Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 27/2025
Título: ESCOLA DE ESPORTES UFLA/SESC
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto consiste na parceria entre UFLA e SESC para oferta de modalidades esportivas gratuitas para população de lavras. As modalidades são ofertadas nos equipamentos esportivos da UFLA, com profissionais e recursos do SESC e apoio técnico e científico de professores do departamento de educação física da universidade federal de lavras, bem como eventual apoio discente.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: SESC MG - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
Número Estimado de Participantes: 450
Locais de Realização:
COMPLEXO AQUÁTICO DO DEF GINÁSIO DO DEF GINÁSIO DO CIUNI
Data de Início: 01/04/2025
Data de Término: 01/04/2027
Justificativa:
A justificativa para o projeto de parceria entre a UFLA e o SESC Minas se baseia em três eixos fundamentais: a promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade, o fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes de Educação Física, e o compromisso da universidade com a extensão universitária e a responsabilidade social. Primeiramente, o projeto visa atender uma demanda crescente da população de Lavras por oportunidades de acesso gratuito a práticas esportivas de qualidade. O esporte, além de promover a saúde física e mental, é um importante vetor de inclusão social e bem-estar, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas, a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento dos laços comunitários. Nesse sentido, o SESC Minas, com sua vasta experiência em programas de esporte, lazer e cultura, é um parceiro ideal para ampliar o alcance dessas ações na região. Além disso, a parceria oferece um ambiente enriquecedor para a formação dos estudantes de Educação Física da UFLA. A vivência prática proporcionada pelo contato direto com a comunidade, por meio da condução de aulas, atividades esportivas e projetos de pesquisa, é essencial para a consolidação de competências pedagógicas, técnicas e sociais que complementam a formação teórica. A possibilidade de desenvolver e testar metodologias de ensino inovadoras, em um contexto real e diversificado, proporciona aos alunos uma formação mais completa e alinhada às necessidades do mercado de trabalho. Por fim, o projeto reforça o papel da UFLA como um agente transformador da sociedade, cumprindo seu compromisso com a extensão universitária ao integrar suas atividades de ensino e pesquisa com ações concretas de impacto social. A universidade, ao abrir suas portas para a comunidade e fomentar parcerias estratégicas como esta, fortalece seu papel na construção de uma sociedade mais justa, saudável e inclusiva. O projeto também contribui para a consolidação de políticas públicas de esporte e lazer, fornecendo dados e experiências que podem ser replicados em outras localidades. Dessa forma, o projeto não só atende as demandas da comunidade e dos estudantes, como também promove a integração entre a UFLA, o SESC Minas e a sociedade, ampliando os benefícios e o alcance das atividades desenvolvidas em prol do bem comum. A oferta de modalidades esportivas de qualidade para a população de Lavras ganha um novo patamar com a união de duas instituições de grande credibilidade nacional, a UFLA e o SESC, em prol de um objetivo comum. Para a UFLA, essa parceria se destaca por proporcionar um campo vasto para o desenvolvimento dos três pilares acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade. O projeto é voltado principalmente para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no município, garantindo o transporte, financiado pelo SESC, para que esses participantes possam se deslocar até as instalações da UFLA. Com o foco inicial em modalidades como natação, voleibol e futsal, a proposta visa atender, no futuro, mais de 400 crianças e jovens da cidade. Esta parceria público-privada traz inúmeros benefícios à população de Lavras, ao oferecer um ambiente seguro, inclusivo e adequado para a prática esportiva. Além de promover a inclusão social, o projeto contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, consolidando o papel da UFLA como um agente ativo na transformação social e no bem-estar da comunidade.
Caracterização dos Beneficiários: Se beneficiarão do projeto crianças e jovens de Lavras em situações de vulnerabilidade social, bem como estudantes de graduação da educação física que poderão ter nessas aulas campos de estágio, pesquisa e reflexões sobre a prática profissional .
Objetivos:
Objetivo Geral: Promover cursos esportivos gratuitos à comunidade local, criando oportunidades de pesquisa, estágios, desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras e aprimoramento da formação dos alunos de Educação Física, fortalecendo a articulação entre a universidade e a sociedade. Objetivos específicos: - Proporcionar vivência esportiva para a população de Lavras, ampliando o acesso a atividades físicas de qualidade e promovendo a inclusão social através do esporte. - Oferecer um local de estágio para os estudantes do curso de Educação Física da UFLA, permitindo que eles apliquem seus conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolvendo habilidades pedagógicas e técnicas. - Aproximar a comunidade lavrense da UFLA, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a sociedade local por meio da oferta de atividades esportivas e culturais. - Contribuir para a melhora da qualidade de vida da população de Lavras, incentivando a prática esportiva regular e promovendo a saúde física e mental. - Desenvolver e testar metodologias pedagógicas inovadoras no ensino de Educação Física, com base na observação e avaliação das atividades realizadas em parceria com o SESC. - Incentivar a pesquisa aplicada em Educação Física, investigando o impacto das atividades esportivas na saúde e bem-estar da comunidade e contribuindo para o desenvolvimento de novas abordagens na área. - Facilitar o intercâmbio de experiências entre profissionais da UFLA e do SESC, criando um ambiente de troca de conhecimentos que enriqueça as práticas pedagógicas e esportivas de ambas as instituições.
Metas:
1) Possuir 450 alunos matriculados no projeto 2) Ofertar pelo menos três modalidades esportivas anualmente 3) Realizar pelo menos uma pesquisa científica anual com dados oriundos do projeto 4) Possuir pelo menos três estagiários do curso no projeto 5) Realizar pelo menos dois festivais anuais com alunos do projeto
Fundamentação Teórica:
O esporte é plural e polissêmico, ou seja, possui diversas formas de manifestação e sentidos. Deste modo, a oferta de escola de esportes do projeto busca educar o indivíduo não apenas para hábitos saudáveis, mas também como cidadão, auxiliando em sua formação. Segundo Greco (2005), nas raízes do esporte sua essência vincula-se à ética da humanidade relacionando-se com a cultura, com a pluralidade ideológica, religiosa e com a compreensão das variadas acepções das classes econômicas e sociais. Sendo assim, o esporte favorece o desenvolvimento do conhecimento da pessoa em relação aos outros e a si próprio. As modalidades desenvolvidas no projeto têm como objetivo criar vivências motoras para crianças e jovens, nas variadas modalidades, na busca do rendimento pessoal de cada indivíduo, com seus próprios limites e interesses, não reproduzindo somente ações e gestos esportivos ideais ao alto nível. Nesse sentido entendemos o esporte como uma ferramenta educacional que auxilia na construção do cidadão. A prática de atividades esportivas desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional e social das crianças. Participar de esportes permite que as crianças desenvolvam habilidades como cooperação, empatia e resolução de conflitos, lideranças, comunicação entre outras habilidades importantes em sua formação. Além disso, a atividade física, se executada em ambientes acolhedores e seguros, contribui de forma positiva na autoestima e a confiança. A vivência esportiva contribui ainda para a socialização e o fortalecimento de vínculos afetivos, tanto com colegas quanto com treinadores e outros membros da comunidade. Além disso, já se sabe que a prática regular de atividade física e esporte na infância e adolescência tem efeitos benéficos no crescimento e desenvolvimento, prevenção de obesidade, incremento da massa óssea, aumento da sensibilidade à insulina entre outros aspectos importantes para manutenção da saúde do indivíduo ( BRODERICK, 2006; AZEVEDO ET AL. 2007). Por isso, o presente projeto tem como objetivo oferecer atividades esportivas que auxiliarão na formação desses alunos e alunas, bem como contribuir nos indicadores gerais de saúde de seus participantes. As aulas são conduzidas por professores com objetivo de criar esse ambiente seguro e de desenvolvimento para os jovens, com o olhar biopsicossocial desses indivíduos. BRODERICK CR, WINTER GJ, ALLAN RM. Sport for special groups. Med J Aust ;184:297-302. 2006. AZEVEDO MR, ARAÚJO CL, Cozzensa da Silva MC, Hallal PC. Tracking of physical activity from adolescence to adulthood: a population-based study. Rev Saude Publica;41:69-75. 2007 GRECO, P. J. . Metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento nos esportes:iniciação esportiva universal uma escola da bola. Revista Perfil (UFRGS), v. 8, n.8, p. 38-40, 2005.
Metodologia:
O presente projeto será executado pelo SESC e UFLA em conjunto, onde cada agente terá suas atribuições e papéis nessa parceria. Abaixo elencamos os papéis de cada uma das instituições. Caberá ao Sesc: Contratação e treinamento de profissionais que irão ministrar as aulas. Aquisição de materiais a serem utilizados nas modalidades previstas. Aquisição de uniformes para as crianças do projeto. Divulgação do serviço da Escola de Esportes para população. Ministrar as aulas das Escolas de Esportes nos horários previamente acordados. Inscrição dos clientes que participarão das Escolas de Esportes. Disponibilização de dados para fins de coleta e publicação científica para UFLA .Disponibilização de horários para estágios curriculares de alunos da UFLA nas aulas a serem ministradas pelo Sesc. Disponibilização, em comum acordo com a UFLA, de horários para que alunos de disciplinas da UFLA possam acompanhar o projeto para fins de cumprimento da exigência curriculares. Fornecer condições de transportes para os alunos do projeto. Caberá a UFLA: Disponibilização, nos horários acordados, de uma piscina de 25 m x 12,5 m para prática de natação e de um ginásio poliesportivo para prática de voleibol e futsal. Disponibilização de espaço para armazenamento de materiais as serem utilizados durante as aulas. Disponibilização de banheiros e vestiários masculinos e femininos em condições de uso para os alunos das escolas de esportes. Garantir a segurança e controle de acesso ao local onde as aulas acontecerão e dos espaços de armazenamento de materiais. Garantir qualidade da água onde as aulas de natação ocorrerão, seguindo legislação municipal vigente. Garantir a manutenção e limpeza dos espaços onde ocorrerão as aulas. Organizar e auxiliar o Sesc com os alunos que comporão o quadro de estagiários do projeto. Realizar pesquisa e investigações científicas com os participantes do projeto. Enviar alunos, das disciplinas que possuem relação com o projeto, para acompanharem as aulas ministradas pelos professores. Ofertar estágio obrigatório dentro das atividades do projeto, orientando os discentes sob supervisão do SESC. Em cada modalidade ofertada, as aulas serão de aproximadamente de 50 minutos, duas vezes por semana. As aulas serão ministradas por profissionais do Sesc,com acompanhamento de alunos do curso de Educação Física.
Impactos na Formação Discente: O projeto trás a oportunidade dos estudantes vivenciarem dentro da própria universidade um ambiente de aprendizado e reflexão sobre a prática profissional. Além disso, pode ser um contato incial com uma grande instituição que possui em seu quadro diversos profissionais da área, ou seja, essa parceria pode abrir portas para uma futura atuação profissional dentro da instituição.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto consegue trazer a luz o conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A parceria com o SESC prevê que as disciplinas do curso possam utilizar das aulas dos projetos para realização de curricularização dos seus conteúdos. Além disso, o projeto prevê que os grupos de estudos da UFLA possam realizar intervenções científicas nos participantes do projeto e suas famílias, seguindo todo o rigor ético e científico.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Com a execução do projeto a sociedade de Lavras terá mais oportunidades de práticas esportivas gratuitas e de qualidade, o que se torna importante para os munícipes. Além disso, o projeto aproxima a universidade da comunidade local, e abre um espaço de convivência de crianças e jovens em um espaço acadêmico, incentivando-os na continuidade de seus estudos.
Resultados Esperados:
- Aumento do Acesso a Atividades Esportivas: Espera-se que mais de 400 crianças e jovens de Lavras tenham acesso a modalidades esportivas de qualidade, como natação, voleibol e futsal, contribuindo para uma maior inclusão social e engajamento comunitário. - Desenvolvimento da Formação Acadêmica dos Estudantes: Os alunos do curso de Educação Física da UFLA se beneficiarão de experiências práticas valiosas, aprimorando suas habilidades pedagógicas e técnicas através de estágios e desenvolvimento de metodologias inovadoras em um ambiente real. - Fortalecimento da Relação Universidade-Comunidade: A parceria promoverá uma aproximação significativa entre a UFLA e a comunidade local, criando um vínculo mais estreito e fortalecendo a imagem da universidade como um agente transformador e responsável socialmente. - Melhoria da Qualidade de Vida: A implementação do projeto contribuirá para a melhoria da saúde e bem-estar dos participantes, reduzindo o risco de doenças crônicas e promovendo hábitos saudáveis entre crianças e jovens. - Fomento à Pesquisa Aplicada: O projeto incentivará a pesquisa aplicada em Educação Física, explorando o impacto das atividades esportivas na comunidade e gerando conhecimento que pode ser utilizado para aprimorar práticas e intervenções na área.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Indicadores: Número de alunos no projeto Número de pesquisas oriundas do projeto Número de alunos realizando estágio no projeto Número de eventos realizados no projeto Número de modalidades esportivas ofertadas
Cronograma:
Março2025 - Divulgação do projeto e assinatura da minuta de parceria Abril 2025 - Início das aulas do projeto Novembro 2025 - Festivais esportivos da modalidade Dezembro 2025 - Pimeira avaliação do projeto Março 2026 - Festivais esportivos da modalidade Junho 2026 - Segunda avaliação do projeto Novembro 2026 - Festivais esportivos da modalidade Dezembro - Terceira avaliação do projeto Março 2027 - Festivais esportivos da modalidade Abril 2027 - Última avaliação do projeto para definir a continuidade ou não da parceria
Descrição Resumida: PROJETO ESCOLA DE ESPORTES UFLA/SESC
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: PEDRO LUCAS LEITE PAROLINI
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: pedro.paroliniufla.br
E-mail Alternativo: pedroparolini89gmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/03/2025 - 13:52:55
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/03/2025 - 14:44:09
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.4
Créditos