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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 71/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projete-se no Ensino Superior

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

Este projeto de extensão tem como objetivo principal contribuir para a identificação de vocações profissionais de estudantes do ensino médio, com foco especial nos alunos do 2º e 3º anos de escolas públicas de São Sebastião do Paraíso e região. A iniciativa será conduzida por discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICT) da Universidade Federal de Lavras – Câmpus Paraíso.
Adota-se como metodologia central a técnica do role playing, que consiste na simulação de papéis profissionais em contextos desafiadores. Os participantes são organizados em grupos e convidados a resolver problemas reais vinculados a distintas áreas do conhecimento, com acompanhamento de mentores. Essa abordagem favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, tais como trabalho em equipe, comunicação eficaz, pensamento crítico e tomada de decisão.
O projeto também se propõe a fomentar o autoconhecimento e a preparação para escolhas vocacionais mais conscientes, por meio de um conjunto estruturado de ações. As atividades são organizadas em três etapas principais: (1) aplicação de instrumentos diagnósticos para identificação de interesses e perfis dos estudantes; (2) elaboração de materiais didáticos em formato de cartilhas com desafios contextualizados; e (3) realização de oficinas práticas nas escolas participantes.
A proposta reforça, ainda, o vínculo entre a educação básica e o ensino superior, promovendo o conhecimento das possibilidades acadêmicas e profissionais e ampliando o entendimento dos estudantes sobre as exigências contemporâneas do mundo do trabalho.
Espera-se como impacto a curto e médio prazo o fortalecimento das relações entre universidade e comunidade escolar, a ampliação do engajamento dos jovens com sua formação e o apoio à construção de projetos de vida alinhados com suas potencialidades. Em uma perspectiva mais ampla, o projeto visa colaborar com a formação de sujeitos autônomos, críticos e socialmente responsáveis, contribuindo para a redução de desigualdades e para a transformação social por meio da educação.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Escolas Estaduais de São Sebastião do Paraíso

Número Estimado de Participantes: 700

Locais de Realização: O projeto contempla estudantes de escolas públicas de São Sebastião do Paraíso e de municípios da região, incluindo a Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, Escola Estadual Clóvis Salgado, Escola Estadual Comendadora Ana Cândida de Figueiredo e Escola Estadual Paula Frassinetti.

Data de Início: 18/06/2025

Data de Término: 20/12/2026

Justificativa:

Na UFLA e em outras instituições públicas, observa-se a ociosidade no preenchimento das vagas nos cursos de ensino superior, a baixa adesão de jovens brasileiros às universidades, além da queda no número de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, principal porta de entrada para o ensino superior (INEP, 2022).
Há uma falta de informação e desconhecimento por parte dos alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade e região de São Sebastião do Paraíso sobre os processos de seleção para ingresso nos cursos de graduação da UFLA/ICTIN. Diante desse cenário, o presente projeto propõe a realização de uma intervenção com o público de alunos do ensino médio, com o objetivo de incentivar a construção de um projeto de vida que valorize seus talentos e favoreça o ingresso na universidade para a construção de uma carreira profissional.
Além disso, o projeto divulgará os cursos de graduação ofertados pela UFLA/ICTIN, as formas de ingresso na universidade e os programas assistenciais destinados a alunos carentes, com o intuito de inspirar os estudantes a ingressar no ensino superior.
Diante do exposto, justifica-se a importância deste projeto de extensão como uma estratégia parceira das escolas municipais para alcançar a formação integral, preparando os alunos para a transição à vida adulta, facilitando e incentivando a continuidade dos estudos e a inserção no mercado de trabalho.
Ademais, ao sensibilizar os estudantes e a comunidade escolar sobre a importância de um projeto de vida para alcançar objetivos de forma consciente, e estimulá-los a construir uma carreira profissional, estaremos auxiliando alunos carentes e desmotivados, ávidos por informações para acessar a universidade pública com ensino de qualidade. Isso contribuirá para melhorar os indicadores do ensino superior, preencher as vagas dos cursos de graduação disponibilizados pela universidade pública e colaborar para o desenvolvimento regional.

Caracterização dos Beneficiários:

O público-alvo deste projeto é composto por estudantes do ensino médio, prioritariamente dos 2º e 3º anos, de escolas públicas do município de São Sebastião do Paraíso e de cidades da região. Esses jovens, em sua maioria, estão na faixa etária de 16 a 18 anos e encontram-se em um momento decisivo de construção de suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Observa-se que muitos desses estudantes enfrentam desafios relacionados à definição de um projeto de vida e à escolha de uma carreira, o que se agrava pela falta de acesso a informações claras sobre os cursos de graduação, as formas de ingresso na universidade pública e os programas de apoio à permanência estudantil.
Grande parte desse público é composta por alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica, oriundos de famílias que, muitas vezes, não tiveram acesso ao ensino superior. Esse contexto reforça a importância de ações que aproximem a universidade da comunidade escolar, oferecendo suporte na construção de escolhas mais conscientes e na preparação para a vida acadêmica e profissional.
Além disso, os dados levantados em ações anteriores do projeto indicam que os estudantes possuem grandes expectativas em relação ao futuro, priorizando aspectos como estabilidade financeira, realização pessoal e reconhecimento social. Contudo, também revelam inseguranças, dúvidas vocacionais e falta de clareza sobre o funcionamento do mercado de trabalho e das instituições de ensino superior.
Diante disso, o projeto busca atender diretamente essa demanda, oferecendo ferramentas que auxiliem na reflexão, no autoconhecimento e no desenvolvimento de competências fundamentais para que esses jovens possam planejar suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais de forma mais assertiva, consciente e alinhada com seus sonhos e possibilidades.

Objetivos:

Geral:
Auxiliar estudantes do ensino médio na construção de projetos de vida mais conscientes e informados, por meio de ações de orientação vocacional que contribuam para a tomada de decisões profissionais alinhadas aos seus interesses, potencialidades e às demandas contemporâneas do mundo do trabalho.

Específicos:
Estimular o autoconhecimento dos estudantes, promovendo reflexões sobre seus interesses, habilidades, valores e expectativas em relação ao futuro profissional;
Apresentar informações qualificadas sobre cursos superiores, formas de ingresso na universidade e programas de assistência estudantil, com foco na realidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA);
Favorecer o contato prático com diferentes áreas do conhecimento, por meio da resolução de desafios contextualizados com base em situações do mundo do trabalho;
Fortalecer o vínculo entre a universidade e as escolas de educação básica, promovendo o diálogo entre saberes acadêmicos e as demandas da juventude local;
Contribuir para a redução das desigualdades no acesso ao ensino superior, especialmente entre jovens de escolas públicas e de contextos socialmente vulneráveis.

Metas:

1- Aplicar oficinas de orientação vocacional em pelo menos 3 escolas de ensino médio de São Sebastião do Paraíso e região, abrangendo tanto instituições públicas quanto privadas, ao longo de um ano letivo.
2-Atender diretamente, no mínimo, 300 estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, promovendo atividades práticas e interativas de construção de projetos de vida.
3-Aumentar em pelo menos 20% o número de inscrições no ENEM e no PAS entre os alunos das escolas participantes, tomando como referência os dados do ano anterior ao início do projeto.
4-Obter, por meio de formulário de avaliação, que pelo menos 70% dos alunos participantes relatem aumento no interesse por ingressar na universidade pública, após a participação nas atividades.
5-Capacitar pelo menos 7 universitários extensionistas do BICT para atuarem como facilitadores e mentores nas atividades, por meio de formação prévia em orientação vocacional, metodologias ativas e comunicação com adolescentes.
6-Contribuir para o preenchimento de vagas nos cursos do ICTIN/UFLA, monitorando, a médio prazo (até dois anos), os ingressos de ex-participantes do projeto via ENEM/PAS.

