agricultores e 30 extensionistas ao longo do projeto.
Implementação de Demonstrações Práticas:
Estabelecer 5 propriedades agrícolas como locais de demonstração das tecnologias, com acompanhamento contínuo durante a fase de implementação.
Acompanhamento e Avaliação:
Monitorar as práticas em 100% das propriedades que adotaram as tecnologias, coletando dados sobre a produtividade antes e depois da implementação.
Relatório de Avaliação:
Elaborar um relatório detalhado sobre os impactos das tecnologias na produtividade e sustentabilidade, a ser concluído no final do sexto mês e apresentado a todas as partes interessadas.
Criação de Rede de Agricultores:
Estabelecer uma rede de pelo menos 20 agricultores que compartilhem suas experiências e resultados, promovendo a troca de conhecimentos e práticas.

Fundamentação Teórica:

A inovação tecnológica é fundamental para o aumento da produtividade agrícola e a sustentabilidade. Segundo Rogers (2003), a difusão de inovações ocorre quando novas ideias e práticas são adotadas por um grupo. Tecnologias desenvolvidas em instituições de pesquisa, como a UFLA, podem ser adaptadas e implementadas pelos agricultores, promovendo melhorias na eficiência do uso de insumos, redução de impactos ambientais e aumento da competitividade.
O conceito de desenvolvimento sustentável, conforme definido pela Brundtland Commission (1987), implica atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. A agricultura sustentável busca equilibrar a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais, promovendo a saúde dos ecossistemas. Tecnologias que respeitam esses princípios são essenciais para garantir a resiliência das comunidades rurais.
A extensão rural desempenha um papel crucial na transferência de conhecimentos e tecnologias para os agricultores. De acordo com Zilberman et al. (2008), a capacitação e a educação continuada são vitais para que os produtores adotem novas práticas e tecnologias. Projetos de extensão bem estruturados não apenas aumentam o conhecimento técnico, mas também promovem a formação de redes de colaboração entre os agricultores e especialistas, fortalecendo a comunidade rural.
O manejo integrado, que inclui o uso de tecnologias de controle biológico, químico e cultural, é uma abordagem eficaz para lidar com pragas e plantas daninhas. Essa estratégia não só minimiza o uso de defensivos químicos, mas também ajuda a preservar a biodiversidade e a saúde do solo (Gomez et al., 2019). A capacitação em práticas de manejo integrado é, portanto, essencial para a sustentabilidade agrícola.
A participação ativa dos agricultores e das comunidades é um fator determinante para o sucesso de qualquer projeto de extensão. Segundo Pretty (1995), o envolvimento da comunidade nas decisões e ações é fundamental para garantir que as intervenções sejam relevantes e aceitas. A construção de uma rede de agricultores, como proposta no projeto, é uma maneira de fomentar essa participação e garantir que as experiências e resultados sejam compartilhados de forma colaborativa.

Metodologia:

Levantamento de Tecnologias: Realizar um mapeamento das tecnologias disponíveis, com informações sobre suas aplicações e resultados de pesquisas anteriores.
Oficinas e Palestras: Organizar eventos educativos para apresentar as tecnologias a agricultores, com a participação de especialistas.
Demonstrações Práticas: Implementar demonstrações em propriedades selecionadas para mostrar a eficácia das tecnologias.
Acompanhamento e Avaliação: Monitorar as propriedades que adotaram as tecnologias e avaliar o impacto na produtividade e práticas de manejo.
Feedback: Coletar opiniões dos participantes para aprimorar as atividades e abordar desafios encontrados.

Impactos na Formação Discente: Os impactos na formação discente deste projeto de extensão são amplos e significativos, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do setor agrícola. A experiência prática e o envolvimento com a comunidade proporcionarão uma base sólida para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão neste projeto é sinérgica e interdependente. O ensino é enriquecido por experiências práticas, a pesquisa é alimentada por dados coletados em campo e a extensão garante que os conhecimentos acadêmicos sejam aplicados para beneficiar a comunidade. Essa integração fortalece não apenas a formação dos discentes, mas também a capacidade da UFLA de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A relação com a sociedade e os impactos sociais esperados do projeto são significativos e abrangentes. Através da capacitação, do diálogo e da transferência de tecnologia, o projeto não apenas contribuirá para a melhoria das práticas agrícolas, mas também para o desenvolvimento social e econômico das comunidades envolvidas, promovendo um futuro mais sustentável e equitativo.

Resultados Esperados:

Aumento da Adoção de Tecnologias: Espera-se que, ao final do projeto, pelo menos 70% dos agricultores participantes adotem as tecnologias apresentadas nas oficinas e demonstrações práticas.
Capacitação de Agricultores e Extensionistas: Um mínimo de 100 agricultores e 30 extensionistas capacitados, com feedback positivo sobre o conteúdo e a aplicabilidade das técnicas aprendidas.
Melhora na Produtividade Agrícola: Aumento significativo na produtividade das propriedades que adotarem as tecnologias, com expectativa de um crescimento de pelo menos 20% em relação à produção anterior.
Relatório de Impacto: Elaboração de um relatório detalhado que documente os resultados das práticas implementadas, incluindo dados quantitativos e qualitativos sobre produtividade, satisfação dos participantes e lições aprendidas.
Formação de Rede de Agricultores: Criação de uma rede de pelo menos 20 agricultores que compartilhem experiências, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos de forma contínua.
Publicações Científicas: Produção de pelo menos um artigo científico a partir dos dados coletados e das experiências do projeto, contribuindo para a disseminação do conhecimento acadêmico.
Aumento da Conscientização sobre Práticas Sustentáveis: Melhoria no nível de conhecimento dos participantes sobre manejo sustentável e resistência de plantas daninhas, com aumento de pelo menos 30% na compreensão dos conceitos abordados nas capacitações.
Impactos Ambientais Positivos: Expectativa de uma melhor adoção de defensivos químicos nas propriedades que adotarem as novas práticas, contribuindo para a conservação do meio ambiente e a saúde do solo.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Para monitorar e avaliar o progresso e os resultados do projeto, serão utilizados os seguintes indicadores:
Adoção de Tecnologias: Número de agricultores que adotaram as tecnologias apresentadas no projeto; Percentual de aumento na adoção em relação ao número de participantes nas capacitações.
Capacitação e Formação: Número de participantes nas oficinas e palestras (agricultores e extensionistas). Avaliações de satisfação dos participantes sobre a qualidade e relevância das capacitações (por meio de questionários).
Produtividade Agrícola: Comparação da produção antes e depois da adoção das tecnologias nas propriedades participantes (quantidade de produto por hectare). Percentual de aumento na produtividade em propriedades que implementaram as tecnologias.
Relatório de Impacto: Elaboração e disseminação do relatório de avaliação, com prazos e conteúdos definidos.Número de cópias distribuídas e feedback recebido sobre o relatório.
Formação de Rede de Agricultores: Número de agricultores envolvidos na rede que compartilham experiências e práticas. Frequência das reuniões ou encontros da rede e participação ativa dos membros.
Publicações Científicas: Número de artigos científicos resultantes do projeto, enviados para revistas ou conferências. Feedback sobre a aceitação e impacto das publicações na comunidade acadêmica.
Conscientização e Conhecimento: Avaliação do nível de conhecimento dos participantes sobre manejo sustentável e resistência a plantas daninhas (antes e depois das capacitações). Percentual de aumento no conhecimento sobre práticas sustentáveis, mensurado por meio de testes ou questionários.

Cronograma:

Mês 1 – 3:
Levantamento de Tecnologias
Mapeamento das tecnologias disponíveis no Núcleo de Estudos da UFLA
Reunião de Planejamento
Encontro com a equipe para definição de estratégias e responsabilidades
Mês 3 – 6:

Planejamento das Capacitações
Elaboração do conteúdo das oficinas, definição de locais e datas
Divulgação do Projeto nas comunidades rurais e entre os agricultores
Mês 6 – 9:
Realização de Oficinas e Palestras
Condução de pelo menos 5 oficinas sobre as tecnologias
Coleta de Dados de Satisfação através de questionários de avaliação
Mês 9 – 12:
Implementação das Demonstrações Práticas
Estabelecimento de 5 propriedades para aplicação das tecnologias
Acompanhamento das Práticas com visitas regulares para monitoramento e suporte
Mês 13 – 15:
Avaliação de Resultados
Coleta de dados sobre produtividade e impactos das tecnologias adotadas
Reunião com Agricultores para discussão sobre resultados preliminares e feedback
Mês 16 – 24:
Elaboração do Relatório Final
Compilação de resultados, impactos e lições aprendidas
Apresentação dos Resultados para todas as partes interessadas
Criação da Rede de Agricultores e planejamento de encontros futuros

Descrição Resumida: O projeto "Difusão de Tecnologias Inovadoras" visa promover a adoção de tecnologias do Núcleo de Estudos em Proteção de Plantas (GPRO) da UFLA, com foco na produtividade e sustentabilidade da agricultura local.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA CLARA CAETANO CAMPOS SILVA PINHEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANDRE LUIS ANDRADE MURAD - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ARTUR PEIXOTO POSSER DE ANDRADE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BIANCA SANAE YOKOYAMA SASSAKI - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BRENO SILVEIRA SANTOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BRUNO MILAN DE CARVALHO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FERNANDO CEZAR VILELA FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Giovana Figueiredo de Sousa - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GUILHERME ALVARENGA DE OLIVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISADORA DE LIMA LORENZON - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOÂO MARCELO SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOAO VICTOR DA COSTA CEZAR - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOAO VINICIUS LORENZON CARIM - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOAO VITOR GALVAO LOPES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSE VINICIUS RIBEIRO SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JUSSARA ROBERTA PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KAYO YUKIO FURUSHO CARDOSO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LAURA OLIVEIRA GIANASI - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUÍS FELIPE GANDRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUÍS FELIPE VANZELI MIRANDA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MANUELA BARBOSA SADALA GOMIDE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARCUS FILIPE DE OLIVEIRA ZACARONI - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA LUÍSA ALMEIDA E SOUSA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA LUIZA PAIVA DE OLIVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MATHEUS VÍTOR PIMENTA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • NUNO MANUEL LANZA DE SÁ E MELO MARQUES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OTÁVIO PEREIRA LIMA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PEDRO ERNESTO FERREIRA DO COUTO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PEDRO PAULO MENDES SANTOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RAFAELLA KAREM DE CARVALHO MARQUES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAMUEL PAIVA SANTOS GOUSSAIN - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SANSAO AUGUSTO GERMANO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • FERNANDA CARVALHO LOPES DE MEDEIROS - Início: 01/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FERNANDA CARVALHO LOPES DE MEDEIROS

Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

E-mail Institucional: fernandamedeiros[em]ufla.br

E-mail Alternativo: fcalopes[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/11/2024 - 09:32:07

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FERNANDA CARVALHO LOPES DE MEDEIROS: De 01/11/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
01/11/2024 - 09:36:06Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 73/2024 (HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos