Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 99/2024
Título: Divulgando Biodiversidade e Cultura
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
O presente projeto tem como proposta fomentar a divulgação do conhecimento científico construído nos diversos laboratórios e setores do Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético em diálogo com a arte e a Educação Ambiental, envolvendo discussões sobre ambiente, sociedade, educação e cultura. Para isso, pretendemos impulsionar as atividades de extensão que já são realizadas no Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético bem como promover outras atividades para socializar o que é feito no CeBio Minas para a UFLA e para a comunidade de Lavras e região. Abrangendo diversos públicos alvo que envolvem desde crianças em idade escolar, estudantes da graduação e pós-graduação da UFLA e população de Lavras, algumas das atividades que serão realizadas a partir desse projeto são as seguintes: -Visitas guiadas para estudantes das escolas de Lavras e região; cine debates com temas sobre ciência e educação ambiental; -Workshops; -Rodas de conversa; -Oficinas; -Divulgação científica nas redes sociais; -Atualização de coleções em sites para divulgação.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Prefeitura municipal de Lavras, NEDI
Número Estimado de Participantes: 500
Locais de Realização: Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético (anfiteatro, salão de exposição, coleções), trilhas da UFLA para saídas de campo.
Data de Início: 01/12/2025
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa:
A extensão é parte crucial do cumprimento da função social da Universidade. É imprescindível que haja uma comunicação entre sociedade e universidade acerca do conhecimento elaborado. O Centro de Biodiversidade tem um valor inestimável para o meio científico e para a sociedade. Por meio das coleções é possível conhecer sobre a biodiversidade do nosso país e região. Com isso, é possível estudar sobre as ameaças à biodiversidade, e os impactos que ela vem sofrendo, assim como promover discussões sobre as possíveis formas de superar a exploração do meio ambiente e seus impactos sobre a biodiversidade. Dado a importância das coleções que se encontram no CeBio Minas, esse conhecimento precisa ser divulgado para a população de Lavras e região. Essa comunicação realizada por meio de rodas de conversas, workshops e visitas guiadas, pode contribuir em aulas da área das Ciências Naturais no Ensino Básico, assim como da própria graduação e pós-graduação e demais pessoas que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a biodiversidade. Além disso, o contato com a extensão faz parte da formação plena das e dos estudantes da graduação e pós-graduação. Os aprendizados que envolvem esse projeto de extensão, que abrangem o desenvolvimento da comunicação com a população, estudos sobre educação e divulgação científica, assim como o fortalecimento da autonomia discente, contribuem para a formação cidadã de todas e todos que se envolvem com o projeto.
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes do ensino básico, estudantes da graduação e pós-graduação da UFLA e outras universidades interessadas e população de Lavras e região.
Objetivos: O projeto tem como objetivo promover a divulgação científica das pesquisas e atividades realizadas nos setores do Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético, além de ações e discussões acerca de temas relevantes para a ciência em diálogo com educação, ambiente, sociedade e cultura.
Metas:
Apresentação de seis (6) eventos de cinedebate ao longo de um ano. Realização de dois (2) workshops ao longo de um ano de projeto. Recepção de visitantes de 12 escolas de ensino básico. Montagem, instalação e realização de duas (2) exposições temáticas na área de biodiversidade. Realização de quatro (4) rodas de conversa e oficinas abordando temas na área de biodiversidade. Divulgação científica através de quatro (4) postagens mensais sobre temas na área da biodiversidade e divulgação de eventos.
Fundamentação Teórica:
No campo teórico há diversas vertentes da extensão. Este projeto se baseia na ideia proposta por Paulo Freire (2013) de comunicação de saberes. O autor questiona o nome extensão, que traz a ideia de estender o conhecimento ao outro que se coloca de forma passiva, o que vai na contramão de uma formação libertadora. Paulo Freire então propõe que a extensão seja feita por meio do diálogo, no qual o educando, assim como o educador, se coloque de forma ativa. Moacir Gadotti (2017) encaminha o pensamento de Paulo Freire para pensar na extensão universitária, como forma de lutar pela democratização das universidades e dos saberes. O autor aponta, ainda, a importância da extensão na formação de graduandos e pós-graduandos. Sua aproximação com a comunidade e suas demandas promove o respeito pela diversidade, contribuindo para sua formação cidadã. Paulo Freire (2013) aponta que, nesse processo de conhecimento, entende-se que não deve haver uma dicotomia entre humano e mundo, ou humano e natureza. Aprender implica refletir sobre a totalidade, a inter-relação dos acontecimentos, a unidade existente entre ser humano e o mundo natural, social e histórico. Um referencial que contribui nesse sentido é a Educação Ambiental Crítica (EAC). Na Educação Ambiental Crítica, há o entendimento de que não é mais possível olhar para a questão ambiental dissociada das questões sociais, econômicas, políticas e culturais da nossa sociedade. (Tozoni-Reis, 2007; Layrargues, 2012). Assim, é importante trazer a discussão sobre as questões socioambientais nos âmbitos da divulgação científica. Esses espaços de debate são necessários para entender a relação entre sociedade e ambiente, bem como as possibilidades para superação dos problemas socioambientais. Para isso, a socialização das pesquisas que são realizadas nas universidades tem um papel essencial. Grupos que desenvolvem projetos de divulgação científica e extensão podem contribuir com a socialização dos conhecimentos para a sociedade, complementando o papel da escola (Mori, 2017). Promovendo visitas guiadas a coleções biológicas as crianças em idade escolar têm a possibilidade de observar seres vivos e sua diversidade, o que contribui para o despertar de interesse e encantamento com os conteúdos que está aprendendo na escola, tornando-o mais significativo. A arte em centros de divulgação científica pode ter um importante papel no despertar de encantamento dos visitantes. Ela pode e deve dialogar diretamente com a ciência trazendo um elemento lúdico muito importante. O diálogo com a arte pode também contribuir para gerar discussões. Algumas ações pensadas para seguir esse caminho são: cine debates que permitem a exibição e discussão de filmes; concursos de fotografia em que podemos convidar as pessoas da comunidade a retratar sua realidade, podendo haver diálogo sobre os processos e o que foi retratado nas imagens; rodas de conversa e workshops (Campanini, 2017).
Metodologia:
Este projeto terá como base metodologias de pesquisa qualitativas, como a pesquisa-ação-participativa. As ações a serem realizadas possuem instrumentos próprios de desenvolvimento. Para avaliação das atividades desenvolvidas, serão utilizados os instrumentos de observação participante, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Segue uma breve descrição das atividades que serão realizadas: Visitas guiadas para estudantes de escolas de Lavras e região. Aqui pretende-se promover um diálogo com os conteúdos de interesse dos estudantes como forma de complementação das atividades escolares. As visitas serão realizadas de forma lúdica e artística buscando relacionar os conteúdos da visita à prática social dos estudantes. Cine arte e ciência. Cine debates mensais no auditório do Centro de Coleções para promover discussões sobre as coleções específicas, Educação Ambiental e demais temas pertinentes à diversidade de seres vivos, a partir da exibição de filmes e documentários. Workshops realizados de forma coletiva entre os setores de forma a divulgar parte do trabalho das coleções. Exposições de fotografia Rodas de Conversa e Oficinas Divulgação científica nas redes sociais. A comunicação digital é uma das formas mais eficientes de transmissão e divulgação da atualidade. A divulgação será feita com conteúdos diversificados, incluindo imagens, reels, infográficos interativos, enquetes e quizzes para aumentar a interação. Será construído um planejamento mensal para organizar e visualizar as postagens. Será realizada uma postagem por semana, contendo os hashtags das instituições de fomento e palavras relacionadas ao conteúdo.