Fundamentação Teórica:

A construção de um projeto de vida e a orientação vocacional no ensino médio são componentes fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente diante das transições marcantes dessa fase. A adolescência é um período de intensas transformações cognitivas, emocionais e sociais, no qual decisões sobre o futuro acadêmico e profissional podem determinar a trajetória de vida dos jovens (COSTA; TEIXEIRA, 2020).

Nesse contexto, a escola deve ser entendida como espaço que, além da transmissão de saberes acadêmicos, estimula a reflexão crítica sobre interesses, habilidades e valores, preparando os estudantes para uma inserção consciente e responsável no mundo do trabalho e na sociedade (MORAN; BACICH; TREVISANI, 2018). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) enfatiza a formação integral, propondo que o ensino médio desenvolva competências que ajudem o jovem a construir seu projeto de vida, incluindo aspectos pessoais, acadêmicos e profissionais.

Apesar das diretrizes, o acesso ao ensino superior no Brasil ainda enfrenta desigualdades significativas. Dados do INEP (2022) indicam que menos de 25% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados em instituições superiores. Cerca de 25% das vagas em universidades públicas permanecem ociosas, evidenciando barreiras como dificuldades econômicas, desinformação sobre processos seletivos e falta de políticas eficazes de orientação vocacional (BANDEIRA; ALFANO, 2023).

No município de São Sebastião do Paraíso (MG), com cerca de 72 mil habitantes, há aproximadamente 1.200 alunos no ensino médio da rede pública estadual (SEE/MG, 2023). Embora existam instituições de ensino superior locais, como a Faculdade Libertas e o câmpus da UFLA, observa-se uma lacuna entre educação básica e superior, principalmente na preparação dos estudantes para compreender e acessar essas oportunidades.

A orientação vocacional é um processo contínuo de autoconhecimento e exploração do mundo do trabalho, que visa auxiliar o jovem a tomar decisões mais conscientes e alinhadas às suas potencialidades (BOCK, 2003). Savickas (2012) propõe que a identidade vocacional é construída narrativamente, integrando experiências de vida e aspirações futuras. Práticas educativas que promovam reflexão, informações sobre profissões e simulações de contextos reais fortalecem a autonomia dos jovens.

Nesse cenário, metodologias ativas, como o role playing, têm se mostrado estratégias pedagógicas eficazes para promover aprendizagem significativa e engajamento, envolvendo resolução de problemas, simulações e tomada de decisões (FREITAS; GRANDO, 2017). Ao colocar o estudante como protagonista, essas metodologias desenvolvem competências essenciais para o século XXI, tais como pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade (TRILLO, 2015; BACICH; MORAN, 2018).

Projetos de extensão universitária voltados à orientação profissional, como o “Projete-se no Ensino Superior”, são estratégicos para aproximar universidade e escola, sobretudo em contextos do interior, onde o acesso a informações qualificadas ainda é limitado. Atividades interativas sobre profissões e trajetórias acadêmicas contribuem para reduzir desigualdades educacionais e ampliar a percepção dos estudantes quanto ao ingresso no ensino superior público.

Assim, ações estruturadas de orientação vocacional baseadas em metodologias ativas e articuladas às necessidades locais podem ser ferramentas de transformação social, contribuindo para projetos de vida mais coerentes, realistas e motivadores.

Referências

BANDEIRA, M.; ALFANO, R. Desafios e barreiras no acesso ao ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação Superior, v. 10, n. 2, p. 45-60, 2023.

BOCK, H. Orientação vocacional: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL). Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018.

COSTA, L.; TEIXEIRA, R. Desenvolvimento integral e projetos de vida na adolescência. Revista Psicologia e Educação, v. 25, n. 1, p. 12-25, 2020.

FREITAS, P.; GRANDO, M. O uso do role playing no ensino médio: implicações pedagógicas. Educação em Revista, v. 33, n. 3, p. 123-139, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior 2022. Brasília: INEP, 2022.

MORAN, J.; BACICH, L.; TREVISANI, F. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (SEE/MG). Dados estatísticos da rede pública estadual. Belo Horizonte: SEE/MG, 2023.

SAVICKAS, M. L. Career construction theory and practice. In: BROWN, S. D.; LENT, R. W. (eds.). Career development and counseling: putting theory and research to work. 2. ed. Hoboken: Wiley, 2012. p. 147-183.

TRILLO, C. Competências para o século XXI: o papel das metodologias ativas. Revista Educação e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 89-101, 2015.

Metodologia:

O desenvolvimento do projeto será conduzido em etapas articuladas entre diagnóstico, planejamento, execução das ações extensionistas e avaliação de resultados. A seguir, detalham-se os procedimentos metodológicos a serem adotados:
1-Diagnóstico Inicial e Planejamento Participativo
A primeira etapa consistirá em uma sondagem junto às escolas públicas do município de São Sebastião do Paraíso e região, com o objetivo de mapear as iniciativas existentes voltadas à orientação profissional e ao projeto de vida no ensino médio. Serão realizadas reuniões com gestores escolares e aplicação de formulários diagnósticos com docentes e alunos para identificar lacunas e oportunidades de intervenção. Com base nesse levantamento, serão definidas as demandas específicas de cada escola, subsidiando o planejamento das ações.
2-Execução das Oficinas e Dinâmicas de Orientação Profissional
As ações formativas serão direcionadas prioritariamente aos estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, por meio da aplicação de oficinas temáticas, palestras e dinâmicas interativas. A metodologia adotada estará fundamentada em metodologias ativas de aprendizagem, como role-playing, estudo de caso, resolução de problemas e atividades colaborativas, promovendo o engajamento dos participantes em situações práticas relacionadas a diferentes áreas profissionais, com destaque para os campos de engenharia de software, engenharia de produção e engenharia elétrica.
3-Produção e Utilização de Materiais Didáticos
Serão elaboradas cartilhas pedagógicas voltadas para cada série do ensino médio atendida, contendo desafios contextualizados, informações sobre os cursos de graduação da UFLA, formas de ingresso (ENEM, PAS, SISU) e programas de assistência estudantil. Os materiais serão aplicados durante as oficinas como instrumento de apoio à aprendizagem e reflexão dos alunos.
4-Capacitação e Atuação dos Extensionistas
Universitários do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICT) atuarão como facilitadores das atividades, após passarem por um processo formativo interno, envolvendo fundamentos de orientação vocacional, metodologias ativas e estratégias de comunicação com adolescentes. Essa atuação prática proporcionará aos extensionistas uma vivência pedagógica enriquecedora e conectada com a realidade educacional local.
5-Avaliação e Monitoramento das Ações
Ao término de cada intervenção, os participantes responderão a formulários avaliativos que contemplarão indicadores como: motivação para o ingresso no ensino superior, percepção de autoconhecimento, compreensão das áreas profissionais e avaliação das dinâmicas realizadas. Os dados coletados serão sistematizados e analisados para mensurar o impacto do projeto e subsidiar possíveis ajustes metodológicos.

Impactos na Formação Discente:

Espera-se que o Projete-se no Ensino Superior proporcione contribuições significativas à formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes universitários envolvidos, por meio de sua participação ativa nas atividades extensionistas. A atuação direta em escolas do ensino médio, aliada ao uso de metodologias ativas e ao contato com realidades educacionais diversas, constitui uma oportunidade formativa valiosa, que tende a ampliar a consciência social, o compromisso cidadão e a capacidade de comunicação dos discentes extensionistas.
Ao assumirem o papel de facilitadores e mentores, os universitários do BICT deverão desenvolver competências como liderança, escuta ativa, empatia, pensamento crítico, trabalho em equipe e adaptabilidade, habilidades cada vez mais exigidas tanto na academia quanto no mercado de trabalho. A experiência extensionista também proporcionará o exercício da responsabilidade social e o entendimento mais profundo sobre os desafios da educação básica no Brasil, especialmente no que diz respeito à orientação vocacional e ao acesso à educação superior.
É previsto, ainda, que a interação com os estudantes do ensino médio desperte nos extensionistas reflexões sobre suas próprias trajetórias, resgatando memórias, desafios e motivações vividas durante a escolha profissional, o que pode fortalecer seu senso de propósito e identidade acadêmica. Além disso, o planejamento e a execução das atividades contribuirão para o desenvolvimento de competências técnicas, como organização de eventos, elaboração de materiais didáticos e análise de dados educacionais.
Por fim, a inserção em um projeto de impacto social poderá incentivar a continuidade da atuação extensionista ao longo da graduação, bem como influenciar positivamente o engajamento dos discentes em programas de iniciação científica, práticas de ensino e outras ações integradas à formação universitária.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto Projete-se no Ensino Superior consolida a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao promover a articulação entre o conhecimento acadêmico, a prática social e a formação cidadã. Por meio da atuação extensionista, os estudantes universitários aplicam, ampliam e ressignificam saberes construídos em sala de aula, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências pessoais e profissionais em contextos reais de aprendizagem.
A ação extensionista aproxima a universidade das escolas públicas e privadas de São Sebastião do Paraíso e região, contribuindo para democratizar o acesso à informação sobre o ensino superior, as formas de ingresso (como ENEM e PAS) e os programas de assistência estudantil. Com isso, o projeto atua como instrumento de combate às desigualdades educacionais e de promoção da inclusão social, incentivando os jovens a construírem projetos de vida que considerem o ingresso e a permanência na universidade.
Ao fortalecer os vínculos entre universidade, escola e comunidade, o projeto contribui para o desenvolvimento educacional local, fomentando o diálogo entre saberes acadêmicos e saberes populares, além de estimular a valorização da educação como ferramenta de transformação individual e coletiva. A médio prazo, espera-se que a iniciativa repercuta no aumento do número de estudantes ingressando no ensino superior, gerando impactos positivos em suas famílias e comunidades, por meio da mobilidade social e da ampliação das perspectivas de futuro para os jovens da região.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O projeto “Projete-se no Ensino Superior” atua diretamente na interface entre a escola e a comunidade, contribuindo para a democratização do acesso à educação superior, especialmente em contextos de interioridade como o município de São Sebastião do Paraíso. Ao proporcionar aos estudantes do ensino médio informações qualificadas sobre cursos, processos seletivos e oportunidades acadêmicas, o projeto promove a inclusão social e reduz barreiras históricas relacionadas à desinformação e desigualdades socioeconômicas.

Além disso, ao estimular a construção do projeto de vida e a reflexão crítica sobre escolhas vocacionais, a iniciativa fortalece a autonomia dos jovens e amplia suas perspectivas de futuro, impactando positivamente a trajetória individual e familiar. Essa atuação potencializa a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para contribuir de forma ativa e responsável no desenvolvimento social, econômico e cultural da região.

A articulação entre universidade, escola e comunidade também favorece a criação de redes colaborativas que enriquecem o ambiente educacional e social, promovendo o fortalecimento da cultura local e a valorização do conhecimento científico e técnico. Dessa forma, o projeto não apenas contribui para o sucesso escolar dos participantes, mas também atua como agente de transformação social, alinhado às políticas públicas de educação e inclusão.

Resultados Esperados:

Espera-se que o projeto “Projete-se no Ensino Superior” incentive os estudantes do ensino médio a buscarem o ingresso na universidade pública, ampliando seu interesse e preparo para os processos seletivos, como o ENEM e o PAS. Acredita-se que, nas escolas participantes, ocorra um aumento percentual significativo no número de inscritos e participantes nesses exames, refletindo uma maior conscientização sobre as oportunidades do ensino superior.

Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam maior autonomia na construção de seus projetos de vida, com escolhas profissionais mais conscientes e alinhadas às suas potencialidades e interesses. Como consequência, o projeto pode contribuir para a redução das desigualdades educacionais e para a ampliação do acesso qualificado à educação superior na região, fortalecendo a inclusão social e o desenvolvimento local.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

O acompanhamento e a avaliação do projeto “Projete-se No Ensino Superior” serão realizados de forma contínua, utilizando indicadores qualitativos e quantitativos que permitam verificar os resultados e os impactos das ações desenvolvidas.
Indicadores de acompanhamento e avaliação:
Número de estudantes participantes nas oficinas e palestras.


Percentual de alunos que relatam maior clareza na escolha profissional após a participação.


Nível de conhecimento dos alunos sobre os cursos, formas de ingresso e programas de assistência da UFLA antes e depois das atividades.


Grau de satisfação dos participantes com as oficinas, palestras e dinâmicas, aferido por meio de formulários de avaliação.


Número de alunos que demonstram interesse em participar do ENEM, PAS ou outros processos seletivos após as atividades.


Participação e engajamento dos estudantes nas dinâmicas propostas, observado pela equipe facilitadora.


Quantidade de dúvidas esclarecidas durante as oficinas, principalmente relacionadas ao ingresso no ensino superior, mercado de trabalho e vida universitária.

Sistemática de avaliação:
Aplicação de formulários diagnósticos antes das oficinas, identificando o perfil dos alunos e suas principais dúvidas.
Aplicação de formulários de avaliação pós-oficina, para mensurar o impacto da ação no nível de conhecimento, interesse e satisfação dos alunos.
Elaboração de relatórios qualitativos pela equipe, contendo análise das atividades, percepções, desafios e sugestões para melhorias.
Acompanhamento dos índices de participação no ENEM e PAS nas escolas atendidas, como indicador indireto de impacto.
Realização de reuniões internas periódicas da equipe para análise dos dados, avaliação dos resultados e redefinição de estratégias, se necessário.

Cronograma:

1º Trimestre
Planejamento estratégico e definição das metas do projeto
Contato e alinhamento com escolas parceiras
Divulgação inicial do projeto e inscrições dos estudantes
Capacitação da equipe de facilitadores e definição dos materiais didáticos
2º Trimestre
Realização das oficinas de autoconhecimento e construção do projeto de vida
Palestras sobre cursos superiores e processos seletivos (ENEM, PAS, SISU)
Atividades práticas de orientação vocacional e dinâmicas interativas
Avaliação intermediária do andamento do projeto
3º Trimestre
Pausa durante o recesso escolar
Retomada das atividades com foco em habilidades para o ingresso no ensino superior
Sessões sobre programas de assistência estudantil, bolsas e financiamento
4º Trimestre
Acompanhamento individualizado e suporte aos estudantes
Atividades de reflexão sobre o projeto de vida e tomada de decisão
Avaliação final das ações e coleta de feedback dos participantes
Sistematização dos resultados e elaboração do relatório final
Planejamento para o próximo ciclo anual do projeto

Descrição Resumida: O projeto “Projete-se No Ensino Superior” auxilia estudantes do ensino médio na construção do projeto de vida e escolha profissional, promovendo acesso a informações sobre cursos, ingresso na UFLA e assistência estudantil. Por meio de oficinas, palestras e dinâmicas, desperta o interesse pelo ensino superior e desenvolve autoconhecimento, tomada de decisão e planejamento, visando reduzir desigualdades e incentivar a continuidade dos estudos em São Sebastião do Paraíso.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA BEATRIZ RIBEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BIANCA LARA NUNES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GABRIEL MARTINS ALVES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GABRIEL MARTINS ALVES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 14/07/2025 - Vínculo: Inativo
  • JOSE AUGUSTO PADUA BONIFACIO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/06/2025 - Vínculo: Inativo
  • MARIA LUISA RIBEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MILENA DUARTE COSTA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JULIANA NUNES SANTOS

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: juliananunes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: jununessantos[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/06/2025 - 15:24:10

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/06/2025 - 10:21:04

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JULIANA NUNES SANTOS: De 17/06/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/06/2025 - 16:58:59Projeto de Extensão aprovado pelo Colegiado de Extensão e enviado para o Diretor para aprovação. (DIONE ANDRADE LARA)
18/06/2025 - 10:21:04Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 71/2025 (FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.94.0

Créditos