UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 81/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Histologia na UFLA: visitas monitoradas aos Laboratórios de Microscopia do Departamento de Medicina.

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O estudo de células e tecidos é trabalhado nas escolas ao longo das disciplinas de Ciências e Biologia. Tradicionalmente, o processo de ensino-aprendizagem desses assuntos é baseado em aulas teóricas que abordam conceitos básicos de uma forma não aprofundada. A falta de laboratórios equipados com microscópios e laminários nas escolas impede que esse estudo seja realizado também de forma prática, no sentido de consolidar a compreensão das estruturas celulares e teciduais. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de extensão é mostrar aos estudantes de escolas públicas e particulares de Lavras como o estudo de células e tecidos é realizado na prática, desde a obtenção de amostras biológicas até a visualização e análise das células e tecidos contidos nelas. Para isso, a equipe de trabalho do projeto promoverá visitas monitoradas de turmas de estudantes aos Laboratórios de Microscopia do Departamento de Medicina da UFLA. As turmas serão divididas em pequenos grupos, os quais acompanharão as principais etapas do processamento histológico de rotina realizado em laboratório. Durante as visitas, os estudantes poderão compreender como os procedimentos são realizados e poderão relacionar de forma prática vários dos conceitos que são trabalhados apenas de forma teórica nas aulas da escola. Ao longo da execução deste projeto, espera-se que os estudantes aprimorem sua formação básica, desenvolvendo um maior interesse pelas células e tecidos e conhecendo algumas das atividades acadêmicas que são realizadas na universidade. Dessa forma, as ações extensionistas do projeto permitirão uma aproximação entre esse importante segmento da nossa sociedade e a universidade, contribuindo para o fortalecimento desse vínculo.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não há.

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Laboratório de Microscopia 1 e Laboratório de Apoio da Microscopia 1 e 2 do Departamento de Medicina.

Data de Início: 11/08/2025

Data de Término: 11/08/2027

Justificativa: Durante a formação escolar, as disciplinas de Ciências no ensino fundamental e Biologia no ensino médio abordam assuntos relacionados às células e tecidos. Embora o conteúdo trabalhado em sala de aula ajude a estabelecer uma base para a compreensão dessas pequenas estruturas que formam os seres vivos, esses assuntos nem sempre são contemplados de forma ampla, muito menos de forma prática. Pelo fato dessas estruturas serem microscópicas, muito do conhecimento que é trabalhado em sala de aula fica restrito ao teórico, principalmente pelo fato da maioria das escolas não possuírem laboratórios de Ciências/Biologia nem, ao menos, microscópios para utilizar. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de extensão é mostrar aos estudantes de escolas públicas e particulares de Lavras como o estudo de células e tecidos é realizado na prática, desde a obtenção de amostras biológicas até a visualização e análise das células e tecidos contidos nelas. Com isso, os estudantes vão conseguir compreender na prática como essas pequenas partes dos organismos biológicos são obtidas e estudadas, a fim de entenderem melhor como são, como funcionam e como participam da constituição de um organismo completo. As atividades desenvolvidas complementarão os conhecimentos dos estudantes, contribuindo para uma formação mais sólida ao longo da educação básica.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes de ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas e particulares de Lavras.

Objetivos:

- Estimular o interesse de estudantes de ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas e particulares de Lavras pelas Ciências Biológicas, especialmente pela Histologia, por meio da compreensão do funcionamento de um laboratório de preparo e análises histológicas.

- Aproximar o conhecimento teórico sobre células e tecidos visto em sala de aula, durante a educação básica, do conhecimento prático executado em uma rotina real de laboratório.

- Permitir que estudantes da educação básica conheçam algumas das atividades acadêmicas que acontecem na UFLA, aproximando a universidade desse importante segmento da sociedade.

- Incentivar estudantes da educação básica a desenvolverem o interesse em estudar na UFLA, contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham acesso a uma formação superior gratuita, de qualidade e excelência.

Metas:

- Realizar 52 visitas monitoradas ao longo da duração do projeto (dois anos).

- Receber 52 turmas de estudantes, totalizando cerca de 1.300 estudantes.

- Atender, pelo menos, 38 escolas de Lavras.

- Promover a capacitação e participação de dois a quatro estudantes de graduação de cursos da UFLA para atuarem como monitores.

- Realizar, pelo menos, uma reunião por mês para alinhamento e avaliação das atividades executadas, na busca por melhorias e aprimoramento das ações.

Fundamentação Teórica:

Histologia é a área da ciência responsável por estudar as células e tecidos que constituem o nosso corpo e como esses componentes se organizam para constituir os órgãos presentes em nossos sistemas (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2023). Durante a educação básica, esses assuntos são trabalhados na disciplina de Ciências, geralmente ao longo 6º ano do ensino fundamental (SEE/MG, 2025a), e na disciplina de Biologia, geralmente ao longo do 1º ano do ensino médio (SEE/MG, 2025b).

O processo de ensino-aprendizagem de células e tecidos nas escolas é tradicionalmente baseado em aulas teóricas que trabalham conhecimentos básicos, quase sempre, superficiais (BUTTOW; CANCINO, 2007). A situação ideal seria que as escolas possuíssem um laboratório para realização de aulas práticas com microscópios e uma coleção de lâminas permanentes contendo as células e os tecidos fundamentais, a fim de ampliar a compreensão e o aprendizado dos conceitos básicos de Histologia por parte dos estudantes. Porém esta não é a realidade encontrada na maioria das escolas, em especial nas públicas (OLIVEIRA et al., 2016).

Nesse sentido, a realização de visitas monitoradas aos Laboratórios de Microscopia do Departamento de Medicina da UFLA poderá contribuir para melhorar essa situação. As visitas proporcionarão aos estudantes de escolas públicas e particulares a oportunidade de desenvolverem, na prática, alguns conceitos trabalhados somente de forma teórica nas aulas, com base no uso de microscópios para observação de lâminas histológicas. Além disso, os estudantes terão uma experiência única, diferente do ambiente escolar, ao vivenciarem uma rotina de trabalho laboratorial dentro da universidade, entrando em contato com atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no ambiente acadêmico.

Referências bibliográficas:

BUTTOW, N. C.; CANCINO, M. E. C. Técnica histológica para a visualização do tecido conjuntivo voltado para os Ensinos Fundamental e Médio. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 11, n. 2, p. 36-40, 2007.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos U.; CARNEIRO, José. Histologia Básica: Texto e Atlas. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2023.

OLIVEIRA, M. I. B. et al. Uma proposta didática para iniciar o ensino de Histologia na educação básica. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.4, p.71-82, 2016.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Plano de Curso 2025: 6º ano - Ensino Fundamental (Anos Finais) - Ciências. Belo Horizonte, 2025.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Plano de Curso 2025: 1º ano - Ensino Médio (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) - Biologia. Belo Horizonte, 2025.

Metodologia:

O presente projeto de extensão será desenvolvido com base nas seguintes etapas:

Planejamento:

Formação da equipe de trabalho:

Assim que o projeto iniciar sua vigência, será realizada uma reunião com a equipe para discutir e planejar toda a estruturação das ações que serão desenvolvidas. Além dessa organização inicial, a equipe realizará a seleção de estudantes monitores para complementação da equipe de trabalho.

Seleção e capacitação de monitores:

Dois a quatro estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFLA serão selecionados para integrarem a equipe e atuarem como monitores durante as visitas. Poderão ser selecionados estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Educação Física, Ciências Biológicas (Bacharelado) e Ciências Biológicas (Licenciatura), os quais possuem disciplinas relacionadas à Histologia em sua grade curricular. Logo após a seleção, esses estudantes passarão por um treinamento prático especializado a fim de aprenderem sobre todos os procedimentos laboratoriais do processamento histológico e revisarem os conceitos relacionados às análises das lâminas que serão trabalhadas durante as visitas.

Contato com as escolas e agendamento das visitas:

Ao longo da fase de planejamento, a equipe entrará em contato com as escolas públicas e particulares de Lavras para apresentar o projeto de extensão e acertar os detalhes necessários para o agendamento e realização das visitas.


