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Índice:
Número de Registro: 4/2025
Título: CONTRIBUIÇÕES DO CONECIMENTO PÓS-ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO PARA ADEQUAÇÕES E AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE. DEZ ANOS DE BASE
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, trouxe à tona a necessidade de fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade, especialmente nas áreas impactadas. Ao longo dos últimos dez anos, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desenvolveram pesquisas significativas sobre os efeitos desse desastre ambiental, gerando conhecimento que precisa ser amplamente compartilhado. O projeto tem como objetivo principal a organização um evento de extensão universitária que inclui um simpósio técnico-científico, rodas de conversa informais e palestras, com o propósito de disseminar esses conhecimentos para a população do Triângulo Mineiro, ampliando a discussão para além das regiões diretamente afetadas. A metodologia do projeto envolve a realização de um simpósio, com a participação de pesquisadores, técnicos e a comunidade, de palestras em bares e espaços públicos, no estilo "Pint of Science", para aproximação do público leigo sobre os impactos da mineração e as estratégias de reabilitação ambiental. Além disso, será publicado um livro técnico-científico compilando as pesquisas realizadas sobre o tema, visando atingir um público mais amplo como escolas públicas e privadas, biblioteca e universidade. Os resultados esperados incluem a ampliação do alcance da extensão universitária, promovendo uma maior compreensão sobre os danos causados pelo rompimento da barragem em Mariana (MG) e demonstrando como a Ciência pode contribuir com ações mitigadoras, práticas sustentáveis e políticas publicas. O projeto busca, assim, contribuir para a formação de uma sociedade mais informada e crítica, capaz de agir de forma consciente diante dos desafios ambientais decorrentes da mineração e do uso do solo.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG.
Número Estimado de Participantes: 200
Locais de Realização:
Será realizado Simpósio com foco no monitoramento das áreas afetadas pelo rompimento da barragem de Mariana - MG. Além da publicação de um livro com as principais pesquisas científicas com o foco no tema. Universidade Federal de Lavras - Departamento de Ciência do Solo/ESAL - Lavras, MG. Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG.
Data de Início: 01/02/2025
Data de Término: 27/02/2027
Justificativa:
A organização do simpósio e das rodas de conversas serão realizadas com a integração de pesquisadores, técnicos administrativos e discentes de graduação e pós graduação da UFLA e UFTM e de outras universidades e institutos de pesquisas públicos e privados com expertise em diferentes áreas do conhecimento. Esses pesquisadores já participaram ou estão envolvidos em investigações relacionadas aos impactos da mineração, incluindo tanto os cidadãos afetados quanto os tomadores de decisão e técnicos que elaboram planos de ação, estratégias e demandas voltadas para a recuperação socioambiental de áreas de mineração em Minas Gerais. O público envolvido nesta etapa inclui professores, pesquisadores, técnicos e estudantes das instituições envolvidas no projeto e principalmente a sociedade civil do triângulo mineiro, a qual terá a possibilidade de debater um tema de importância para a vida cotidiana do homem. Espera-se um público de 200 participantes para esta etapa com participação da comunidade externa a acadêmica.
Caracterização dos Beneficiários:
Objetivos: Organizar e promover um simpósio, rodas de conversas, palestras informais e a publicação de um livro técnico-científico para disseminar conhecimentos e discutir os impactos ambientais e sociais do rompimento da barragem de Fundão e como a ciência tem contribuindo para o processo de reabilitação das áreas afetadas e a promoção da sustentabilidade.
Metas:
As metas e métricas da proposta são projetadas para garantir a eficácia e o sucesso do projeto. Na primeira meta, que visa concluir a integração de pesquisadores e técnicos, serão monitoradas, através de atas de reuniões, especialistas da UFLA e UFTM para a realização do Simpósio e das Rodas de conversas e a atividade em área aberta. Como métrica, para esta atividade tem o número de pesquisadores, discentes e público em geral participantes do evento. Para a produção e publicação do livro técnico-científico, as métricas a serem acompanhadas são o número de capítulos redigidos e revisados conforme o cronograma, a quantidade de autores e colaboradores envolvidos na redação e revisão, o percentual de conclusão das etapas de redação, revisão, preparação e diagramação, e a data de publicação do livro em relação ao prazo estipulado. À divulgação do livro e seus conteúdos. As métricas incluem o número de cópias distribuídas para instituições acadêmicas, bibliotecas e stakeholders, a quantidade de eventos e seminários realizados para promover o livro, e o alcance e impacto da divulgação nas mídias sociais e acadêmicas.
Fundamentação Teórica:
O rompimento da barragem de Fundão, ocorrido no município de Mariana, MG, em 5 de novembro de 2015, liberou aproximadamente 34 milhões de m³ de rejeitos na bacia hidrográfica do Rio Doce. Esses rejeitos percorreram centenas de quilômetros, atravessando Minas Gerais e Espírito Santo, até alcançar o estuário e o Oceano Atlântico (Marta-Almeida et al., 2016). Este desastre ambiental gerou impactos severos, cujas consequências são observadas ao longo dos quase nove anos subsequentes, evidenciando a magnitude dos danos e os desafios para a reabilitação das áreas afetadas (Guerra et al., 2017; Silva Júnior et al., 2018; Cordeiro et al., 2019). O derramamento de rejeitos da barragem de Fundão é considerado um dos maiores desastres ambientais já registrados no Brasil, superando o rompimento da barragem de Aznalcollar, na Espanha, em 1998, que liberou cerca de dois milhões de m³ de lama tóxica contendo principalmente Zn e As, causando sérios problemas ambientais (Guerra et al., 2017). No Brasil, os rejeitos da barragem de Fundão causaram danos ambientais significativos ao longo da bacia do Rio Doce (Miranda e Marques, 2016), incluindo a contaminação do solo e da água por elementos potencialmente tóxicos, como Fe e Mn, e outros compostos químicos (Cordeiro et al., 2019; Silva et al., 2021). Estes impactos resultaram em alterações químicas nos solos e na água (Queiroz et al., 2018), perda de biodiversidade (Gomes et al., 2017; Santos et al., 2019) e a formação de um novo ambiente com atributos desconhecidos, dificultando o restabelecimento inicial da vegetação. Esse novo ambiente, formado pela deposição dos rejeitos, é denominado Tecnosolo. Trata-se de um solo formado por um mosaico complexo de materiais e fatores, cuja pedogênese e propriedades são dominadas pela origem técnica dos materiais parentais, refletindo uma alta heterogeneidade e diversidade (IUSS Working Group WRB, 2006). Segundo Echevarria e Morel (2015), esta é uma condição comum aos solos formados nos processos de mitigação após impactos da mineração. O presente projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030 da ONU), ao mostrar como a ciência avalia e monitora as áreas afetadas pelo rompimento e deposição de rejeitos da mineração de ferro. Isso é essencial para compreender seus impactos ao longo do tempo e buscar a segurança alimentar e agricultura sustentável (ODS 2), garantir o manejo sustentável da água e saneamento (ODS 6), assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis (ODS 12) e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, revertendo a degradação da Terra e detendo a perda de biodiversidade (ODS 15). Além disso, o fato ocorrido em Mariana tem um potencial para contribuir com ações de extensão no sentido de através do diálogo ampliado entre a comunidade interna e externa da universidade promover uma ampliação do conhecimento gerado, de modo que ações coletivas possam ser fomentadas no sentido de que se criem ações efetivas no controle das barragens, criação de políticas públicas, como leis e fiscalização mais efetiva, e massa crítica para avaliação das ações ambientais e de sustentabilidade.
Metodologia:
O presente pojeto será desenvolvido por meio de uma abordagem integrada que combina ensino, pesquisa e extensão, promovendo a disseminação de conhecimentos sobre os impactos ambientais e sociais do rompimento da Barragem de Fundão e as estratégias de reabilitação das áreas afetadas. A metodologia se estrutura em três eixos principais: a realização de um simpósio técnico-científico, a promoção de palestras informais e a publicação de um livro técnico-científico. O simpósio técnico-científico, a ser realizado em Uberaba nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, será o ponto central do projeto. Organizado em parceria pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o evento reunirá especialistas, técnicos, estudantes e membros da comunidade para debater temas de grande relevância, como a qualidade da água, a recuperação de solos, a restauração florestal e a biodiversidade na bacia do Rio Doce. Durante o simpósio, serão realizadas palestras, rodas de conversa e debates, proporcionando um espaço de diálogo interdisciplinar e troca de experiências. Além disso, um dos principais produtos desse encontro será a elaboração da "Carta de Lavras/Uberaba", um documento que reunirá recomendações técnicas e demandas socioambientais identificadas no evento. Para ampliar o impacto do projeto e aproximar a ciência da sociedade, serão realizadas palestras informais em locais públicos, como bares e praças. Inspiradas no formato "Pint of Science", essas palestras adotarão uma linguagem acessível para facilitar a compreensão dos temas discutidos, incluindo os impactos da mineração e os desafios da reabilitação ambiental. Essa estratégia busca sensibilizar a população e incentivar a participação ativa no enfrentamento das questões ambientais, promovendo um diálogo direto entre cientistas e a comunidade. Outro pilar do projeto é a publicação de um livro técnico-científico intitulado *Dez Anos de Transformações: Contribuições da Ciência e Inovações Sustentáveis Pós-Rompimento da Barragem de Fundão*. A obra será elaborada a partir das pesquisas apresentadas no simpósio e estruturada em quatro seções temáticas, abordando desde a formação e recuperação de tecnossolos até a restauração de ecossistemas florestais e aquáticos. O livro será revisado e diagramado pelas editoras universitárias da UFLA e UFTM, e sua distribuição gratuita em instituições de ensino e repositórios digitais garantirá amplo acesso ao conhecimento gerado, consolidando o papel da universidade como difusora de saberes. O projeto será conduzido por uma equipe composta por docentes, técnicos e discentes de graduação e pós-graduação das instituições envolvidas. Os estudantes participarão ativamente de todas as etapas, desde a organização dos eventos até a elaboração de materiais de divulgação e do livro técnico-científico. Essa participação proporciona uma experiência de aprendizado enriquecedora, conectando o conhecimento teórico à prática e fortalecendo a formação cidadã dos discentes. Por fim, os resultados e impactos do projeto serão amplamente divulgados por meio de redes sociais, seminários e materiais didáticos acessíveis, como infográficos e resumos executivos. A avaliação será feita com base em feedbacks, relatórios e indicadores específicos, como o número de participantes nos eventos, o alcance das publicações e o engajamento nas redes sociais. Assim, o **Projeto Participa Minas** promoverá a conscientização ambiental, a disseminação do conhecimento técnico-científico e o fortalecimento do papel da universidade como agente de transformação social e ambiental.
Impactos na Formação Discente:
O Projeto Participa Minas terá um impacto significativo na formação discente ao promover o envolvimento direto dos estudantes em atividades de extensão, pesquisa e ensino relacionadas aos impactos ambientais e sociais do rompimento da Barragem de Fundão. A participação dos discentes nas diversas etapas do projeto, como a organização do simpósio, rodas de conversa, palestras informais e elaboração de um livro técnico-científico, permitirá que eles desenvolvam competências essenciais, como trabalho em equipe, liderança, comunicação científica e interdisciplinaridade. Os discentes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula a situações práticas e reais, fortalecendo sua formação acadêmica e cidadã. O envolvimento em atividades de extensão universitária e a interação com a sociedade, por meio de palestras em espaços públicos e debates, ampliarão a visão crítica dos estudantes sobre os desafios ambientais e sociais, capacitando-os a atuar como agentes de transformação em suas áreas de atuação. Além disso, o contato com pesquisadores, técnicos e a comunidade proporcionará aos estudantes uma experiência enriquecedora de troca de saberes, colaborando para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para problemas complexos. Esse processo contribui para a formação de recursos humanos sensíveis às demandas sociais e preparados para enfrentar desafios profissionais com responsabilidade social e ambiental. Portanto, o impacto do projeto na formação discente vai além do aprendizado técnico, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e alinhando sua formação aos princípios da extensão universitária e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto se destaca por conectar ensino, pesquisa e extensão de forma sinérgica. Os discentes atuam como protagonistas no processo de aprendizado, contribuindo para a geração e disseminação do conhecimento enquanto adquirem experiências práticas e cidadãs. A pesquisa orienta as atividades de extensão, que, por sua vez, enriquecem o ensino com novos desafios e perspectivas práticas. Esse ciclo virtuoso garante que o conhecimento produzido na universidade se converta em benefícios diretos para a sociedade, promovendo desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cidadania. Assim, este projeto é um modelo de integração que potencializa a formação acadêmica, gera impactos sociais significativos e reforça o compromisso da universidade com a transformação da sociedade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Eixo temático: Os impactos sociais desta proposta serão significativos e abrangentes. Primeiramente, a integração de pesquisadores e técnicos de diversas áreas do conhecimento e demais participantes, promoverá a colaboração interdisciplinar, podendo resultar em avanços na disseninação eficaz dos Ciência e contribuindo com soluções mais eficazes e abrangentes para desafios socioambientais como o tema deste projeto. A inclusão de docentes, pesquisadores, técnicos e discentes no projeto contribuirá para a formação de recursos humanos qualificados e sensibilizados para as questões ambientais e sociais, fortalecendo a capacidade das instituições envolvidas. Além disso, a produção e divulgação do livro técnico-científico proporcionarão um recurso valioso para a comunidade acadêmica, tomadores de decisão e público em geral, disseminando conhecimentos essenciais sobre a restauração ambiental e os impactos da mineração. Isso permitirá uma melhor compreensão dos desafios e soluções, promovendo a conscientização e o engajamento da sociedade nas questões de sustentabilidade e recuperação ambiental. O projeto também contribuirá para a valorização e reconhecimento das comunidades afetadas, ao dar voz aos cidadãos atingidos e incluir suas perspectivas nas estratégias de recuperação. Isso pode fortalecer o senso de pertencimento e empoderamento dessas comunidades, melhorando sua resiliência e capacidade de enfrentar os desafios futuros, tornando-os agentes do desenvolvimento ambiental das regiões atingidas, no sentido de que os mesmo terão uma base de conhecimentos científicos acessíveis a esta população
Resultados Esperados:
O simpósio terá um impacto significativo ao promover a difusão do conhecimento e a discussão sobre os impactos da mineração e a recuperação ambiental, integrando pesquisadores, técnicos e a sociedade civil. Assim espera-se a conscientização ampla a respeito da evolução do conhecimento sobre temas ambientais, facilitando a colaboração entre instituições e a conscientização pública, identificando desafios e oportunidades na área. A apresentação e divulgação do livro técnico-científico expandirão o alcance das pesquisas e oferecerão um recurso valioso para acadêmicos e profissionais técnicos que atuam nesta área e principalmente a difusão do conhecimento. O livro "Dez Anos de Transformações: Contribuições da Ciência e Inovações Sustentáveis Pós-Rompimento da Barragem de Fundão" visa compilar e disseminar o conhecimento científico acumulado sobre a recuperação das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Mariana, MG. Os principais resultados esperados incluem a criação de um recurso abrangente e atualizado sobre a reabilitação ambiental, a promoção da troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais da área, e a contribuição para estratégias eficazes de recuperação e restauração de ecossistemas. A obra, estruturada em quatro seções, abordará aspectos críticos do processo de recuperação e permitirá ajustes conforme novas contribuições sejam incorporadas.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
As metas e métricas da proposta são projetadas para garantir a eficácia e o sucesso do projeto. Na primeira meta, que visa concluir a integração de pesquisadores e técnicos, serão monitoradas, através de atas de reuniões, especialistas da UFLA e UFTM para a realização do Simpósio e das Rodas de conversas e a atividade em área aberta. Como métrica, para esta atividade tem o número de pesquisadores, discentes e público em geral participantes do evento. Para a produção e publicação do livro técnico-científico, as métricas a serem acompanhadas são o número de capítulos redigidos e revisados conforme o cronograma, a quantidade de autores e colaboradores envolvidos na redação e revisão, o percentual de conclusão das etapas de redação, revisão, preparação e diagramação, e a data de publicação do livro em relação ao prazo estipulado. À divulgação do livro e seus conteúdos. As métricas incluem o número de cópias distribuídas para instituições acadêmicas, bibliotecas e stakeholders, a quantidade de eventos e seminários realizados para promover o livro, e o alcance e impacto da divulgação nas mídias sociais e acadêmicas. Finalmente, a avaliação do impacto do projeto na comunidade será observada em dois momentos. Um primeiro momento dará na elaboração da carta de Lavras/Uberaba que terá em seu escopo a demandas sócio ambientais da comunidade participante do evento. Em um segundo momento serão monitorados o número de feedbacks e avaliações recebidos de participantes do simpósio, da atividade aberta e, caso seja possível, dos leitores do livro, as alterações documentadas nas estratégias e políticas de recuperação baseadas nas recomendações do livro, e o aumento na conscientização e conhecimento da comunidade sobre os impactos da mineração e práticas de recuperação.
Cronograma:
Resumo do Cronograma de Execução do Projeto Participa Minas O projeto será desenvolvido de novembro de 2024 a novembro de 2026, organizando-se em etapas principais para garantir sua execução eficiente: 1. Novembro/2024 a Novembro/2025: - Organização do simpósio, rodas de conversa e palestras informais (estilo "Pint of Science"). - Chamamento de autores para compor o livro técnico-científico. 2. Fevereiro/2025 a Julho/2025: - Redação, revisão e diagramação dos capítulos do livro. - Desenvolvimento do projeto gráfico e obtenção de ISBN. 3. Novembro/2025: - Realização do simpósio e das palestras informais em locais públicos. - Elaboração da "Carta de Lavras/Uberaba" com recomendações e demandas ambientais. 4. Janeiro a Julho/2026: - Impressão e lançamento do livro técnico-científico. - Promoção e distribuição do livro para instituições de ensino e repositórios digitais. 5. Novembro/2025 a Novembro/2026: - Divulgação dos resultados em eventos, seminários e redes sociais. - Realização de seminários anuais para acompanhamento e avaliação do projeto. 6. Novembro 2026 a fevereiro 2027 Elaboração de relatórios parciais e finais Esse cronograma assegura a organização, execução e monitoramento das ações, culminando na disseminação de conhecimentos técnico-científicos e no engajamento da sociedade em questões socioambientais.
Descrição Resumida: Este projeto promove a integração entre universidade e sociedade por meio de um simpósio, rodas de conversa e palestras públicas, abordando os impactos do rompimento da Barragem de Fundão e estratégias de reabilitação ambiental. Com foco no ensino, pesquisa e extensão, dissemina conhecimentos técnico-científicos e fomenta a conscientização ambiental e a sustentabilidade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARCO AURELIO CARBONE CARNEIRO
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO
E-mail Institucional: marcocarboneufla.br
E-mail Alternativo: carbonecarneiroyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/01/2025 - 16:44:47
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 27/01/2025 - 16:47:47
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.3
Créditos