Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 57/2025
Título: Projeto Horta Comunitária Raízes do Bem
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
A proposta deste projeto inicia-se pelo contato realizado com a Associação Ubuntu de Três Pontas - MG, uma entidade civil sem fins lucrativos fundada em 7 de maio de 2022, tem como objetivo promover a educação, a cultura e o bem-estar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Três Pontas, Minas Gerais. Este projeto de extensão visa implementar uma horta comunitária na área de um terreno de 366.95 m2, localizado na Travessa Antonio Dias Dos Reis no 153 - Centro - Três Pontas - MG, com o intuito de promover a segurança alimentar e integração social da comunidade, educação ambiental, espaço formativo, a saúde e o bem-estar das pessoas e acesso a alimentos frescos e saudáveis por pessoas em vulnerabilidade social. A metodologia empregada estará baseada no manual "Como implantar e conduzir uma horta de pequeno porte", (JORGE; JARD; VAZ, 2012). A horta será implantada e conduzida com a participação de equipe técnica composta por discentes de graduação, mestrandos e professores da UFLA conjuntamente com membros da Associação Ubuntu de Três Pontas, Paróquia Nossa Senhora da Aparecida e demais entidades parceiras.Espera - se com a implementação da horta alimentos de qualidade possam ser revertidos à comunidade aproveitando um espaço que se encontrava sem uso até o momento e beneficiará de forma direta a comunidade em seu entorno dado os benefícios de acesso a alimentos de boa qualidade.
Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
Instituições Parceiras:
- Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos Vegetais, Gorduras e Biocombustíveis – G-ÓLEO - Núcleo de Estudos em Olericultura – NEO - Programa de Embaixadores de Saúde Planetária 2025, do Grupo de Saúde Planetária Brasil, IEA-USP. - Núcleo de Estudos em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – NEMAC/NEPRON. - Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos - Nuquali. - Associação Ubuntu Três Pontas - Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. - Núcleo de Estudos em Qualidade, industrialização e Consumo de Cafés - QiCAFÉ.
Número Estimado de Participantes: 300
Locais de Realização: Travessa Antonio Dias Dos Reis no 153 - Centro - Três Pontas - MG.
Data de Início: 30/04/2025
Data de Término: 30/04/2026
Justificativa:
O projeto de implementação de uma horta comunitária em Três Pontas, Minas Gerais, é justificado pela necessidade de combater a insegurança alimentar e a fome em embora a cidade apresente um IDHM, Índice de desenvolvimento humano municipal de 0.731IBGE,2022 o seu Índice de Gini da renda domiciliar per capita no período de 1991, 2000 e 2010 foi de 0.5126 que é um indicador que mensura a distribuição de renda em um território. Por meio dele, é possível determinar a desigualdade social e a concentração de renda em diferentes níveis territoriais, além de estabelecer comparativos entre eles. Os valores do coeficiente de Gini varia entre 0 e 1, e, quanto mais próximo de 1, maior é a desigualdade na distribuição de renda entre a população." o que demonstra que parte da população ainda sofre desigualdades sociais.De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, 3,2 milhões de domicílios (4,1% do total) ainda enfrentavam a insegurança alimentar grave. Isso significa que 8,93 milhões de brasileiros estão nessa situação. São pessoas que têm muito pouca quantidade de comida na despensa e uma variedade exígua de alimentos disponíveis, às vezes ficando até um dia sem comer. Assim o município de Três Pontas não destoa desta realidade dado que diante desta realidade foi acrescentado ao texto da Lei 5.808 que dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Três Pontas P.D., e dá outras providências” o Art. 67o no qual define fundamentos e diretrizes da política rural do município, com ações voltadas para segurança alimentar.Os bairros que serão atendidos pela horta apresentam famílias em condição de vulnerabilidade social que terão acesso a alimento frescos com qualidade contribuindo com a sua segurança alimentar e saúde e bem estar.
Caracterização dos Beneficiários:
Comunidade do entorno da paróquia Nossa Senhora da Aparecida e Moradores dos bairros: Padre Vitor, Santa Inês, Santa Edwiges e Meia Pataca ect, em Três Pontas - Minas Gerais.
