UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 118/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Divulgação Científica em Computação por meio do Instagram e Eventos Institucionais de Extensão - DAC e DCC

Programa de Extensão: Divulgação Científica em Computação por meio de Mídias Digitais

Resumo da Proposta: A divulgação científica pode ser definida como o uso de recursos técnicos e de processos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público externo à comunidade acadêmica. O objetivo principal deste projeto é realizar ações de divulgação científica na área de computação, assim como o compartilhamento dos espaços e ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito dos Departamentos de Computação Aplicada (DAC) e de Ciência da Computação (DCC). As ações de divulgação científica serão orientadas a atingir o público externo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do desenvolvimento de pôsteres, apresentações, estandes e visitas guiadas durante eventos institucionais de extensão, tais como o UFLA Faz Extensão, UFLA de Portas Abertas, Semana da Computação e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além destas ações, que envolvem o contato direto com o público externo, serão realizadas de forma contínua, durante todo o período do projeto, outras ações de divulgação por meio do Instagram. Mídias digitais alcançam reconhecidamente um número cada vez maior de pessoas e são um meio eficiente de acesso e compartilhamento de informações de forma rápida e interativa. Uma importante contribuição da proposta é a sua capacidade de desmistificação às fake news e ao negacionismo da ciência, por meio do compartilhamento de informações confiáveis e de conhecimentos científicos na área de computação e tecnologias da informação, propiciando um olhar mais crítico e avaliativo da população em geral nesta área.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: ND

Número Estimado de Participantes: 10

Locais de Realização: Dependências do prédio do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Instagram.

Data de Início: 06/04/2026

Data de Término: 06/04/2027

Justificativa:

A sociedade atual vive um momento marcado pelo fluxo frenético de diversos tipos de informações sendo disponibilizadas simultaneamente. Nesta era digital, a quantidade de dados, informações e conhecimentos cresce vertiginosamente a cada instante. Em um cenário profuso como esse, a extensão universitária pode assumir um papel de destaque na apropriação de mecanismos e ferramentas confiáveis para a divulgação científica, contribuindo na disponibilização simplificada de informações cientificamente fundamentadas.

A realização de ações de divulgação científica em linguagem popular permite o intercâmbio de informações entre a universidade e o público externo à comunidade acadêmica, oportunizando um espaço acessível e de amplo alcance, quando também considerada a utilização de mídias digitais como meios alternativos, para a troca de conhecimentos, experiências e vivências, tornando-se, assim, um elo entre o campo acadêmico e a sociedade.

Caracterização dos Beneficiários:

De modo geral, toda a sociedade se beneficia com a presente proposta. Além de atender de forma mais direta os interesses da comunidade regional de Lavras e cidades circunvizinhas, por meio dos eventos institucionais de extensão que atraem milhares de pessoas ao campus, o uso de uma mídia digital como meio de divulgação científica paralelo permite um alcance e visibilidade maiores, podendo alcançar todo o território nacional ou até mesmo outros países.

Para os estudantes, participar do projeto contribuirá para as suas formações cidadãs, por meio da apresentação, junto à sociedade, dos conhecimentos adquiridos através de suas vivências acadêmicas de modo interprofissional e interdisciplinar.

Para o público externo à comunidade acadêmica, o projeto é um importante elo com a universidade, propulsionando a troca de conhecimentos, a participação e o contato com as questões complexas contemporâneas presentes no atual contexto social.

Objetivos:

O objetivo principal deste projeto é realizar ações de divulgação científica na área de computação, assim como o compartilhamento dos espaços e ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito dos Departamentos de Computação Aplicada (DAC) e de Ciência da Computação (DCC). As ações de divulgação científica serão orientadas a atingir o público externo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do desenvolvimento de pôsteres, apresentações, estandes e visitas guiadas durante eventos institucionais de extensão, tais como o UFLA Faz Extensão, UFLA de Portas Abertas, Semana da Computação, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e outros eventos que vierem a serem criados. Além destas ações, que envolvem o contato direto com o público externo, serão realizadas de forma contínua, durante todo o período do projeto, ações de divulgação por meio do Instagram. Entre os objetivos específicos, destacam-se:

1. formalizar um projeto de divulgação científica para a divulgação geral das ações realizadas pelos membros do DAC e DCC de forma unificada, como por exemplo, atividades desenvolvidas por núcleos de estudo, grupos de pesquisa e em laboratórios de ensino, assim como o compartilhamento e discussão de outras ações dos referidos departamentos junto à instituição;

2. apresentar e debater junto à sociedade as últimas descobertas e realizações na área de computação;

3. contribuir com o papel institucional de combate às fake news e ao negacionismo da ciência, por meio do compartilhamento de informações confiáveis na área de computação;

4. capacitar a comunidade externa a desenvolver um olhar mais crítico e avaliativo das ferramentas, tecnologias e conhecimentos científicos na área de computação e tecnologias da informação.

Metas:

Entre as metas previstas, destacam-se:

1. Desenvolver pelo menos 4 (quatro) materiais de divulgação científica, em diferentes formatos (slides, pôsteres, vídeos, guias para visitas guiadas, entre outros) a serem utilizados durante apresentações presenciais, descrevendo os espaços e ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito dos departamentos DAC e DCC, assim como as principais pesquisas, descobertas, ferramentas e tecnologias na área da computação;

2. Desenvolver pelo menos quarenta materiais de divulgação científica, em diferentes formatos (posts, reels, stories, enquetes, entre outros) a serem utilizados no Instagram, descrevendo as principais pesquisas, descobertas, ferramentas e tecnologias na área da computação, assim como descrevendo os espaços e ações dos departamentos DAC e DCC;

3. Realizar pelo menos uma ação de divulgação científica, de forma presencial, durante o UFLA Faz Extensão;

4. Realizar pelo menos uma ação de divulgação científica, de forma presencial, durante o UFLA de Portas Abertas;

5. Realizar pelo menos uma ação de divulgação científica, de forma presencial, durante a Semana da Computação;

6. Realizar pelo menos uma ação de divulgação científica, de forma presencial, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;

7. Realizar pelo menos uma publicação, semanalmente, para a divulgação científica na área de computação (de modo geral), no perfil do Instagram a ser criado.

Fundamentação Teórica:

De acordo com Albagli (ALBAGLI, 1996), a divulgação científica (DC), também chamada de popularização da ciência, pode ser definida como o uso de recursos técnicos e de processos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público externo à comunidade acadêmica. Uma vez que esta comunicação visa alcançar um público mais amplo e leigo, a divulgação oriunda desses processos implica na tradução ou adaptação de uma linguagem especializada para um formato simples e de fácil compreensão para o público em geral, como o cidadão comum, tido como público leigo (ARAÚJO et al., 2023).

Conforme salientado em (LEITE et al., 2022), nem todo tema científico investigado é acessível para todas as pessoas, seja por falta de entendimento de particularidades de diferentes áreas do conhecimento, pelo acesso limitado a informações restritas a determinados grupos ou até mesmo pela falta de uma formação adequada para compreender os fatos, resultados e necessidades de uma determinada pesquisa. Esse juízo restringido gerado pela incompreensão pode levar parte da população a desenvolver sentimentos de dúvida e medo em relação às novas descobertas científicas e ao próprio papel do conhecimento científico. Neste contexto, a divulgação científica é uma importante ferramenta para a popularização do caráter benéfico da atividade científica e de suas aplicações, educando a população não apenas em relação ao “o quê” é pesquisado/desenvolvido, mas também revelando “quem” e “como se faz” a ciência em diferentes áreas do conhecimento. Segundo os autores, “a alfabetização científica supõe a formação cidadã para a apropriação e aplicação dos conhecimentos científicos, como benefícios para si, para a sociedade e para o meio ambiente”.

Como outros segmentos da sociedade, a divulgação científica também acompanhou as transformações provocadas pelas novas tecnologias, principalmente aquelas associadas às mídias digitais (MD). As interações na esfera digital além de aproximar os indivíduos também ampliam a difusão de informações em um intervalo de tempo cada vez menor e mais dinâmico (RODRIGUES e AMORIM NETO, 2023). Vale observar que as MD permitem uma maior liberdade de escolha em relação a eventuais temas de interesse, assim como uma maior oportunidade de interação e compartilhamento. Assim, as MD além de popularizar o conhecimento científico, também permitem ampliar o alcance e interações com o público externo.

Como Wolkers (WOLKERS, 2023) salienta, as mídias digitais mudaram de forma impactante o modo como as pesquisas científicas são apresentadas ao público geral. Se, anteriormente, as informações eram publicadas em periódicos e eventos científicos e então divulgadas lentamente por meio da imprensa escrita ou televisionada, atualmente, os resultados e conclusões de artigos científicos que acabaram de ser publicados podem alcançar os demais segmentos da sociedade em questão de minutos.

Infelizmente, a facilidade de produção e compartilhamento de informações nas mídias digitais, também apresenta um viés prejudicial. A criação de conteúdos de forma insensata pode gerar opiniões e comportamentos baseados em dados sem validade científica, contribuindo na disseminação das chamadas fake news, pseudociências e negacionismo, trazendo prejuízos nas esferas sociais, políticas, educacionais e de saúde (LEITE et al., 2022). Contudo, conforme afirma Moreira et al. (MOREIRA et al., 2023), as próprias mídias digitais podem ser utilizadas como ferramentas de desmistificação às fake news e ao negacionismo da ciência, por meio do compartilhamento de informações confiáveis e pela difusão da importância de estudos sobre como utilizar MD eficientemente para o compartilhamento de conhecimentos científicos, propiciando um olhar mais crítico e avaliador da população em geral.

Mídias digitais alcançam reconhecidamente um número cada vez maior de pessoas e são um meio eficiente de acesso e compartilhamento de informações de forma rápida e interativa. Segundo o relatório Digital 2024: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal, no início de 2024, o Brasil contava com mais de 187,9 milhões de usuários de internet, representando um percentual de 86,6% de toda a população. Destes, mais de 144 milhões são usuários de mídias sociais. A média brasileira de tempo gasto na internet diariamente é de 9 horas e 13 minutos, sendo que a média diária de tempo gasto utilizando exclusivamente redes sociais chega a 3 horas e 37 minutos. Dentre as principais mídias sociais utilizadas regularmente pelos brasileiros destacam-se o Tiktok, Whatsapp, Youtube, Instagram, Facebook e o X (Twitter). Rodrigues e Amorim Neto (RODRIGUES e AMORIM NETO, 2023) destacam em seu trabalho que o Instagram é uma plataforma viável para a divulgação e compartilhamento de conteúdos científicos direcionados ao público em geral, sendo uma importante ferramenta para a educação informal, a alfabetização científica e a visibilidade das próprias descobertas científicas.

Metodologia:

O projeto contará com o apoio de uma equipe de trabalho formada majoritariamente por discentes de graduação. Considerando-se os diferentes papéis envolvidos em ações de divulgação científica, a equipe de trabalho será organizada, de forma rotativa, em funções como: redatores de conteúdo, revisores, editores de imagem/vídeo, produtores, apresentadores/prelecionistas e operadores do perfil institucional. Serão realizadas ações de divulgação científica, de forma presencial, nos eventos institucionais de extensão, tais como o UFLA Faz Extensão, UFLA de Portas Abertas, Semana da Computação, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e outros eventos que vierem a serem criados. Paralelamente, serão mantidas ações de divulgação científica no perfil do Instagram de forma contínua ao longo do projeto.

A criação e manutenção do perfil dos departamentos DAC e DCC no Instagram seguirá as orientações contidas no Guia de Mídias Sociais da UFLA e será realizada por meio de um e-mail institucional do DAC ou DCC. Em um primeiro momento, será pleiteada a criação de um perfil institucional. A solicitação para criação do perfil institucional será realizada por meio do catálogo de serviços GLPI (glpi.ufla.br) da UFLA, sendo este o processo definido pela própria instituição para estes casos. Caso a solicitação de reconhecimento de um perfil institucional não seja atendida, o perfil a ser gerenciado seguirá, mesmo assim, todas as recomendações estabelecidas no Guia de Mídias Sociais. Os seguintes critérios serão adotados para o gerenciamento do perfil do presente projeto:

1. o projeto contará com um coordenador de perfil, que será um servidor efetivo do DAC ou DCC responsável pelos conteúdos publicados, pelas interações com o público e pelo armazenamento e troca regular da senha do perfil. Cabe ainda ao coordenador compor, treinar e coordenar a equipe responsável pelo perfil, monitorar o trabalho da equipe de trabalho e remover, tão logo tome conhecimento, qualquer publicação que contenha erros e/ou atentem contra a segurança da informação;

2. o plano de trabalho do perfil institucional do projeto apresentará as seguintes características:

2.1 Público alvo: sociedade em geral;

2.2 Frequência das postagens: se viável, pretende-se a publicação semanal no perfil institucional de pelo menos 2 ou 3 stories e 1 feed.

2.3 Teor das postagens: notícias sobre a área de computação, notícias institucionais, ações de pesquisa/ensino/extensão realizadas dentro do âmbito dos departamentos DAC e DCC;

2.4 Fluxo de produção e revisão dos conteúdos: o desenvolvimento de artes digitais e vídeos seguirá as orientações do Manual de Identidade Visual da UFLA, que é um documento institucional elaborado pela DCOM que traz orientações sobre a correta aplicação da marca da instituição, garantindo a sua integridade e uma comunicação eficaz. Será mantido um banco de imagens e vídeos do próprio projeto, que poderá ser complementado por materiais provenientes de bancos de imagens e vídeos com licenciamento de uso gratuito, com a devida citação de proveniência. Ao ser identificado qualquer erro de informação, de ortografia ou de redação em publicações postadas, as mesmas serão apagadas, corrigidas e/ou repostadas quando a situação assim o permitir.

2.5 Forma de relacionamento com o interlocutor: o Instagram oferece diferentes meios de relacionamento com o interlocutor, dentre os principais, destacam-se as funções de comentário e compartilhamento, as ações de Curtida em publicações e a troca de mensagens privadas com um único interlocutor;

2.6 Tom de voz para interação junto ao público: de modo geral, será utilizado um tom de voz Amigável e Acolhedor nas publicações e interações a serem realizadas por meio do perfil institucional, adotando um discurso educativo, inclusivo e aberto à pluralidade e diversidade;

2.7 Rotinas de monitoramento: o monitoramento do perfil será realizado diariamente pela equipe de trabalho, conforme as seguintes rotinas:
2.7.1Leitura de todas as mensagens e comentários;
2.7.2 Respostas imediatas para demandas imediatas;
2.7.3 Encaminhamento de dúvidas e/ou críticas para outros setores relacionados;
2.7.4 Análise de menções ao perfil institucional e busca por palavras-chaves, como por exemplo: DAC, DCC, Departamento de Computação Aplicada, Departamento de Ciência da Computação.

3. a equipe responsável pelo projeto atenderá às diretrizes da Resolução Normativa CUNI No 063, de 23 de novembro de 2022, do Guia de Mídias Sociais, assim como respeitará o Manual de Identidade Visual da UFLA;

4. a equipe de trabalho produzirá mensalmente um relatório de atividade do perfil, contendo no mínimo as seguintes informações:

4.1Número de seguidores registrados do perfil;
4.2 Engajamento (por exemplo: quantidade de Curtidas, quantidade de comentários e quantidade de mensagens diretas realizadas com eventuais interlocutores);
4.3 Alcance das publicações;
4.4 Quantidade de publicações realizadas e removidas.

Impactos na Formação Discente: Os estudantes envolvidos no presente projeto terão a oportunidade de se aprofundarem nos mais variados assuntos dentro da área de computação e da tecnologia da informação. Além disso, irão desenvolver ainda habilidades de síntese e adaptação de conteúdos científicos para uma linguagem apropriada para a população em geral. Outro ponto importante é que estes alunos também terão um contato direto com o público externo à comunidade acadêmica, por meio dos eventos institucionais de extensão e pelos canais de comunicação oferecidos pelo Instagram, permitindo a formação de um elo real e dinâmico entre a universidade e a comunidade. Esse contato proverá tanto a capacidade de sanar as dúvidas apresentadas pelo público quanto também a possibilidade de educá-lo sobre o combate ao negacionismo da ciência. Uma vez que o projeto demandará a colaboração de múltiplos discentes, os mesmos ainda trabalharão habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e uso de ferramentas de edição de imagens e vídeos. Estimativa do número de vagas para discentes: 10 vagas. Estimativa de carga horária por discente: de 6 a 10 horas semanais.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O presente projeto se encontra associado a um programa de extensão mais amplo que busca se apropriar das mídias digitais como um meio de fomentar a indissociabilidade entre os pilares de ensino, pesquisa e extensão que regem a universidade. Como foco principal, dar-se-á ênfase ao pilar da extensão universitária, promovendo a interação entre a instituição e os demais setores da sociedade. Além disso, o projeto também proporcionará uma maior visibilidade das funções sociais da universidade, especificamente dos Departamentos de Computação Aplicada e de Ciência da Computação, divulgando as tecnologias e conhecimentos produzidos nas áreas de ensino e pesquisa relacionadas aos referidos departamentos, reforçando, portanto, as relações comunitárias entre a academia e a sociedade neste campo do conhecimento.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A facilidade de produção e compartilhamento de informações sem base científica fundamentada tem o potencial de gerar prejuízos para toda a sociedade ao espalhar notícias falsas ou sem comprovação científica, influenciando diretamente, por exemplo, instituições de ensino e pesquisa, políticas públicas, prevenções e tratamentos de doenças. Neste contexto, a universidade, por meio de seu caráter extensionista, pode e deve se apropriar de todas as ferramentas disponíveis, para reverter eventuais quadros de desconfiança em relação à ciência, por meio de uma divulgação científica séria e comprometida. Neste contexto, a divulgação científica é uma importante ferramenta para aproximar a universidade e a sociedade, permitindo que a instituição cumpra o seu papel social de oportunizar o acesso ao conhecimento científico produzido dentro de suas salas de aulas e laboratórios.

Resultados Esperados:

Entre os resultados esperados destacam-se:

1. melhoria da divulgação de descobertas científicas na área de computação, assim como de tecnologias e conhecimentos gerais desta área;

2. melhoria da visibilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos Departamentos de Computação Aplicada e de Ciência da Computação da UFLA;

3. aumento da interação entre os setores de computação da universidade e a sociedade externa, por meio de ações de divulgação científica em diferentes formatos e meios;

4. aumento do número de publicações, em eventos de pesquisa/extensão ou periódicos acadêmicos, relacionadas ao uso de mídias digitais para divulgação científica.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Como indicadores do desenvolvimento do projeto pode-se avaliar:

1. a quantidade de discentes associados ao projeto;

2. a quantidade de ações presenciais de divulgação científica nos eventos institucionais de extensão da universidade;

3. a quantidade de pessoas atendidas durante as ações presenciais de divulgação científica;

4. o alcance e a quantidade de interações das publicações realizadas pelo Instagram (por exemplo: o número de seguidores, a quantidade de Curtidas, a quantidade de comentários, o alcance territorial e a quantidade total de publicações realizadas e removidas);

5. a quantidade de publicações em eventos de pesquisa/extensão ou periódicos acadêmicos relacionados ao projeto.

