UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 17/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: CRIAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR - CTAF

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Os agricultores familiares, agentes da economia e da sociedade, são responsáveis pela produção de grande parte de alimentos que abastecem o mercado interno, destacando-se na produção de café, olerícolas, frutas, entre outras culturas. Muitas dessas propriedades estão desprovidas de recursos tecnológicos, como máquinas agrícolas, insumos e suporte técnico profissional, resultando em baixos níveis de produtividade. Essa realidade, em algumas circunstâncias, ocasiona na venda do imóvel rural familiar para empresas com capacidade de introduzir tecnologias e aumentar a produção. O presente projeto de extensão visa aproximar a comunidade acadêmica dos agricultores familiares de Lavras/MG e região, por meio da criação do “Centro de Tecnologias para a Agricultura Familiar – CTAF”. As atividades a serem trabalhadas no CTAF terão como objetivo a qualificação de alunos da Universidade Federal de Lavras, técnicos extensionistas e famílias rurais para o trabalho na agricultura familiar com utilização de técnicas, máquinas e equipamentos adaptados à pequena produção. Desta forma, o projeto de extensão contribuirá com a formação de mão de obra qualificada e fortalecimento da capacidade produtiva desenvolvida por meio de agricultores familiares mineiros. Espera-se melhorarias na qualidade de vida dessa população por meio da contribuição na geração de trabalho e renda. O projeto contará com parcerias como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e o Grupo Husqvarna, fabricante global de equipamentos para manejo florestal, agrícola e áreas verdes.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: HUSQVARNA, EMATER-MG, INSTITUTOS FEDERAIS, COOPERATIVAS.

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Setor de Agrotecnologia – Departamento de Agricultura (DAG) – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL) – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Data de Início: 01/03/2025

Data de Término: 01/03/2030

Justificativa: A agricultura familiar desempenha importante papel no desenvolvimento econômico das áreas rurais, gerando empregos locais, promovendo o comércio de produtos agrícolas e contribuindo para a coesão social das comunidades. Além disso, os agricultores familiares muitas vezes mantêm laços estreitos com mercados locais e consumidores, promovendo a produção e o consumo de alimentos frescos e saudáveis. Em muitas economias ao redor do mundo, a agricultura familiar desempenha um papel vital na segurança alimentar, na preservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. Geralmente, nas operações agrícolas, a terra é de propriedade da família e a gestão é realizada pelos seus membros. Apesar de suas contribuições significativas, os agricultores familiares enfrentam desafios significativos, como acesso limitado a recursos financeiros, tecnologia e infraestrutura, bem como pressões competitivas de grandes empresas agrícolas. Políticas governamentais e iniciativas de apoio são essenciais para fortalecer a agricultura familiar, promovendo o acesso a recursos, capacitando os agricultores com conhecimentos e habilidades atualizados e criando mercados justos e sustentáveis para seus produtos. Ao reconhecer e valorizar o papel da agricultura familiar, podemos promover sistemas alimentares mais resilientes, sustentáveis e inclusivos.

Caracterização dos Beneficiários: Beneficiam-se com o projeto toda a comunidade acadêmica da UFLA, além de técnicos extensionistas, famílias rurais e comunidade local.

Objetivos: O objetivo principal do presente projeto de extensão é qualificar alunos da Universidade Federal de Lavras, extensionistas e famílias rurais para o trabalho na agricultura familiar com utilização de técnicas, máquinas e equipamentos adaptados à pequena produção.a

Metas:

Definir a estrutura física e organizacional do CTAF;

Estabelecer parcerias com outras instituições, órgãos públicos, empresas privadas, cooperativas e associações de agricultores;

Elaborar um plano de trabalho detalhado com as atividades, prazos e responsáveis por cada ação;

Identificar as principais demandas tecnológicas da agricultura familiar na região de Lavras/MG;

Realizar eventos e atividades para aproximar a comunidade acadêmica dos agricultores, como seminários, workshops, visitas técnicas e feiras de agricultura familiar;

Disseminar os resultados do CTAF para a sociedade, por meio de publicações, eventos e mídias sociais;

Fundamentação Teórica:

A Lei de nº 11.326, de 24 de julho de 2006 estabeleceu as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. De acordo com essa lei, o agricultor familiar e empreendedor familiar rural se caracteriza como aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos: i) não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais; ii) utilize predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento; iii) tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento; iv) dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua família (Brasil, 2006). A agricultura familiar é uma forma de produção agrícola caracterizada pela propriedade e gestão familiar da terra, com base em práticas tradicionais e técnicas de cultivo sustentáveis.
Em muitos países, os agricultores familiares são responsáveis por uma parcela significativa da produção de alimentos, fornecendo uma variedade de culturas e produtos para os mercados locais e globais. De acordo com Mattei (2014), esta é uma forma de produção que procura estabelecer sistemas produtivos focados na biodiversidade, na valorização do trabalho familiar, na inclusão de jovens e de mulheres, na produção de alimentos destinados à segurança alimentar e nutricional da população brasileira e na promoção da democratização do acesso à terra e aos demais meios de produção, como estratégia de construção do desenvolvimento rural sustentável.
No entanto, apesar de sua importância econômica e social, os agricultores familiares enfrentam uma série de desafios que ameaçam sua subsistência e sustentabilidade a longo prazo. De acordo com Bittencourt (2020), para promover continuamente o desenvolvimento rural, é necessário proporcionar alternativas tecnológicas inovadoras para os agricultores familiares. O intuito seria a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida e, sobretudo, o aperfeiçoamento do processo de sucessão familiar.

Brasil (2006) - Lei de nº 11.326, de 24 de julho de 2006
Bittencourt (2020) D. M. de C. Estratégias para a Agricultura Familiar: visão de futuro rumo à inovação. Embrapa:Brasília.
Mattei, L. (2014) Rev. Econ. NE, Fortaleza, v. 45, suplemento especial, p. 83-91, out./dez., 2014

Metodologia: As atividades a serem trabalhadas no CTAF consistirão de aulas práticas para todos os estudantes iniciantes do curso de Agronomia da UFLA junto à disciplina GAG-101 -Agricultura Geral. Aliadas ao ensino, pode-se promover pesquisas para avaliação e adaptação de tecnologias adaptadas à agricultura familiar, envolvendo pesquisadores das áreas de agronomia, mecanização agrícola, administração e economia, entre outros. Além disso, serão realizadas ações extensionistas para levantamento de necessidades do público-alvo e difusão de tecnologias testadas e adaptadas à pequena produção, por meio de: Exposição permanente dos implementos/equipamentos e tecnologias adaptadas nas dependências do Setor de Agrotecnologia DAG/ESAL/UFLA; Demonstrações técnicas, abertas ao público interessado nos setores de: Agro tecnologia DAG/ESAL/UFLA, Olericultura DAG/ESAL/UFLA, Fruticultura DAG/ESAL/UFLA, Cafeicultura DAG/ESAL/UFLA, Grandes Culturas DAG/ESAL/UFLA, Floricultura e Paisagismo DAG/ESAL/UFLA e Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares DAG/ESAL/UFLA. Encontro Sul Mineiro de Cafeicultura (público de cerca de 1.000 produtores(as) rurais, estudantes e extensionistas de todo o Sul de MG); Ciclo de Palestras (público de cerca de 1.000 produtores(as) rurais, estudantes e extensionistas de Lavras e região); Cursos práticos a serem planejados junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras e SENAR (público de cerca de 20 produtores(as) rurais por curso); Acolhimento de visitas técnicas de produtores(as) familiares da região e de estudantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, do Sul de Minas e do Sudeste de Minas; Acolhimento de visitas técnicas de produtores(as) familiares de Cooperativas da região.

Impactos na Formação Discente: O Plano Nacional de Extensão Universitária é uma iniciativa governamental que visa promover e fortalecer as atividades de extensão nas universidades. A extensão universitária é uma das três funções principais das instituições de ensino superior, ao lado do ensino e da pesquisa. Ela se caracteriza por levar os conhecimentos produzidos na academia para a comunidade, por meio de programas, projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento social, cultural, econômico e científico. Apresenta-se, ainda, como uma das práticas acadêmicas com potencial para interpretar, na universidade, as demandas que a sociedade impõe, uma vez que permite socializar o conhecimento e promover o diálogo entre o saber científico e o saber popular. Entende-se, aqui, que esta aproximação e (re)significação dos saberes deva ser exposta como uma importante estratégia para a ação e a transformação da realidade em saúde de diferentes populações, num verdadeiro processo de mudança do método formativo tradicional. Com a execução desse projeto pode ocorrer o estimulo de parcerias e colaborações entre a UFLA e os diversos segmentos da sociedade, como governos locais, organizações não governamentais, instituições de ensino, empresas e comunidades, para capacitação e formação de mão de obra qualificada.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão é dinâmica e fundamental para o funcionamento das instituições de ensino superior. A pesquisa pode incrementar o processo de ensino, trazendo novos conhecimentos e metodologias para o âmbito acadêmico. Já o ensino pode inspirar e orientar pesquisas futuras, identificando lacunas no conhecimento ou problemas práticos a serem investigados. A extensão pode servir de ponte entre a academia e a sociedade, facilitando a aplicação prática dos resultados da pesquisa e promovendo importantes interações. Este é um projeto de ensino, pesquisa e extensão pois vai propiciar aos envolvidos, elevação do nível da cultura geral, estimulo a investigação científica; habilidades no exercício de atividades que requerem preparo técnico e científico; e também, por último conscientiza-los para educação do indivíduo e da coletividade, pela harmonia de objetivos entre docentes, técnicos e estudantes e pelo aproveitamento cidadão de todas as atividades. Além disso, condução desse projeto possibilitará a promoção de ações que incentivem a participação da comunidade nas atividades de extensão, garantindo o acesso equitativo aos serviços e oportunidades oferecidas pela universidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Aumento da produtividade e da renda: O CTAF irá gerar tecnologias e conhecimentos que permitirão aos agricultores produzir mais e com melhor qualidade, aumentando sua renda e melhorando sua qualidade de vida.

Diversificação da produção: O Centro incentivará a diversificação da produção, permitindo que os agricultores explorem novas culturas e atividades, tornando-os menos vulneráveis às flutuações do mercado.

Agregação de valor aos produtos: O CTAF auxiliará os agricultores a agregar valor aos seus produtos, por meio de técnicas de processamento, embalagem e comercialização, aumentando sua renda e competitividade.

Preservação do meio ambiente: O Centro irá promover práticas agrícolas sustentáveis, que preservem o meio ambiente e os recursos naturais, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura familiar.

Resultados Esperados: Espera-se com o projeto, contribuir para a formação de mão de obra qualificada, fortalecimento da capacidade produtiva desenvolvida por meio de agricultores familiares mineiros e, consequentemente, melhorarias na qualidade de vida dessa população por meio da contribuição na geração de trabalho e renda. Ao fortalecer a agricultura familiar, pode-se promover sistemas de produção agrícola sustentáveis e participativos, que beneficiam tanto os agricultores quanto a sociedade em geral.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de agricultores familiares atendidos: permite acompanhar o alcance do CTAF e o número de agricultores que estão se beneficiando de suas atividades.

Número de tecnologias desenvolvidas e transferidas: mensura a capacidade do CTAF de gerar e disseminar novas tecnologias para a agricultura familiar.

Número de cursos, oficinas e dias de campo realizados: acompanha a oferta de atividades de extensão do CTAF e o número de agricultores que participam delas.

Número de projetos de pesquisa e desenvolvimento em andamento: monitora o investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a agricultura familiar.

Número de parcerias estabelecidas com outras instituições: acompanha a capacidade do CTAF de estabelecer parcerias estratégicas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Cronograma:

Definir a estrutura física e organizacional do CTAF (março a setembro de 2025);

Estabelecer parcerias com outras instituições, órgãos públicos, empresas privadas, cooperativas e associações de agricultores;

Elaborar um plano de trabalho detalhado com as atividades, prazos e responsáveis por cada ação (setembro de 2025 a janeiro de 2026);

Identificar as principais demandas tecnológicas da agricultura familiar na região de Lavras/MG (janeiro a julho de 2026 ;

Realizar eventos e atividades para aproximar a comunidade acadêmica dos agricultores, como seminários, workshops, visitas técnicas e feiras de agricultura familiar (julho de 2026 a janeiro de 2030);

Disseminar os resultados do CTAF para a sociedade, por meio de publicações, eventos e mídias sociais (janeiro a março de 2030);

Descrição Resumida: A criação do Centro de Tecnologias para a Agricultura Familiar (CTAF) em Lavras/MG representa um marco crucial para fortalecer a agricultura familiar na região. A iniciativa visa aproximar a comunidade acadêmica dos agricultores familiares, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e tecnologias que impulsionem o desenvolvimento sustentável do setor.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO - Início: 19/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FERNANDA CARVALHO LOPES DE MEDEIROS - Início: 19/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RUBENS JOSE GUIMARAES - Início: 19/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO - Início: 19/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO

Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

E-mail Institucional: alexandre_carvalho[em]ufla.br

E-mail Alternativo: alexandre.ufla[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/02/2025 - 13:58:09

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/02/2025 - 13:59:06

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO: De 19/02/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
19/02/2025 - 13:59:06Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO)
19/02/2025 - 15:20:59Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 17/2025 (RAFAEL PERON CASTRO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.3

Créditos