Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 43/2025
Título: Educação Ambiental: Conscientização sobre a Conservação da Fauna e Bem-estar Animal
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto tem como objetivo desenvolver ações de educação ambiental voltadas à conservação da fauna silvestre e ao bem-estar animal, com foco no público não acadêmico, e infantil. Através de visitas guiadas ao setor de Animais Selvagens, dinâmicas educativas e materiais informativos, pretende-se conscientizar e sensibilizar os participantes sobre os impactos das ações humanas sobre os animais silvestres e na biodiversidade. As atividades buscam despertar a empatia, promover atitudes sustentáveis e fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade. Inclui a aplicação de questionários, para avaliar a percepção dos visitantes e o impacto educativo das ações realizadas, e contribui também com a formação prática dos estudantes envolvidos, promovendo uma experiência de prática enriquecedora e integrada de ensino e pesquisa.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: Setor de Animais Selvagens/DZO
Data de Início: 29/04/2025
Data de Término: 29/11/2025
Justificativa: A crescente ameaça à biodiversidade e o número elevado de animais vítimas do tráfico e maus-tratos exigem ações educativas que aproximem e conscientizem a sociedade sobre a causa ambiental. O projeto se justifica pelo seu potencial impacto para comunidade, promovendo transformação social, tendo em vista a necessidade de integrar ensino, pesquisa e extensão na promoção do conhecimento e da empatia pela fauna silvestre, além da contribuição para a formação dos alunos envolvidos.
Caracterização dos Beneficiários: População de Lavras no geral, incluindo todas as faixas socioeconômicas.
Objetivos: Sensibilizar o público sobre a importância da fauna silvestre e seu bem-estar; Promover o conhecimento sobre os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, e com isso estimular atitudes sustentáveis, a empatia, e o respeito pelos animais silvestres. Proporcionar aos estudantes universitários uma experiência prática em educação ambiental, e em atividades de extensão.
Metas: Conscientizar pelo menos 400 pessoas até o final do projeto.
Fundamentação Teórica:
A educação ambiental, conforme Loureiro (2009), é um processo contínuo que visa à formação crítica de cidadãos conscientes, e de seu papel na construção de uma sociedade sustentável. Para Carvalho (2017), o contato com o ambiente natural, especialmente na infância, contribui para o desenvolvimento de vínculos afetivos com a natureza, reforçando a internalização de valores ecológicos. O contato com animais silvestres em contextos educativos permite que os participantes compreendam, de forma concreta, os desafios enfrentados por essas espécies, como o tráfico, o desmatamento e os maus-tratos. A mediação durante essas experiências é fundamental para contextualizar as questões ambientais, promovendo uma aprendizagem significativa. Dessa forma, a educação ambiental se apresenta como estratégia essencial para o fortalecimento da cidadania e da conservação da biodiversidade.
Metodologia: As atividades incluem visitas guiadas com mediação de estudantes que atuam no Setor de Animais Selvagens, com a aplicação de questionários, dinâmicas interativas e lúdicas, além de rodas de conversa com o público. Serão utilizados métodos de pesquisa, ação e coleta e análise dos dados, que serão organizados e analisados com o objetivo de mensurar o impacto do projeto e subsidiar melhorias nas ações futuras.
Impactos na Formação Discente: Proporcionar aos estudantes universitários uma experiência prática em educação ambiental, e em atividades de extensão.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto se justifica pelo seu potencial impacto para comunidade, promovendo transformação social, tendo em vista a necessidade de integrar ensino, pesquisa e extensão na promoção do conhecimento e da empatia pela fauna silvestre, além da contribuição para a formação dos alunos envolvidos.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Sensibilizar o público sobre a importância da fauna silvestre e seu bem-estar; Promover o conhecimento sobre os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, e com isso estimular atitudes sustentáveis, a empatia, e o respeito pelos animais silvestres.
Resultados Esperados: Aumento da conscientização, e da sensibilização dos visitantes, sobre os impactos causados por ações humanas, no meio ambiente, e nos animais Silvestres; Formação prática e crítica dos estudantes envolvidos nas ações educativas; Ampliação do vínculo entre universidade, principalmente do Setor de Animais Selvagens, e comunidade, fortalecendo o papel social da instituição.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Entrevistas e aplicação de questionários.
Cronograma:
Abril 2025: Planejamento das visitas Abril - Julho 2025: Realização das visitas e coleta de dados Agosto - Novembro 2025 : Continuação das visitas, e análise dos dados; produção de relatórios e eventos de divulgação
Descrição Resumida: Ações de educação ambiental voltadas à conservação da fauna silvestre e ao bem-estar animal, com foco no público não acadêmico, e infantil.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: CARLOS EDUARDO DO PRADO SAAD
Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
E-mail Institucional: saadzooufla.br
E-mail Alternativo: saadzooyahoo.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/04/2025 - 15:56:53
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/04/2025 - 18:08:15
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.94.0
Créditos