Impactos na Formação Discente:
Os discentes envolvidos no projeto terão a oportunidade de se formar em diversas áreas do conhecimento. Além do aprendizado com a produção científica e curadoria, que acontece nas diversas coleções biológicas, eles terão uma aproximação aos conhecimentos na área da educação e mais especificamente à Educação Ambiental e Divulgação Científica. Os estudantes serão instigados a participar e promover atividades de extensão, contribuindo para sua autonomia. O processo de estudo e desenvolvimento dessas atividades pode contribuir também para sua formação enquanto cidadãos. O contato com a população da cidade permite trocas muito significativas, e são importantes para o entendimento do discente em relação ao papel social da universidade e seu próprio papel como parte dessa instituição.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto terá a preocupação da articulação entre ensino, pesquisa e extensão dado de que promoverá a socialização das pesquisas realizadas nos diversos setores e laboratórios que compõem o Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos. Dessa forma, há uma relação entre a pesquisa realizada e a comunicação desses conhecimentos à população de Lavras e região. Concomitantemente este é um processo de ensino, visto que promove o acesso do conhecimento e o desenvolvimento de importantes discussões tanto aos beneficiários do projeto, como aos bolsistas e demais participantes envolvidos nas atividades que serão realizadas. Além disso, esse processo possibilita a produção de novos conhecimentos científicos fomentando novas pesquisas, pesquisas essas que podem levar em consideração as necessidades apresentadas pela população da cidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Parte da função social das universidades públicas é a produção de conhecimentos necessários para a população, principalmente as comunidades mais próximas geograficamente. Assim, esse projeto pode contribuir para a comunicação dos conhecimentos produzidos na universidade para a população. Além disso, a intenção do projeto é aprofundar o diálogo entre universidade e comunidade, buscando também compreender quais são as necessidades dessas populações e como as pesquisas realizadas podem contribuir para suprir essas necessidades. É importante a presença da população nas universidades para que as pessoas tenham entendimento de que esse é, ou deveria ser, um espaço democrático. Isso pode contribuir inclusive para a ocupação das vagas dos cursos da universidade, visto que a baixa adesão das vagas tem sido um problema que exige a busca por alternativas para a sua solução.
Resultados Esperados:
Fomentar a divulgação científica compartilhando e construindo conhecimentos sobre o espaço do Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético e a importância deste para a universidade e para a sociedade. Aproximação com a comunidade acadêmica e comunidade da cidade de Lavras. Gerar discussões sobre temas pertinentes a uma visão crítica da realidade. Compreender possíveis recursos didáticos e a articulação da arte com conteúdos específicos da Biologia, podendo gerar trabalhos científicos que divulguem essas possibilidades para profissionais da área da educação. Promover a formação de estudantes sobre a extensão universitária e a educação em articulação com a produção científica. Espera-se contribuir para a formação tanto dos bolsistas do projeto de extensão, quanto daqueles que participarem dos eventos e atividades desenvolvidos ao longo do projeto.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Serão realizados formulários de avaliação das atividades com os participantes buscando entender o que foi positivo e o que pode ser melhorado para as próximas experiências. Além disso, o número de pessoas participantes das atividades, assim como o número de eventos realizados e os materiais didáticos produzidos são indicadores e formas de avaliar o trabalho desenvolvido.
Cronograma:
Janeiro/2025 - julho/2025: Planejamento e organização de visitas guiadas Abril/2025, setembro/2025, abril/2026 e setembro/2026: Workshop semestral envolvendo todos os setores Última semana de todos os meses: Cinedebate Março/2025, agosto/2025, março/2026 e setembro/2026: Visitas guiadas no interior das coleções para estudantes da graduação e pós-graduação Fevereiro/2025 e fevereiro/2026: Contato com as escolas de Lavras para convite para visitas Semanalmente: Ao menos um post no Instagram atualizando as atividades do Centro de Biodiversidade Visitas guiadas serão marcadas de acordo com a demanda das escolas
Descrição Resumida: O projeto de extensão tem como objetivo promover a divulgação científica dos conhecimentos produzidos no Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético (CeBio Minas) em diálogo com a arte e a Educação Ambiental para a população de Lavras e região. As ações de extensão serão promovidas através de visitas guiadas, rodas de conversas, oficinas, cinedebates, palestras, entre outras atividades. O projeto visa contribuir para a formação de estudantes no âmbito da extensão.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LETICIA MARIA VIEIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS
E-mail Institucional: leticia.vieiraufla.br
E-mail Alternativo: DICHOTOMIUSGMAIL.COM
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/11/2024 - 14:46:10
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/12/2024 - 11:39:38
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos