Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 82/2025
Título: Projeto NutriAES em Ação: Promoção da Saúde e Cuidado Nutricional de Pacientes do Ambulatório Escola de Saúde da UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O presente projeto de extensão visa promover a conscientização da população atendida no Ambulatório Escola de Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) sobre saúde e adoecimento metabólico, com ênfase na prevenção e manejo de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes. Dentre as atividades previstas, destaca-se a continuidade dos atendimentos nutricionais realizados por estudantes que já cursaram a disciplina de Dietoterapia, permitindo o seguimento clínico dos pacientes já atendidos no contexto da disciplina. Além disso, o projeto acolherá novos pacientes que, devido às limitações do cronograma da disciplina, não foram contemplados anteriormente, mas que foram encaminhados por profissionais de saúde do próprio ambulatório. Serão desenvolvidas ações voltadas à comunidade acadêmica e aos pacientes do Ambulatório Escola de Saúde da UFLA (AES-UFLA), incluindo atendimento nutricional supervisionado, ações de comunicação digital (redes sociais), oficinas práticas, grupos educativos e estratégias de capacitação para a promoção da saúde. A proposta busca fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes do curso de Nutrição, ao mesmo tempo em que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população atendida. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso institucional da universidade com a democratização do acesso à informação em saúde e a formação de profissionais capacitados para atuação em contextos reais e interdisciplinares da prática nutricional.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 300
Locais de Realização: Ambulatório Escola de Saúde (AES-UFLA)
Data de Início: 11/08/2025
Data de Término: 11/08/2026
Justificativa: Os projetos de extensão universitária são fundamentais para aproximar a universidade da comunidade, proporcionando impactos positivos na formação acadêmica dos estudantes e na melhoria da qualidade de vida da população. Este projeto atende a esses princípios, pois integra atividades de ensino, pesquisa e assistência nutricional, promovendo benefícios diretos à comunidade atendida e fortalecendo a prática profissional dos estudantes de nutrição. As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam um dos maiores desafios de saúde pública, impactando significativamente a morbimortalidade da população e sobrecarregando o sistema de saúde No Brasil, a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus apresentam alta prevalência, exigindo estratégias eficazes de prevenção e manejo (BRASIL, 2023; Leal et al. 2024). A promoção da saúde através da educação nutricional realizada em um atendimento contínuo e permanente ao paciente é uma ferramenta essencial para a redução do risco e o controle dessas patologias, mas, para que seja efetiva, precisa ser acessível e baseada em evidências científicas. O Ambulatório Escola de Saúde da UFLA já desempenha um papel relevante no atendimento de pacientes com DCNT, oferecendo suporte nutricional individualizado. No entanto, a sistematização dessas atividades por meio de um projeto de extensão amplia seu impacto, garantindo um cuidado mais contínuo e estruturado. Este projeto se propõe a dar continuidade aos atendimentos nutricionais iniciados na disciplina de Dietoterapia - eixo prático da formação clínica em Nutrição -, permitindo o acompanhamento longitudinal dos pacientes previamente atendidos. Além disso, permitirá o atendimento de novos pacientes com indicação nutricional que não puderam ser acolhidos no período regular da disciplina, mas foram encaminhados por médicos e demais profissionais de saúde do próprio ambulatório. Essa continuidade assegura a manutenção do cuidado nutricional e fortalece a formação acadêmica dos estudantes, ao mesmo tempo em que contribui para o monitoramento clínico e a efetividade das intervenções. As atividades previstas incluem a manutenção e ampliação dos atendimentos nutricionais individualizados realizados anteriormente, a inserção de novos casos conforme encaminhamentos internos do ambulatório, ações educativas em grupo, produção de materiais informativos, bem como iniciativas interdisciplinares. O acompanhamento longitudinal dos pacientes permitirá a avaliação contínua da efetividade das intervenções nutricionais e possibilitará a produção de conhecimento aplicável à prática clínica.
Caracterização dos Beneficiários:
- Pacientes atendidos no Ambulatório Escola de Saúde da universidade, incluindo indivíduos com hipertensão, diabetes, obesidade e outras condições crônicas que necessitam de acompanhamento nutricional. - Comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e técnicos administrativos que poderão participar das atividades educativas e de promoção da saúde. - Estudantes do curso de Nutrição, que terão a oportunidade de integrar conhecimentos teóricos à prática profissional sob supervisão docente.
Objetivos:
- Proporcionar assistência nutricional à população atendida pelo ambulatório escola, com foco na alimentação saudável e prevenção e/ou controle de doenças crônicas. - Promover educação nutricional por meio de redes sociais, palestras, oficinas educativas, rodas de conversa e materiais informativos. - Implementar um programa de acompanhamento nutricional para grupos de risco. - Manter e ampliar os atendimentos realizados na disciplina de Dietoterapia, acolhendo novos casos encaminhados por profissionais do ambulatório. - Criar um programa de acompanhamento remoto por meio de aplicativos ou redes sociais. - Integrar ensino, pesquisa e extensão na formação prática dos estudantes.
Metas:
- Realizar atendimentos nutricionais periódicos, mantendo pacientes já atendidos e acolhendo novos encaminhamentos. - Beneficiar pelo menos 150 pacientes por semestre. - Ofertar pelo menos 2 oficinas e 2 palestras educativas por semestre. - Produzir e distribuir materiais educativos. - Garantir a participação ativa de ao menos 20 estudantes de Nutrição. - Estabelecer parcerias com unidades de saúde e entidades comunitárias.
Fundamentação Teórica:
A promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são diretrizes fundamentais para políticas públicas nacionais e internacionais (WHO, 2021; BRASIL, 2020). A alimentação inadequada está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de condições como obesidade, diabetes e hipertensão, sendo necessária a implementação de estratégias interdisciplinares para o manejo e prevenção dessas doenças (MARTINS et al., 2019). O papel do nutricionista na atenção secundária tem sido amplamente reconhecido, destacando-se a necessidade de intervenções baseadas em evidências científicas e na educação nutricional como ferramenta de mudança de comportamento alimentar (SILVA et al., 2020). Neste contexto, os ambulatórios escola representam um ambiente privilegiado para a formação prática de estudantes e para a promoção da saúde da comunidade atendida, fortalecendo a atuação profissional orientada por princípios éticos e científicos. Referências Bibliográficas: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas: Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Obesidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 10 jul. 2025. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2023: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 10 jul. 2025. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020. IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Doenças crônicas não transmissíveis. Disponível em: (https://idec.org.br/alimentacaoempauta/doencas-cronicas-nao-transmissiveis? Acesso em: 11/07/2025 LEAL, T.; et al. Noncommunicable disease burden in Brazil and its states from 1990 to 2021, with projections for 2030. ScienceDirect, 2024 (dados sobre mortalidade por DCNTs). MARTINS, A. P. B.; MONTEIRO, C. A.; CANELLA, D. S. Promoção da alimentação adequada e saudável: estratégias na atenção primária à saúde. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 43, e66, 2019. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.66 MELO, L. M. S. et al. Ações de extensão universitária como espaço de construção do conhecimento e promoção da saúde. Revista Extensão em Debate, v. 9, n. 2, p. 173-186, 2020. OLIVEIRA, C. S.; FERREIRA, J. P.; PEREIRA, P. M. Educação alimentar e nutricional: potencialidades para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 1, p. e124, 2021. SILVA, A. A.; COSTA, R. M.; OLIVEIRA, L. P. Educação nutricional como estratégia de intervenção em doenças crônicas: uma revisão. Revista Saúde em Foco, v. 12, n. 1, p. 45-54, 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA). Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição. Lavras: UFLA, 2023. WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Noncommunicable diseases. Key facts. Geneva: WHO, 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/noncommunicable-diseases. Acesso em: 10 jul. 2025. WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Food and nutrition policy for schools: a tool for the development of school nutrition programmes in the European Region. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe, 2006.
Metodologia:
1.Ações Educativas: - Palestras, oficinas e grupos de apoio. - Produção de cartilhas, posts, vídeos e infográficos. 2.Monitoramento e Avaliação: - Continuidade dos atendimentos da disciplina de Dietoterapia. - Inclusão de novos pacientes encaminhados por profissionais do ambulatório. - Avaliação clínica, aplicação de questionários, elaboração de relatórios.
Impactos na Formação Discente:
- Vivência em atendimento real. - Desenvolvimento de habilidades técnicas, interpessoais e comunicativas. - Estímulo ao pensamento crítico e prática baseada em evidências. - Formação cidadã com responsabilidade social.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
- Aplicação de conhecimentos em atividades práticas. - Geração de dados para pesquisa. - Transferir o conhecimento científico em ações de impacto comunitário.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
- Melhoria da saúde da população atendida. - Redução de agravos nutricionais. - Empoderamento da comunidade com informações baseadas em ciência.
Resultados Esperados:
- Melhoria nos indicadores de saúde dos pacientes. - Maior adesão às orientações nutricionais. - Integração efetiva ensino-serviço-comunidade. - Produção de materiais educativos e conhecimento científico.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
- Número de pacientes atendidos. - Melhora em exames bioquímicos e dados antropométricos. - Frequência e adesão às atividades. - Participação discente e produção acadêmica.
Cronograma: Agosto- 2025: Início oficial do projeto. Reunião inicial com bolsistas e voluntários. Triagem de pacientes novos. Retomada do atendimento a pacientes já acompanhados. Setembro - 2025: Atendimentos nutricionais individuais. Acolhimento de novos encaminhamentos. Grupo educativo 1. Oficina prática 1. Outubro - 2025: Continuidade dos atendimentos. Palestra educativa 1 (comunidade acadêmica ou pacientes). Grupo educativo 2. Produção de materiais informativos. Acompanhamento clínico dos pacientes. Novembro- 2025: Atendimentos e reavaliação parcial. Oficina prática 2. Grupo educativo 3. Monitoramento de indicadores e apresentação de resultados parciais no CONEX. Dezembro - 2025: Encerramento do semestre letivo. Relatório parcial e encaminhamentos para recesso. Janeiro - 2026: Recesso dos atendimentos. Sistematização dos dados do semestre anterior. Fevereiro - 2026: Planejamento do semestre 2026/1. Seleção/revisão de pacientes antigos e novos. Ajuste nas metas conforme avaliação semestral. Março - 2026: Retomada dos atendimentos nutricionais. Acolhimento de novos pacientes encaminhados. Oficina prática 3. Abril - 2026: Continuidade dos atendimentos. Grupo educativo 4. Palestra educativa. Maio-2026: Atendimentos e novas triagens. Oficina prática 4. Grupo educativo 5. Início da produção de relatório parcial. Junho - 2026: Reavaliação clínica e bioquímica dos pacientes. Oficina prática 5. Grupo educativo 6. Coleta de dados para avaliação de impacto. Julho - 2026: Finalização dos atendimentos. Relatórios finais de atividades e indicadores. Evento de encerramento e devolutiva aos pacientes. Avaliação discente e docente. Agosto - 2026: Consolidação final do projeto (até 11/08). Encaminhamento do relatório de extensão institucional. Divulgação dos resultados obtidos. Planejamento para continuidade futura do projeto (2ª edição). Observações importantes: As ações de comunicação digital (postagens em redes sociais, vídeos, infográficos) ocorrem de forma contínua durante os meses ativos, com foco em temas como alimentação saudável, controle de DCNTs, autocuidado e educação em saúde. Cada grupo educativo será temático (ex: hipertensão, obesidade, diabetes e outros). A equipe de estudantes é renovada a cada semestre, com bolsistas fixos e voluntários em rodízio conforme as turmas do curso. A produção acadêmica (relatórios, relatos de experiência, pôsteres ou artigos) pode ocorrer paralelamente durante os meses de abril a agosto.
Descrição Resumida: O projeto visa promover a educação nutricional e o cuidado contínuo de pacientes com DCNTs atendidos no Ambulatório Escola da universidade. As ações envolvem a continuidade dos atendimentos iniciados na disciplina de Dietoterapia e o acolhimento de novos encaminhamentos, com oficinas, palestras e estratégias de comunicação, fortalecendo a formação discente e o compromisso social da instituição.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MELISSA GUIMARAES SILVEIRA REZENDE
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: melissa_silveiraufla.br
E-mail Alternativo: melnutricaohotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/07/2025 - 12:05:05
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/07/2025 - 12:08:31
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.94.0
Créditos