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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 12/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Somar para Crescer: Educação Ambiental e Prevenção de Doenças Infecto Parasitárias

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

Atualmente, existe uma justificada preocupação mundial acerca dos desequilíbrios e das agressões ao meio ambiente causadas pelo ser humano. Isto se torna claro dadas as inúmeras alterações da natureza que cursam para uma piora da qualidade de vida no planeta. Uma das consequências deste processo é a expansão de doenças infecto parasitárias, sobretudo aquelas que envolvem vetores biológicos como é o caso das leishmanioses e das arboviroses. Além disso, a interferência humana desmedida no ambiente junto a sua interação com animais de estimação, muitas vezes desequilibrada, leva a expansão de zoonoses como a esporotricose.
Entendemos que a valorização da ciência, da ética e da educação de qualidade se mostra como estandarte indispensável para seguirmos em direção a um modo de ser sustentável e equilibrado no mundo com base na promoção de saúde e na educação ambiental.
Este projeto se baseia numa ação recíproca e incisiva junto a professores(as) do ensino básico, seus estudantes e a toda comunidade interessada do entorno das escolas. Estes são públicos estratégicos com o qual iremos trocar experiências, valorizar aprendizagens anteriores e ressignificar nossas ações educativas.
Deste modo, temos como objetivo primordial promover, trocar e fortalecer conhecimentos sobre formas de controle de doenças infecto parasitárias em contexto lúdico com a promoção da saúde e com a educação ambiental. Utilizaremos como exemplos agravos que acometem ou acometeram a cidade de Lavras como as leishmanioses, arboviroses e esporotricose de modo a valorizar a realidade local e a necessidade de conservação ambiental.
Para isto, serão desenvolvidas capacitações recíprocas entre nossa equipe e professores(as) da rede escolar pública de Lavras para levantar o que já se sabe e experiências prévias, além de desenvolver práticas educativas de modo compartilhado a fim de se buscar ações apropriadas a cada escola. A partir disto, serão desenvolvidos materiais didático-pedagógicos adaptados a diferentes idades de alunos com foco lúdico. Recursos para professores(as) também serão desenvolvidos conforme as demandas levantadas. A meta maior será multiplicar o número de educadores socialmente engajados para desenvolver uma mentalidade prática de longo prazo para formar cidadãos conscientes, capazes e sensibilizados para atuar em prol da conservação do meio ambiente e da promoção de saúde consequentemente.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente de Lavras, Vigilâncias em Saúde e do Meio Ambiente do município e escolas públicas da cidade.

Número Estimado de Participantes: 500

Locais de Realização: Escolas públicas de Lavras e comunidades do entorno.

Data de Início: 10/02/2025

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa: A consciência verde e ecológica, a defesa do meio ambiente, bem como a sustentabilidade deixaram de ser temáticas romantizadas, pois tratam-se claramente de fatores indispensáveis à nossa própria sobrevivência. No entanto, a sociedade humana consumista, desigual e individualista segue com padrões de comportamento insustentáveis que impactam fortemente os recursos naturais. Neste cenário, a educação ambiental baseada em princípios éticos e científicos é imprescindível para ressignificarmos nossa visão de mundo e de nós mesmos em direção a uma vida equilibrada e sustentável para todos os seres vivos. As doenças exemplificadas neste projeto são estímulos para sensibilização voltada à questão social, ambiental e ecológica. Suas formas de controle e maneiras mais harmonizadas de sermos e estarmos neste mundo devem ser trabalhadas conforme a própria realidade local. Assim, entendemos que parcerias com diferentes grupos da sociedade são vitais para concretizar ações neste sentido. Portanto, iremos buscar ensino-aprendizagem recíprocos com públicos estratégicos como professores(as) do ensino básico público e seus estudantes, membros das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, membros das Vigilâncias Municipais em Saúde e Meio Ambiente.

Caracterização dos Beneficiários:

Professores(as) da rede pública: importantes agentes de formação de pessoas e multiplicadores de conhecimento;
Alunos do ensino público básico: futuros cidadãos, aqueles que herdarão a sociedade que deixaremos. A ênfase no ensino básico público se baseia em seu sucateamento histórico e absurdo que vem sofrendo;
Membros das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente: gestores que participam das tomadas de decisão e políticas voltadas ao meio ambiente e ao ensino respectivamente;
Prefeitura Municipal: representada por agentes das Vigilâncias em Saúde e Ambiental. Zeladores(as) por campanhas, notificação e controle de doenças;
Universidade Federal de Lavras: representada por estudantes, servidores técnicos(as) e professores da área da Saúde e de demais áreas que tenham interesse na temática geral transversal do projeto.

Objetivos:

OBJETIVO GERAL:
Promover, trocar e fortalecer conhecimentos sobre formas de controle de doenças infecto parasitárias em contexto lúdico com a promoção da saúde e com a educação ambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Instrumentalizar a equipe interna enquanto divulgadora, geradora e multiplicadora crítica dos conhecimentos abordados;

Promover capacitação recíproca sobre os temas de interesse com todos(as) os colaboradores(as) externos envolvidos;

Interpretar corretamente os ciclos dos agentes etiológicos;

Reconhecer as formas de transmissão das doenças estudadas;

Citar os principais sintomas destes agravos no ser humano e em animais de estimação quando for o caso;

Identificar problemas ambientais locais propiciadores da propagação destas doenças;

Detectar os cenários de transmissão de seus agentes causais na própria comunidade;

Sumarizar e propor formas de controle para os agravos estudados associando-as com a realidade local.

Metas: Estabelecer metodologias ativas de ensino-aprendizagem junto a docentes e estudantes das escolas parceiras de modo a se obter registros (portfólios, resumos, relatos de experiências, apresentação lúdica de estandes e afins conforme demandas escolares). O prazo será até o final do ano letivo de 2025 de modo a cobrir todas as escolas colaboradoras.

Fundamentação Teórica:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ação humana é uma variável significativa que tem aumentado o aquecimento global de forma perigosa. Conforme último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas vinculado à OMS, há inúmeras evidências científicas de que este fenômeno exacerbado causa diversos distúrbios ambientais como a expansão geográfica de diferentes doenças infecto parasitárias como as arboviroses e as leishmanioses (IPCC, 2021, ONU, 2023). Estas doenças estão associadas a insetos vetores que encontram condições ambientais propícias para sua proliferação descontrolada nos cenários rurais e urbanos devido aos desequilíbrios causados pelo ser humano. Isto está diretamente associado ao aumento do número de registros de doença humana em diversas regiões do mundo como é o caso de Lavras.
As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania. O parasito é transmitido a seus hospedeiros via picadas de flebotomíneos fêmeas infectadas. No homem, pode ocorrer a leishmaniose tegumentar (LT) em que os acometidos apresentam lesões ulceradas na pele e/ou mucosas, ou a leishmaniose visceral (LV), mais grave, que acomete órgãos como o fígado e baço e pode causar óbito em cerca de 90% dos casos não tratados (Burza, et al., 2018). Desde 2013, casos de LT e LV vem ocorrendo em Lavras onde vem sendo notificados registros em adultos e crianças. Este último, é um grupo sensivelmente mais vulnerável à doença.
As arboviroses compreendem diversas doenças de grande impacto na saúde pública como a febre amarela (FA), dengue, Zika e Chikungunya. Todos estes agravos são provocados por vírus que têm como um importante vetor o mosquito Aedes aegypti, inseto altamente urbanizado (Lima-Camara., 2016). A FA, por exemplo, é uma doença febril aguda de potencial gravidade. Infelizmente, houve um grande surto de casos humanos com óbitos no Brasil a partir de 2016 devido à interrupção de campanhas vacinais associada ao desequilíbrio ambiental (Giovanetti, et al., 2023). Deste modo, é relevante dar continuidade à abordagem do tema e adicionar uma campanha pró-vacina em sentido amplo.
Embora não tenha transmissão vetorial, a esporotricose é uma micose cutânea que vem se alastrando significativamente em Lavras e no Brasil. Esta doença causa lesões na pele, podendo evoluir para formas muito graves e afeta seres humanos e sobretudo gatos que são muito susceptíveis. A expansão abrupta de casos é motivo de intenso debate científico e demonstra claramente a necessidade de formas responsáveis de interagir com animais de companhia e com o próprio ambiente uma vez que o agente etiológico vive no solo, plantas e em matéria orgânica vegetal em decomposição (Alvarez, et al., 2022).
Em suma, propomos ações em contexto com a Saúde Única em que medidas de controle devem estar na interseção da saúde humana, animal e ambiental. Esta abordagem é imprescindível para controlar os agravos aqui descritos. Neste contexto, torna-se evidente que a exploração humana irrestrita dos recursos naturais a fim de alimentar o sistema econômico é insustentável a longo prazo e coloca a sobrevivência do próprio ser humano em risco. Diante do exposto, objetivamos buscar uma sensibilização em que cuidar do meio ambiente é cuidar de si mesmo e é uma forma auxiliar fundamental para minimizar os impactos de diversas doenças.

Referências Bibliográficas:
Alvarez, et al., 2022. Sporotrichosis: A Review of a Neglected Disease in the Last 50 Years in Brazil. Microorganisms 2022, 10(11), 2152

Burza, et al., 2018. Leishmaniasis. 17, 2018 http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31204-2

Giovanetti, et al., 2023. Genomic epidemiology unveils the dynamics and spatial corridor behind the Yellow Fever virus outbreak in Southern Brazil. Science Advances
1 Sep 2023, Vol 9, Issue 35.

IPCC, 2021: Summary for Policymakers. In: Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the intergovernmental Panel on Climate Change [Masson-Delmotte, V., et al. Cambridge University Press. In Press.

Lima-Camara., 2016. Arboviroses emergentes e novos desafios para a saúde pública no Brasil. Rev Saúde Pública 2016;50:36.

ONU (Organização das Nações Unidas), 2023. https://unfccc.int/documents?f%5B0%5D=conference%3A4540&f%5B1%5D=document_type%3A375 (último acesso em 05/02/2025).

Metodologia:

Em princípio, o primeiro público parceiro serão professores(as) da rede pública de ensino com o qual realizaremos capacitações recíprocas e dialógicas para compartilhar conhecimentos e ensino-aprendizagem. Serão utilizados o Arco de Maguerez, teoria da problematização e a técnica “O que sabemos sobre?” para levantamento de demandas e esclarecimento de estratégias de ação.
Em um segundo momento, serão elaborados materiais didáticos apropriados a diferentes idades conforme demandas apresentadas pelas(os) docentes, priorizando-se aspectos lúdicos em conformidade com a realidade local dos(as) estudantes. Serão fomentadas práticas didático pedagógicas como oficinas de leituras, palestras interativas e demonstração prática de insetos vetores e micro-organismos em contexto com as condições ambientais da comunidade.

Impactos na Formação Discente: Os(as) estudantes envolvidos terão a oportunidade de integrar seus conhecimentos acadêmicos com saberes da interação comunitária e habilidades como trabalhar em equipe, praticar a escuta atenta, desenvolver sua capacidade dialógica, adaptar a linguagem para diversos públicos, prospectar e analisar criticamente dados epidemiológicos, promover ações em saúde, desenvolver seu senso de cidadania, apurar suas atitudes éticas.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto tem forte caráter extensionista na medida em que as atividades elaboradas serão desenvolvidas junto a comunidades escolares, às secretarias do Meio Ambiente e da Educação do município de Lavras, além das Vigilâncias Municipais em Saúde e Ambiental. Durante este processo, serão compartilhados conhecimentos científicos atualizados sobre as doenças infecto parasitárias aqui citadas com todos os(as) colaboradores(as) em interface com a educação ambiental. Serão discutidos dialogicamente os conhecimentos, problemas, angústias e demandas previamente existentes, valorizando-se a autonomia dos(as) colaboradores(as) e os princípios da equidade, diversidade e inclusão. Pretende-se que este projeto gere subsídios e dados que possam ser utilizados em pesquisa científica no âmbito da educação científica e de seus desdobramentos na sociedade, tudo com as devidas autorizações de comitês de ética pertinentes. Além disso, ressalta-se que o contexto geral deste projeto é essencialmente educativo na medida em que busca trocas e compartilhamento de experiências para estimular ensino e aprendizagem práticos. Sob este aspecto, busca-se consolidar processos pedagógicos significativos de aprendizado e agregar valor à formação de todos(as) os(as) envolvidos(as).

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

As ações compartilhadas deste projeto visam reforçar e dar subsídios para melhorar as ações educativas sobre conservação do meio ambiente e controle de doenças. Junto a isso, há grande potencial para discutir criticamente e ressignificar práticas voltadas para este objetivo junto a docentes, agentes de saúde, público universitário e comunidade em geral de modo a aperfeiçoar ações práticas para a promoção de saúde.

Neste sentido, todos os materiais a serem produzidos e ações práticas desenvolvidas serão elaborados e pensados em conjunto com os(as) colaboradores(as) de modo a compartilhar e repensar o conhecimento, além de valorizar a troca de experiências. Com isto, pretendemos criar mais oportunidades educacionais para todos os(as) parceiros(as) de modo a agregar a uma formação geral de qualidade.

Esta forma de trabalho é propícia para criar uma atmosfera de colaboração permanente com os grupos sociais participantes de modo a estimular a continuidade de ações a longo prazo, uma vez que os temas centrais deste projeto já pertencem à matriz curricular do ensino básico e ao rol de ações das Vigilâncias Municipais em Saúde e Ambiental.

Isto é uma base sólida importante para auxiliar no desenvolvimento local e nacional, pois a educação ambiental prática é premissa para esta empreitada. Neste sentido, atuamos de forma a se pensar globalmente e agir localmente. A troca de experiências aqui conquistadas também visam expandi-las indefinidamente para toda e qualquer escola interessada e sua comunidade vizinha.

Finalmente, por se tratar de um projeto de base educativa, buscamos co-criar autonomia intelectual e agregar conhecimentos para fomentar ações práticas para promoção de saúde coletiva. Logo, desejamos reforçar uma formação científica, ética e cidadã de modo a crescer juntos com todos os(as) colaboradores(as).

Resultados Esperados: Esperamos popularizar e ressignficar os temas centrais deste projeto junto a toda a comunidade parceira de modo a agregar valor para uma melhora da qualidade de vida coletiva. Sob este aspecto, objetivamos discutir criticamente, disponibilizar e reforçar conhecimentos aplicáveis ao bem estar social e à promoção da saúde no contexto da educação ambiental para prevenção de doenças infecto parasitárias. Desta forma, pretendemos estimular uma percepção global dos problemas estudados e formas de ação local para controle dos agravos na própria comunidade em que vivemos. Como pano de fundo, a preservação ambiental será continuamente enfatizada enquanto elemento fundamental para qualquer medida de controle. Por fim, esperamos criar um ambiente colaborativo e de atuação permanente para auxiliar na formação de uma mentalidade multiplicadora de conhecimentos científicos com ética em prol da saúde coletiva com responsabilidade social e cidadã.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

A avaliação será formativa e contínua ao longo de todo o processo. Ao final, desafios interativos serão propostos para reforçar os conceitos e aplicações fundamentais.
Durante todo o projeto, diálogos e capacitações recíprocas serão realizados com os parceiros(as) envolvidos(as) a fim de modular e aperfeiçoar as ações e materiais produzidos.

Cronograma:

Primeiro trimestre: Capacitação interna com revisão, reciclagem e atualização de conhecimentos básicos pertinentes. Planejamento de ações. Capacitação recíproca com os(as) colaboradores(as) externos(as).
Segundo trimestre: Elaboração de materiais didáticos e concepção de intervenções didático pedagógicas. Troca de experiências entre todos(as) os(as) colaboradores(as). Tema: Leishmanioses e arboviroses.
Terceiro trimestre: Elaboração de materiais didáticos e concepção de intervenções didático pedagógicas. Troca de experiências entre todos(as) os(as) colaboradores(as). Tema: Esporotricose. Elaboração de relatório final.

Descrição Resumida: Visamos trabalhar o controle de doenças infecto parasitárias em contexto com a educação ambiental. Isto leva em conta parcerias com escolas do ensino público, Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente, Vigilâncias em Saúde e Ambiental Municipal, e universidade. Temos como base a troca de experiências, saberes, demandas e conhecimentos para aperfeiçoar nossa formação enquanto cidadãos(ãs) do mundo socialmente engajados(as) baseados(as) na ética, ciência e educação de qualidade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA LUIZA MIRANDELLA MERHI - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BIANCA RIBEIRO MARTINS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BIANCA STHEFANY TEIXEIRA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 18/02/2025 - Vínculo: Inativo
  • CAROLINA SAYURI OMASA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • EMILY KAMILLY SILVA MAGRI - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GABRIELLY MOURA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GIOVANA SOUSA BARCELOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 26/03/2025 - Vínculo: Inativo
  • GIOVANNA SUELLEN FERNANDES RABELO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GLENDA FERNANDES PAES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HORTENSIA VITORIA TAVARES GARCIA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • INGRID RODRIGUES SERAFIM - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISADORA ABREU PADUA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOÃO PEDRO DE CASTRO MOREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KARINE CARVALHO PAULINELLI - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Laís Graziele Ribeiro Tomaz - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 26/03/2025 - Vínculo: Inativo
  • LAÍS SILVA RAMOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LAURA FERNANDES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Inativo
  • MARIA EDUARDA CRUZ ARANTES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA RITA OLIVEIRA NOGUEIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MIKAELLY LETICIA SILVEIRA DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Inativo
  • RAFAEL PEREIRA RAMOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ROMULO HENRIQUE SILVA ROCHA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • VITÓRIA OLIVEIRA GUIMARÃES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • LAÍS GRAZIELE RIBEIRO TOMAZ - Tipo: Voluntário - Início: 17/03/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Alexandra Almeida Pinheiro Chagas Fernandes - Início: 20/01/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • José Geraldo Rezende de Souza - Início: 20/01/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Lílian Aparecida dos Santos Gaudencio - Início: 20/01/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Miréia da Silva Borges - Início: 20/01/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Vladimir Augusto Pereira Fernandes dos Santos - Início: 20/01/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
10/02/202531/12/202629/04/2025 - 08:33:0209/05/2025 - 11:37:00

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SIDNEY DE ALMEIDA FERREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA

E-mail Institucional: sidney.ferreira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: saninoalmeida[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 06/02/2025 - 14:24:13

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/02/2025 - 18:07:30

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SIDNEY DE ALMEIDA FERREIRA: De 12/12/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/01/2025 - 17:04:59Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (TULIO DA SILVA JUNQUEIRA)
01/02/2025 - 23:54:39Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Prezado Coordenador, há a necessidade de alguns ajustes no projeto para que ele seja passível de aprovação: (1) Corrigir a data inicial do projeto para uma data posterior a avaliação deste colegiado; (2) Embora a fundamentação teórica esteja bem escrita, não foi observado sustentação científica por meio de citações e referências bibliográficas (colocá-las ao final da fundamentação teórica); (3) Readequar a meta de forma mais específica, mensurável, alcançável e com prazo. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
11/02/2025 - 18:07:30Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (VITOR LUIS TENORIO MATI)
12/02/2025 - 11:37:32Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 12/2025 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.94.0

Créditos