Cronograma:

Para a consecução dos objetivos da presente proposta, sugere-se as ações descritas no cronograma a seguir:

Ação [1]: solicitação de criação de perfil institucional no Instagram, por meio do catálogo de serviços GLPI (glpi.ufla.br) da instituição.

Ação [2]: Abertura de editais e/ou chamadas para seleção de colaboradores discentes no projeto, considerando-se os diferentes papéis envolvidos em ações de divulgação científica;

Ação [3]: Treinamento da equipe de trabalho. A equipe de trabalho deve passar por um processo de capacitação abordando principalmente as orientações contidas no Guia de Mídias Sociais e no Manual de Identidade Visual da UFLA. Capacitações em ferramentas de edição de imagens e vídeos também serão conduzidas;

Ação [4]: Desenvolvimento de diferentes materiais de divulgação científica, em diferentes formatos (slides, pôsteres, guias, vídeos, posts, stories, reels, entre outros), descrevendo os espaços e ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito dos departamentos DAC e DCC, assim como as principais pesquisas, descobertas, ferramentas e tecnologias na área da computação;

Ação [5]: Desenvolvimento de plano de atuação e cronograma de publicação para o perfil do Instagram;

Ação [6]: Realização, de forma presencial, de ações de divulgação científica nos principais eventos de extensão da instituição;

Ação [7]: Manutenção do perfil instituciona com notícias sobre a área de computação, notícias institucionais, ações de pesquisa/ensino/extensão realizadas dentro do âmbito dos departamentos DAC e DCC;

Ação [8]: Elaboração de relatório geral após cada evento institucional de extensão, contendo informações básicas como: tipo de material de divulgação desenvolvido, natureza do conteúdo apresentado, número de pessoas atendidas durante a ação de divulgação, perfil das pessoas atendidas;

Ação [9]: Elaboração de relatório mensal do perfil institucional. Mensalmente, a equipe de trabalho deverá manter um relatório contendo informações básicas sobre o perfil criado, indicando, pelo menos, as seguintes informações: número de seguidores, quantidade de Curtidas, quantidade de comentários, alcance territorial e quantidade total de publicações realizadas e removidas;

Ação [10]: Redação de relatório final e/ou artigos que indiquem o desenvolvimento, desempenho e impacto geral do projeto.

Ação [11]: Participação no Congresso de Extensão CONEX da UFLA e/ou outros eventos de divulgação de atividades de extensão.

Descrição Resumida: A divulgação científica pode ser definida como o uso de processos para a comunicação da informação científica ao público externo à comunidade acadêmica. O objetivo deste projeto é realizar ações de divulgação científica na área de computação, por meio do desenvolvimento de pôsteres, apresentações, estandes e visitas guiadas durante eventos institucionais de extensão, tais como o UFLA Faz Extensão e o UFLA de Portas Abertas. Também serão realizadas ações de divulgação por meio do Instagram.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JANDERSON RODRIGO DE OLIVEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO APLICADA

E-mail Institucional: janderson.roliveira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: janderson.rodrigo[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 25/08/2025 - 13:24:31

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 03/09/2025 - 15:44:00

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JANDERSON RODRIGO DE OLIVEIRA: De 25/08/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
25/08/2025 - 13:24:45Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (JANDERSON RODRIGO DE OLIVEIRA)
03/09/2025 - 15:44:00Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARLUCE RODRIGUES PEREIRA)
11/09/2025 - 07:10:09Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 118/2025 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.5

Créditos