Execução:

Realização das visitas monitoradas:

As visitas serão realizadas no Laboratório de Apoio da Microscopia 1 e 2 e no Laboratório de Microscopia 1 do Departamento de Medicina. O Laboratório de Apoio possui estrutura e equipamentos para a demonstração das etapas do processamento histológico e o Laboratório de Microscopia possui microscópios de luz para a observação e análise de lâminas histológicas. A previsão é que a equipe do projeto receba uma turma de estudantes por semana, de acordo com os calendários letivos da UFLA. O dia e horário de cada visita dependerá da disponibilidade de uso dos laboratórios e da disponibilidade da escola. No dia de cada visita, os espaços dos laboratórios serão divididos em setores e cada integrante da equipe ficará responsável por organizar e demonstrar um setor. Dessa forma, cada turma de estudantes será dividida em grupos menores para que cada grupo acompanhe as atividades de um setor, de forma a otimizar o tempo e garantir que os estudantes sempre estejam em contato com as atividades. Após a demonstração de um setor, todos os grupos farão um rodízio e seguirão para um próximo setor, até que todos os setores sejam devidamente contemplados. Após as demonstrações e atividades de cada setor, cada estudante terá experenciado os seguintes procedimentos laboratoriais da rotina de processamento histológico: obtenção da amostra, fixação, desidratação, inclusão, microtomia, coloração, montagem de lâminas, observação e análise de imagens ao microscópio.


Acompanhamento e Avaliação:

Ao final de cada visita serão aplicados questionários para avaliar do impacto das ações do projeto no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como na satisfação deles, com objetivo de buscar a constante melhora e direcionamento das ações. As reuniões mensais da equipe também possibilitarão o feedback de cada membro para a implementação de novas ideias, alterações, sempre buscando o aprimoramento e melhor eficácia das atividades realizadas.

Impactos na Formação Discente:

Este projeto de extensão proporcionará aos estudantes envolvidos na equipe de trabalho o desenvolvimento das seguintes habilidades:

- Aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos na área de estudo.

- Aprendizado de procedimentos laboratoriais específicos.

- Desenvolvimento didático para interagir e dialogar com membros da sociedade.

O conjunto de habilidades adquiridas possibilitará uma formação mais abrangente, capacitando os estudantes a se tornarem profissionais éticos, com senso crítico e melhor preparados para exercerem sua cidadania no atendimento à sociedade.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O presente projeto de extensão promoverá ações que refletem e reforçam a indissociabilidade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão:

Ensino:

Os estudantes de graduação que vão atuar como monitores poderão aplicar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo de sua formação e desenvolver habilidades didático-pedagógicas de ensino ao dialogar com os estudantes das escolas durante as visitas. Nesse processo, os monitores realizarão exposições teóricas, demonstração de procedimentos laboratoriais, ensinando os conceitos práticos relacionados à análise de lâminas histológicas e, assim, contribuindo para a formação complementar dos estudantes das escolas.

Pesquisa:

Ao vivenciarem algumas das rotinas laboratoriais desenvolvidas no âmbito acadêmico, os estudantes entrarão em contato com procedimentos realizados para a obtenção de amostras a serem analisadas em pesquisas. Dessa forma, poderão compreender de uma forma geral como são desenvolvidas algumas das pesquisas realizadas na UFLA. Ao longo da execução do projeto, serão aplicados questionários para avaliar a qualidade das ações e a satisfação dos beneficiários, a fim de contribuir para o aprimoramento do projeto. Além dessas informações, serão coletados dados relacionados ao impacto das ações deste projeto de extensão no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. Esses dados poderão ser utilizados para a realização de pesquisas a serem divulgadas futuramente em eventos acadêmicos e em publicações científicas.

Extensão:

Figurando como pilar central deste projeto, as ações de extensão possibilitarão a integração da universidade com os estudantes das escolas públicas e particulares de Lavras, um segmento importante da comunidade externa à UFLA. Por meio de ações de ensino sempre relacionadas à pesquisa, a equipe do projeto poderá dialogar com a sociedade, trocar saberes e experiências, e levar o conhecimento técnico-científico ao alcance desses estudantes, contribuindo para a formação escolar e desenvolvimento pessoal.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Integrantes de um segmento relevante da nossa sociedade, os estudantes de escolas públicas e particulares de Lavras serão positivamente beneficiados pelas ações deste projeto de extensão. Essa interação será muito importante, pois a equipe do projeto, representando a universidade, poderá contribuir com conhecimentos técnico-científicos que complementarão a formação desses estudantes e poderá aprender com esse público, compreender quais são seus anseios e necessidades, sempre considerando a troca de saberes, vivências e experiências. Dessa forma, essa relação terá um impacto positivo na formação de novos cidadãos da nossa sociedade, colaborando para o aprimoramento do senso crítico e fornecendo uma noção da realidade encontrada em locais de trabalho onde o conhecimento é produzido e desenvolvido. Nesse contexto, a universidade poderá melhorar a eficácia de suas ações, reafirmando seu compromisso com a sociedade.

Resultados Esperados:

- Aumento do interesse dos estudantes da educação básica pelas Ciências Biológicas, em especial pelas células e tecidos.

- Melhora na consolidação do conhecimento sobre células e tecidos, por meio da aproximação entre teoria e prática.

- Divulgação de atividades acadêmicas realizadas na universidade.

- Aproximação entre a universidade e a sociedade.

- Aumento do interesse de estudantes em, futuramente, estudarem na UFLA.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Realização de reuniões mensais com a equipe de trabalho.

- Registro e análise do número de visitas agendadas.

- Registro e análise do número de escolas atendidas.

- Registro e análise do número de beneficiários atendidos.

- Aplicação e análise dos questionários de satisfação e impacto das atividades de extensão no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Cronograma:

Agosto a dezembro de 2025:

- Formação da equipe de trabalho: docentes, técnicos e estudantes monitores.
- Contato com as escolas públicas e particulares de Lavras para o agendamento das visitas.
- Realização de 13 visitas monitoradas.
- Reuniões mensais.

Janeiro a fevereiro de 2026:

- Análise das experiências e dados obtidos para melhoria das atividades.
- Reuniões mensais.

Março a junho de 2026:

- Realização de 13 visitas monitoradas
- Reuniões mensais.

Julho de 2026:

- Análise das experiências e dados obtidos para melhoria das atividades.
- Reunião mensal.

Agosto a dezembro de 2026:

- Realização de 13 visitas monitoradas.
- Reuniões mensais.

Janeiro a fevereiro de 2027:

- Análise das experiências e dados obtidos para melhoria das atividades.
- Reuniões mensais.

Março a junho de 2027:

- Realização de 13 visitas monitoradas.
- Reuniões mensais.

Julho de 2027:

- Análise das experiências e dados obtidos.
- Elaboração de relatórios finais.
- Elaboração de publicações científicas.
- Reunião mensal.

Descrição Resumida: O projeto promoverá visitas monitoradas de estudantes de escolas públicas e particulares de Lavras aos Laboratórios de Microscopia do Departamento de Medicina. Durante as visitas, os estudantes poderão entender como o estudo de células e tecidos é realizado na prática, desde a obtenção de amostras biológicas até a visualização e análise das células e tecidos contidos nelas. Espera-se que os estudantes compreendam de forma prática conceitos que são trabalhados de forma teórica na escola.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • RAFAEL NEODINI REMEDIO - Início: 04/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ALINE CHAVES REIS SPURI - Início: 04/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RODRIGO AVELAIRA BARBOSA

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA

E-mail Institucional: rodrigo.avelaira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rodrigoavelaira[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/07/2025 - 15:25:25

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 14/07/2025 - 14:42:14

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RODRIGO AVELAIRA BARBOSA: De 04/07/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
14/07/2025 - 14:42:14Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (VITOR LUIS TENORIO MATI)
16/07/2025 - 16:31:16Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 81/2025 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.94.0

Créditos