Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 75/2024
Título: Engenharia de Alimentos: onde estamos e para onde vamos
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
O projeto "Engenharia de Alimentos: onde estamos e para onde vamos" surge da necessidade de realizar um diagnóstico do atual panorama do curso, identificando suas forças e fraquezas. Através da coleta de dados e da participação de discentes e docentes, espera-se prospectar potenciais melhorias a serem implementadas. Assim, o presente projeto objetiva a proposição de melhorias direcionadas que visem não apenas aumentar a taxa de conclusão do curso, mas também melhorar a qualidade do ensino e a experiência acadêmica dos estudantes. Isso incluirá desde a análise do atual panorama do curso, como a implementação de metodologias de ensino inovadoras e a promoção de atividades de integração que reforcem o pertencimento e o engajamento dos alunos. Além disso, objetiva-se ainda a formação de profissionais mais bem preparados, alinhados com as demandas do mercado e com as tendências da indústria alimentícia. Assim, o projeto não apenas busca melhorar o desempenho acadêmico, mas também fortalecer a relevância do curso de Engenharia de Alimentos na sociedade.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 200
Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras
Data de Início: 01/11/2024
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa:
O curso de Engenharia de Alimentos desempenha um papel fundamental na formação de profissionais capacitados para atuar em um setor estratégico da economia, com foco na produção de alimentos. No entanto, temos enfrentado desafios significativos, como a retenção e evasão de alunos, que comprometem o potencial do curso e a formação de futuros profissionais. O projeto "Engenharia de Alimentos: onde estamos e para onde vamos" surge da necessidade de realizar um diagnóstico do atual panorama do curso, identificando suas forças e fraquezas. Através da coleta de dados e da participação de discentes e docentes, espera-se prospectar potenciais melhorias a serem implementadas. Assim, o presente projeto objetiva a proposição de melhorias direcionadas que visem não apenas aumentar a taxa de conclusão do curso, mas também melhorar a qualidade do ensino e a experiência acadêmica dos estudantes. Isso incluirá desde a análise do atual panorama do curso, como a implementação de metodologias de ensino inovadoras e a promoção de atividades de integração que reforcem o pertencimento e o engajamento dos alunos. Além disso, objetiva-se ainda a formação de profissionais mais bem preparados, alinhados com as demandas do mercado e com as tendências da indústria alimentícia. Assim, o projeto não apenas busca melhorar o desempenho acadêmico, mas também fortalecer a relevância do curso de Engenharia de Alimentos na sociedade. beneficiários: Estudantes do curso de engenharia de alimentos e todo pessoal técnico ligado ao curso.
Caracterização dos Beneficiários: Possíveis ingressantes e discnetes do curso de Engenharia de Alimentos da UFLA, bem como docentes e técnicos ligados ao curso.
Objetivos: Realizar um diagnóstico do panorama do curso de Engenharia de Alimentos da UFLA para proposição de melhorias no mesmo, com o intuito de redução da retenção e evasão do curso.
Metas:
Elaborar um formulário para avaliação do curso por parte dos docentes do curso de Engenharia de Alimentos; Elaborar um formulário para avaliação do curso por parte dos discentes do curso de Engenharia de Alimentos; Planilhar os dados advindos dos relatórios de estágios para levantamento de demandas para melhorias do curso de Engenharia de Alimentos; Propor ações que visem a redução da retenção e evasão do curso de Engenharia de Alimentos; Criar ferramentas que auxiliem na gestão do curso; Propor ações que promovam uma maior integração dos alunos do curso de Engenharia de Alimentos.
Fundamentação Teórica:
O curso de Engenharia de Alimentos desempenha um papel fundamental na formação de profissionais capacitados para atuar em um setor estratégico da economia, com foco na produção de alimentos. No entanto, temos enfrentado desafios significativos, como a retenção e evasão de alunos, que comprometem o potencial do curso e a formação de futuros profissionais. Assim, é importante uma avaliação do panorama do curso para prospecção de melhorias a serem implementadas no mesmo.
Metodologia:
Será elaborado e aplicado um formulário para avaliação do curso por parte dos docentes do curso de Engenharia de Alimentos; Será elaborado e aplicado um formulário para avaliação do curso por parte dos discentes do curso de Engenharia de Alimentos; Os dados advindos dos relatórios de estágios serão planilhados para levantamento de demandas para melhorias do curso de Engenharia de Alimentos; Após análise dos dados obtidos, serão propostas ações que visem a redução da retenção e evasão do curso de Engenharia de Alimentos. Além disso, serão propostas ações que promovam uma maior integração dos alunos do curso de Engenharia de Alimentos Serão criadas ferramentas que auxiliem na gestão do curso.
Impactos na Formação Discente: Potencialização da formação dos alunos, com melhor aproveitamento do curso de Engenharia de Alimentos, além de aprendizado com relação a ferramentas de gestão, análise de dados, entre outras.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Através da coleta e análise de dados será possível propor ações de melhoria a serem implementadas no ensino e demais atividades do curso de Engenharia de Alimentos, contribuindo para um melhor aproveitamento dos alunos durante sua formação profissional.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Formação de Engenheiros de Alimentos mais capacitados para atuarem no mercado de trabalho.
Resultados Esperados: Promover a redução da retenção e evasão do curso de Engenharia de alimentos, além de melhorar a qualidade do ensino e a experiência acadêmica dos estudantes.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Aplicação do formulário para avaliação do curso por parte dos docentes do curso de Engenharia de Alimentos; Aplicação do formulário para avaliação do curso por parte dos discentes do curso de Engenharia de Alimentos; Obter uma planilha de dados advindos dos relatórios de estágios para levantamento de demandas para melhorias do curso de Engenharia de Alimentos; Implementação de ações que visem a redução da retenção e evasão do curso de Engenharia de Alimentos; Criar ferramentas que auxiliem na gestão do curso; Implementação de ações que promovam uma maior integração dos alunos do curso de Engenharia de Alimentos.
Cronograma:
2024/02: Planilhar os dados dos relatórios de estágio 2025/01: Elaboração e aplicação dos formulários; Elaboração de ferramentas de gestão do curso; implementação de ações de melhoria do curso 2025/02: Elaboração de ferramentas de gestão do curso; implementação de ações de melhoria do curso 2026/01: Elaboração de ferramentas de gestão do curso; implementação de ações de melhoria do curso; diagnóstico do curso 2026/02: implementação de ações de melhoria do curso; diagnóstico do curso
Descrição Resumida: O projeto visa a proposição de melhorias no curso de Engenharia de Alimentos da UFLA que visem promover a redução da retenção e evasão do curso , além de melhorar a qualidade do ensino e a experiência acadêmica dos estudantes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JESSICA FERREIRA RODRIGUES
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
E-mail Institucional: jessica_rodriguesufla.br
E-mail Alternativo: jessica.rodriguesifmg.edu.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/11/2024 - 14:57:29
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/11/2024 - 11:53:47
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos