UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 19/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: COPIE - Comunidade de Práticas em Informática na Educação

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O COPIE é um projeto de extensão que conecta alunos da computação à comunidade educacional por meio de oficinas práticas sobre tecnologias emergentes. Com foco na cocriação entre universidade e sociedade, busca democratizar o acesso à educação digital qualificada enquanto fortalece o ecossistema regional inovador apoiado pela UFLA.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 40

Locais de Realização: Laboratórios e anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação

Data de Início: 01/04/2025

Data de Término: 31/03/2027

Justificativa: A transformação digital exige que educadores dominem tecnologias educacionais para promover ensino inclusivo e eficaz. Apesar da crescente adoção de ferramentas digitais durante a pandemia, muitos profissionais ainda enfrentam dificuldades técnicas e pedagógicas para integrá-las à prática docente. O COPIE surge para preencher essa lacuna, alinhando-se ao compromisso da UFLA com a inovação social e à Agenda 2030 (ODS 4 – Educação de Qualidade).

Caracterização dos Beneficiários:

Educadores da educação básica e superior: Capacitação em ferramentas digitais e assistivas (ex.: Google Classroom, Libras Digital).
Alunos de Pedagogia e licenciaturas: Preparação para uso crítico de tecnologias em sala de aula.
Gestores educacionais: Orientação sobre políticas de integração tecnológica.
Alunos da UFLA (Ciência da Computação/Sistemas de Informação/Pedagogia): Desenvolvimento de habilidades práticas em desenvolvimento e suporte técnico-pedagógico, aprofundamento no uso de tecnologias digitais no domínio de educação.

Objetivos:

Geral: Capacitar profissionais da educação no uso estratégico de tecnologias educacionais e assistivas.
Específicos:
Identificar recursos digitais alinhados às demandas regionais (ex.: plataformas LMS).
Produzir tutoriais multimídia (vídeos, guias PDF) em linguagem acessível.
Realizar oficinas práticas com dinâmicas colaborativas (ex.: criação de quizzes interativos).
Oferecer suporte contínuo via plantões presenciais (DCC) e canais online (e-mail e Google Meet).

Metas:

Atender 300 educadores/ano em oficinas temáticas (2 por mês no DCC).
Produzir 4 materiais instrucionais/semestre (ex.: manual de ferramentas assistivas).
Implementar 1 canal de atendimento online com resposta em até 24h.

Fundamentação Teórica: Baseia-se no construtivismo digital (VALENTE) e na Teoria da Carga Cognitiva, priorizando recursos que simplifiquem a absorção de conteúdo. Incorpora referenciais como o TPACK (Conhecimento Tecnológico-Pedagógico do Conteúdo) para integração efetiva entre tecnologia e currículo.

Metodologia:

Os estudantes serão agrupados em times de 4 pessoas, nos quais realizarão as seguintes atividades mensais:
1. Seleção Temática: Pesquisa semestral com escolas para identificar demandas (ex.: gamificação ou inteligência artificial na educação).
2. Curadoria de Ferramentas: Identificação e seleção de ferramentas gratuitas, e e busca de parceria com empresas (ex.: Microsoft Educação) para acesso a softwares gratuitos ou com desconto acadêmico.
3. Criação de Materiais: Equipes multidisciplinares (alunos + professores) desenvolvem tutoriais testados por educadores-piloto antes da publicação finalizado no site do COPIE (www.ufla.br/copie).
4. Realização de Workshops: Realização de oficinas mensais sobre as tecnologias/recursos educacionais levantados.
5. Divulgação: Criação de material e visita em instituições de ensino para divulgação do projeto

Impactos na Formação Discente:

Os alunos desenvolverão:
- Soft skills como comunicação didática e gestão de projetos sociais
- Conhecimento de tecnologias educacionais.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

- Ensino: Os estudantes precisarão se aprofundar em tópicos relacionaids a Informática na Educação, e disciplinas optativas e eletivas como “Informática na Educação” usarão casos reais do projeto como estudo dirigido¹**.
- Pesquisa: Coleta sistemática de dados sobre impacto das oficinas para publicação em revistas como Computers & Education e eventos como o Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
- Extensão: O projeto é claramente alinhado ao foco extensionista, promovendo um diálogo direto entre discentes da UFLA e a comunidade educacional de Lavras, permitindo futuras parcerias com prefeituras locais para replicar o modelo em cidades vizinhas (ex.: Nepomuceno).

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Promoção da maior interação entre UFLA e escolas de Lavras e região, atendimento de demandas educacionais específicas de professores e estudantes.

Resultados Esperados: Aumento na confiança de educadores ao usar ferramentas digitais após oficinas. Maior divulgação de tecnologias educacionais na comunidade local. Melhor formação de educadores no uso de tecnologias educacionais.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Item: Participação
- Indicador: total de inscritos nas oficinas
- Meta: 300/ano
- Forma de medição: Planilha de registro

Item: Satisfação
- Indicador: Índice NPS pós-oficina
- Meta: 8/10
- Forma de medição: Pesquisa online via Google Forms

Item: Impacto Educacional
- Indicador: % professores que aplicaram recursos
- Meta: 60%
- Forma de medição: Follow-up após 3 meses

Cronograma:

O projeto será realizado em ciclos semestrais. Em cada ciclo, são montados times de 4 alunos, cada time seleciona um tema, faz o levantamento de tecnologias, prepara materiais didáticos, e realizam pelo
Abril/25 a julho/25: Ciclo 1
Agosto/25 a dezembro/25: Ciclo 2
Março/26 a Julho/26: Ciclo 3
Agosto/26 a Dezembro/26: Ciclo 4

Descrição Resumida: O COPIE é um projeto de extensão que conecta alunos da computação à comunidade educacional por meio de oficinas práticas sobre tecnologias emergentes. Com foco na cocriação entre universidade e sociedade, busca democratizar o acesso à educação digital qualificada enquanto fortalece o ecossistema regional inovador apoiado pela UFLA.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • MAURICIO RONNY DE ALMEIDA SOUZA - Início: 01/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MAURICIO RONNY DE ALMEIDA SOUZA

Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

E-mail Institucional: mauricio.ronny[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mauricio.ronny[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/02/2025 - 11:51:44

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/02/2025 - 16:18:49

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MAURICIO RONNY DE ALMEIDA SOUZA: De 11/02/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/02/2025 - 16:18:49Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HEITOR AUGUSTUS XAVIER COSTA)
27/02/2025 - 10:43:23Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 19/2025 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.4

Créditos