Objetivos:
Objetivo Geral. - Implementar uma horta comunitária no município de Três Pontas e desenvolver capacitações e oficinas sobre boas práticas na preparação de alimentos e uso de plantas medicinais, condimentares etc. Objetivos Específicos: 1. Promover a segurança alimentar e a integração social da comunidade. 2. Educar e conscientizar as criança e adolescentes do projeto conjuntamente com a comunidade do entorno sobre alimentação saudável e meio ambiente. 3. Beneficiar a comunidade com acesso a alimentos de boa qualidade.
Metas:
- Realizar de Visita Técnica na área de implantação da horta comunitária para coleta de dados sobre fertilidade do solo, área do terreno, condições de aceiro, condições do entorno,acesso a água, insumos disponíveis dados documentais,ect. - Desenvolver projeto da horta comunitária após levantamento dos dados referentes ao local e formação da equipe técnica. - Capacitar e alinhar equipe para atuação na área do projeto. - Mobilizar a participação de membros das entidades apoiadoras e membros da comunidade e paróquia. - Inserir o maior número de espécies olericulas ou hortaliças, plantas medicinais possíveis na área. - Promover oficinas e capacitações técnicas. - Apresentar trabalho científicos sobre o projeto em eventos acadêmicos.
Fundamentação Teórica:
Será utilizado, como base técnica, o Manual "Como implantar e conduzir uma horta de pequeno porte", (JORGE; JARD; VAZ, 2012), além das seguintes referências bibliográficas. [1]. Marçal Henrique Amici Jorge, Waldirene Faria Jard, Ana Paula Artimonte Vaz. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. e outros materiais. acesso 20/03 link: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/941469/1/CAR05.pdf [2]. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 - Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe - v. 15, no 2, 2020. acesso, 30/03 link: https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/2950/4530 [3]. Silva,Bianca Jacqueline, 1988 - Implantação de horta comunitária em um campus universitário (manuscrito): inclusão social e qualidade de vida / Bianca Jacqueline Silva, - Belo Horizonte, 2019. 27 f. :enc,il, acesso em 30/03 http://hdl.handle.net/1843/32764 [4]. Manual de Metodologias Participativas Para o Desenvolvimento Comunitário. acesso 20/03 link: https://pt.scribd.com/document/323264035/Manual-de-Metodologias- Participativas-Para-o-Desenvolvimento-Comunitario
Metodologia:
Por meio de visita técnica no local da instalação da horta comunitária serão levantados dados da área como: fertilidade através de análise de solo, levantamento da área total do terreno, condições do entorno vizinhança, levantamento de insumos e ferramentas, recursos humanos necessários para a construção da horta ect,) para subsidiar a elaboração do projeto da horta comunitária será elaborado seguindo as recomendações técnicas do manual Como implantar e conduzir uma horta de pequeno porte. Pois uma horta é um local onde são concentradas todas as atividades referentes à produção de hortaliças de qualidade para suprir a demanda diária de uma alimentação balanceada e rica. [1],e o conceito de horta sintrópica uma agroecossistemas baseados na sucessão ecológica podem atender ao anseio por um estilo de vida que incorpore a produção de alimentos para autoconsumo, e que ao mesmo tempo, realizem serviços ambientais de proteção dos recursos naturais (CREWS et al., 2016; GONSALVEZ, 2016). Horta sintrópica é um agroecossistema híbrido, pela combinação de cultivo em aleias e o sistema agroflorestal sucessional desenvolvido pelo pesquisador e agricultor Ernst Götsch e colaboradores. Nela, o período de produção de olerícolas é maximizado durante o desenvolvimento de um ecossistema agroflorestal através de um manejo específico, em que os canteiros localizados entre faixas ocupadas por formações arbóreas estratificadas são fertilizados com material lenhoso proveniente de podas que retroalimentam o sistema, minimizando assim a necessidade de introdução de insumos externos. [2].De acordo com a Lei no 7.794, de agosto de 2012, que institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), algumas ações contribuem para o desenvolvimento territorial e a ualidade de vida da população por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis. Neste contexto, os espaços comunitários aparecem como um dos ambientes prioritários e são considerados estratégicos para a promoção da saúde. A construção da horta comunitária constitui-se, assim, em um instrumento que, pelos aspectos ecológicos e de biodiversidade apresenta-se como potencial da agricultura urbana no desenvolvimento das cidades. [3]. Através de dias de campo, cursos e oficinas com a participação de núcleos de estudos especializados nas demandas do projeto será realizado com a participação da comunidade do entorno membros da entidades beneficiadas conjuntamente com a equipe técnica do projeto . Através da utilização de metodologias participativas como: oficinas, conversa dirigida, debates, dinâmicas de grupo etc. se buscará fortalecer a interação da equipe técnica com os beneficiários do projeto [4].
