UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 111/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Coral Popular

Programa de Extensão: Programa Institucional de Música

Resumo da Proposta: A proposta visa aproximar a comunidade acadêmica ao contexto no qual está inserida, oferecendo a prática do canto coral de forma democrática, inclusiva e diversa. O coral atenderá a região de São Sebastião do Paraíso por meio de recitais elaborados de modo a contemplar a identidade cultural da cidade, na busca da promoção do desenvolvimento artístico-musical dos participantes e do público em geral.

Área Temática: Cultura

Instituições Parceiras: Secretaria Municipal de Cultura; Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso; Musicativar – Educação Musical

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: UFLA – São Sebastião do Paraíso

Data de Início: 03/04/2025

Data de Término: 15/12/2025

Justificativa:

A criação do Coral Popular representa uma iniciativa fundamental para a democratização do acesso à cultura e à música em São Sebastião do Paraíso, promovendo a integração entre diferentes setores da sociedade. A proposta se sustenta em três pilares principais: educação, cultura e desenvolvimento comunitário, estabelecendo uma conexão entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA); a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e a Associação Comercial, Agropecuária, Industrial e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP) e a escola de música Musivativar – Educação Musical.
O canto coral é uma prática artística acessível e inclusiva, o que possibilita a participação de pessoas com diferentes níveis de experiência musical. Além disso, fortalece habilidades de expressão, socialização, a cultura regional e o trabalho em equipe. O projeto também contribui para a formação musical dos estudantes da UFLA e dos integrantes da comunidade, além de incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e ampliação das oportunidades culturais na cidade.

Caracterização dos Beneficiários: As ações deverão atingir todo o corpo discente, docente e técnico-administrativo, além da comunidade local e regional nas mais diversas classes socioeconômicas, culturais e políticas, estabelecendo parcerias para a promoção humana e o aprimoramento cultural da região de São Sebastião do Paraíso.

Objetivos: O Coral Popular tem por objetivo oferecer espaço à comunidade em geral para a prática do canto e o desenvolvimento da musicalidade através da música. O grupo tem ainda o objetivo de integrar a comunidade acadêmica com a cidade e estabelecer-se como um novo elemento de identidade e representação da Universidade Federal de Lavras na região de São Sebastião do Paraíso.

Metas: Realização de ensaios semanais e apresentação pública do repertório preparado.

Fundamentação Teórica: Tecnicamente, o projeto se apoia em uma bibliografia consolidada, com destaque para obras como A Estrutura do Canto (Miller, 2019), e Canto: uma expressão (Marsola e Baê, 1999).

Metodologia: Os ensaios serão realizados semanalmente, no ambiente da UFLA, com duração de 1h, e acontecerão de abril a dezembro de 2025, garantindo uma trajetória consistente de aprendizado e aprimoramento artístico ao longo do ano. Uma parte do tempo reservado aos ensaios será dedicada à preparação vocal e aprimoramento técnico dos participantes, enquanto a outra parte será dedicada à leitura e preparação do repertório.

Impactos na Formação Discente: As atividades promovidas pelo projeto ampliarão o universo cultural dos alunos ao promover não apenas o acesso à prática musical, mas também ao convívio com outros alunos da graduação, docentes, técnicos administrativos, servidores terceirizados e com a população da região de São Sebastião do Paraíso. Por outro lado, a escolha de um repertório para a música popular e regional reforça a valorização da identidade cultural local, o que proporciona ao público a oportunidade de apresentações que resgatam e celebram a diversidade musical. Além disso, o projeto visa desenvolver o senso de responsabilidade universitária no corpo discente, principalmente no sentido extensionista da vivência acadêmica. Uma vez que o Campus de São Sebastião do Paraíso não atende em sua matriz curricular a formação cultural, os estudantes, juntamente com o corpo docente da instituição, de certo modo, tentam atender, dentro do possível, esta demanda, por meio de projetos de extensão como este.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: São Sebastião do Paraíso é uma cidade particularmente cultural, principalmente com o grande movimento que há em torno das Congadas e Folia de Reis. Devido a este cenário, a educação musical é uma disciplina que compõe o ensino fundamental público da cidade, ou seja, as crianças recebem aulas de música semanais nas escolas, com educadores musicais especialistas, em horário de turno escolar, de acordo com a matriz curricular da cidade. Deste modo, nada mais natural do ações que aproximem a UFLA da comunidade da cidade, contemplarem diretamente a questão musical. Além de promover instantaneamente uma ação extensionista e de ensino musical, o Coral Popular oferece um contexto rico em possibilidades iminentes de pesquisa, que podem ir desde questões tecnológicas relacionadas a performance e registro musical, ou até mesmo a questões socioculturais de impactos e resgate da identidade regional.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A criação do Coral Popular tem um impacto social significativo, pois promove o envolvimento direto da comunidade em atividades culturais acessíveis e de qualidade. Ao reunir estudantes, músicos e moradores de São Sebastião do Paraíso em um ambiente colaborativo, o projeto fortalece os laços sociais e incentiva a participação ativa na vida cultural da cidade. Além disso, proporciona um espaço de expressão artística e pertencimento, o que contribui na formação cultural e bem-estar dos participantes. O coral também se apresenta como uma iniciativa de valorização da música popular e regional, o que auxilia no resgate de tradições e amplia o acesso à cultura para públicos diversos. Apesar de São Sebastião do Paraíso ter uma forte cena cultural de músicas regionais, praticamente não há um programa de formalização de conservação desta cultura, bem como a formação de professores de música para a ampliação e aprofundamento das atividades musicais na cidade. Dessa forma, o projeto se estabelece também como uma alternativa de prática e desenvolvimento musical, inclusive na formação de novos músicos, se colocando como um vetor de transformação social, estimulando o engajamento da população e consolidando a música como uma ferramenta de integração e desenvolvimento humano.

Resultados Esperados: A formação musical de canto coral, a valorização da diversidade cultural da região, a democratização do ensino e aprendizagem musical e a realização de apresentações públicas nos mais diversos ambientes da cidade, estabelecendo parcerias interinstitucionais, com apresentações em eventos da população como um todo, mas também da UFLA, ACISSP e SMCT.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Relatório anual produzido pela coordenação do projeto, coralistas e bolsistas do Programa. Além de possíveis registros audiovisuais.

Cronograma: Reuniões mensais de planejamento de atividades; ensaios semanais.

Descrição Resumida: A criação do Coral Popular busca democratizar o acesso à cultura e à música em São Sebastião do Paraíso, integrando diferentes setores da sociedade. A proposta se apoia em três pilares: educação, cultura e desenvolvimento comunitário, unindo UFLA, SMCT, ACISSP e a escola Musivativar. Com ensaios semanais na UFLA, de abril a dezembro de 2025, o projeto garante aprendizado e aprimoramento artístico contínuos.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • JULIANA BERTOCO - Início: 15/08/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA CLAUDIA FESTUCCI DE HERVAL

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: ana.festucci[em]ufla.br

E-mail Alternativo: anafestucci[em]outlook.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/08/2025 - 17:05:04

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 03/09/2025 - 10:35:25

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA CLAUDIA FESTUCCI DE HERVAL: De 27/08/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
28/08/2025 - 14:58:24Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (DANIEL PAES DE BARROS PINTO)
29/08/2025 - 19:47:46Projeto de Extensão aprovado pelo Colegiado de Extensão e enviado para o Diretor para aprovação. (DIONE ANDRADE LARA)
03/09/2025 - 10:35:25Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 111/2025 (FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.5

Créditos