Impactos na Formação Discente: Os discentes envolvidos neste projetos terão a oportunidade de colocar em prática as técnicas aprendidas na academia e, na execução da proposta, aplicar ferramentas de extensão rural para entregar os conhecimentos ao público alvo.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A execução do projeto tem ampla aderência com a relação entre os pilares da estrutura universitária. Docentes e discentes poderão aplicar resultados de pesquisa fora do ambiente acadêmico, incorporando práticas inovadoras de olericultura em pequena escala para o atendimento comunitário.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O impacto social desta proposta se sustenta na adequação do uso da terra, na produção descentralizada de alimentos, na agricultura de subsistência e na cooperação da sociedade civil com apoio técnico da universidade, por meio de seus professores e discentes.
Resultados Esperados:
Baseando - se nos objetivos e metas citados espera-se através da visita técnica possa se levantar dados para subsidiar o desenvolvimento do projeto da horta comunitária na Travessa Antonio Dias Dos Reis no 153 - Centro - Três Pontas - Minas Gerais, de forma a implementar canteiros de hortaliças, plantas medicinais e condimentares e flores no terreno. As capacitações via oficinas e cursos a serem realizadas irão contribuir com a comunidade e com a equipe técnica envolvida promovendo uma melhor execução do projeto, a aplicação das metodologias participativas contribuirá com uma melhor interação entre a equipe e os beneficiários do projeto. O sucesso das atividades propostas resultará em um espaço propicio para o envolvimento comunitário e um contribuição para melhorias do indicadores de segurança alimentar da cidade tais ganhos poderão ser avaliados e acompanhamentos por todos de forma a termos um exemplo a ser replicado em outros bairros da cidade.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
- Realizar de 1 (um ) Visita Técnica na área de implantação da horta comunitária. - Realizar 5 (cinco) Reuniões para elaboração do projeto, execução e pós - implantação do projeto e na sua finalização. - Realizar 5 (cinco) Capacitações que envolva mini cursos e oficinas especificas para as demandas do projeto. - Realizar 5 (cinco) Dia de Campo na área da horta comunitária.. - Submeter 1 (uma) publicação em congresso extensão.
Cronograma:
Planejamento e Organização Inicial - Abril 2025. Planejamento Detalhado - Abril - Maio 2025 Orçamento e calendarização das atividades de campo - Maio 2025 Preparo do terreno - Maio 2025 Infraestrutura - Junho 2025 Plantio e manejo - Julho 2025 Manutenção inicial - Julho 2025 Início das colheitas - Agosto 2025 Avaliação de Meio Termo - Julho 2025 Atividades de Capacitação da comunidade - Agosto a Outubro - 2025 Divulgação Científica - Novembro 2025 (CONEX UFLA) Ações para perenização do projeto - Jan e Fev 2026 Conclusão do Projeto - Março Abril 2026
Descrição Resumida: Implantação e condução de horta comunitária no Município de Três Pontas - MG.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RAFAEL PERON CASTRO
Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA
E-mail Institucional: rafael.peronufla.br
E-mail Alternativo: yavasquesyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 29/04/2025 - 10:11:27
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 21/05/2025 - 10:55:59
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.94.0
Créditos