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Índice:
Número de Registro: 110/2025
Título: Física Sem Mistérios
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto Física Sem Mistérios tem como propósito tornar o aprendizado da Física mais acessível e significativo para alunos do Ensino Médio das escolas públicas. Por meio da realização de experimentos práticos e demonstrações interativas, busca-se desmistificar conceitos físicos tradicionalmente vistos como difíceis, promovendo maior interesse e engajamento dos estudantes. A iniciativa envolve temas de mecânica, fluidostática, ondas, óptica, termologia e eletricidade, sempre associados a situações do cotidiano, possibilitando a compreensão dos fenômenos e estimulando a curiosidade científica.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo e E. E. Paula Frassinetti.
Número Estimado de Participantes: 70
Locais de Realização: UFLA – Câmpus Paraíso; E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo e E. E. Paula Frassinetti.
Data de Início: 28/08/2025
Data de Término: 10/12/2025
Justificativa: A Física é frequentemente percebida pelos estudantes do Ensino Médio como uma disciplina complexa e distante da realidade. Essa percepção contribui para a desmotivação, dificuldades de aprendizagem e baixos índices de desempenho escolar. O projeto visa suprir essa lacuna, proporcionando experiências práticas que relacionam a teoria ao cotidiano dos alunos, despertando neles o gosto pela ciência e pela investigação. Além disso, contribui para a formação cidadã e para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade escolar.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos do Ensino Médio da rede pública, predominantemente de perfil socioeconômico vulnerável, além de professores e comunidade escolar.
Objetivos:
Objetivo Geral Desmistificar a Física no Ensino Médio por meio de atividades práticas que facilitem a compreensão dos conceitos científicos, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Objetivos Específicos Realizar experimentos de diferentes áreas da Física (mecânica, fluidostática, óptica, termologia, eletricidade e ondas) com estudantes do Ensino Médio. Estimular o interesse dos alunos pela ciência e pelas carreiras em áreas tecnológicas. Promover a interação entre os estudantes universitários do BICT e a comunidade escolar. Contribuir para o fortalecimento da extensão universitária como ferramenta de impacto social.
Metas:
Realizar capacitação em física de agosto a setembro/2025. Desenvolver, em tutoria, ao menos 06 experimentos de física. Garantir a participação no Congresso Unificado da UFLA.
Fundamentação Teórica:
A Física Experimental configura-se como uma estratégia pedagógica capaz de integrar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), favorecendo aprendizagens ativas, criativas e interdisciplinares. A investigação com experimentos de baixo custo mostra que essa abordagem aproxima o ensino de Física do método científico e fortalece a aquisição de conhecimento, além de transformar práticas docentes (FERREIRA, 2023). Experiências em escolas de Ensino Médio têm demonstrado que projetos voltados à experimentação em Física ampliam a motivação dos estudantes e estimulam o interesse por carreiras científicas e tecnológicas. O projeto Física Sem Mistério, por exemplo, busca aproximar os alunos do universo da ciência por meio da realização de experimentos acessíveis e demonstrações interativas, despertando maior engajamento e perspectivas de escolha profissional em áreas das ciências exatas (LIMA et al., 2025). Além disso, iniciativas que incentivam a divulgação científica e a popularização da Física no Ensino Médio mostram que oficinas experimentais contribuem para reduzir a percepção de dificuldade da disciplina, ao proporcionar vivências práticas e contextualizadas (SILVA et al., 2021). Pesquisas recentes confirmam que a inserção de atividades experimentais no ensino de Física favorece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, promovendo aprendizagens significativas e maior interação entre estudantes e professores (DUMINELLI et al., 2022). Mais recentemente, discute-se a necessidade de políticas e estratégias institucionais para consolidar projetos de ensino e extensão que aproximem a Física da realidade dos estudantes, potencializando tanto a formação cidadã quanto a preparação profissional para o mundo do trabalho (MOTA, 2025).
Metodologia:
O projeto será desenvolvido em escolas públicas parceiras, envolvendo turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. As atividades serão organizadas em 4 encontros por turma, estruturados da seguinte forma: - Apresentação teórica breve: contextualização do conceito físico. - Realização do experimento: demonstração prática conduzida pelos alunos do BICT, com participação ativa dos estudantes do Ensino Médio. - Discussão e reflexão: diálogo sobre as aplicações cotidianas do fenômeno. -Registro e avaliação: aplicação de questionários curtos para identificar percepções e aprendizagem. Os experimentos incluem, entre outros: - Mecânica: foguetes, carrinho ventilador, roldanas, giroscópio com pneu de bicicleta. - Fluidostática: elevador hidráulico, robô hidráulico, balão de ar quente. - Ondas: telefone de latas, interferência de ondas com smartphone, tubo acústico. - Óptica: caleidoscópio, microscópio com laser, arco-íris na água, difração no cabelo humano, lentes convergentes e divergentes
Impactos na Formação Discente: O projeto possibilita aos estudantes universitários o desenvolvimento de competências pedagógicas e científicas relacionadas ao ensino de Física experimental, como a capacidade de planejar e conduzir atividades didáticas, comunicar conceitos de forma acessível e estimular a curiosidade científica. Além disso, promove habilidades de liderança, trabalho em equipe e fortalecimento da vivência extensionista e interdisciplinar.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: iniciativa articula conteúdos curriculares do curso de BICT (ensino), aplica-os em práticas concretas no contexto escolar por meio da realização de experimentos de Física para alunos do Ensino Médio (extensão) e estimula a produção de materiais didáticos e experimentais que podem ser sistematizados em artigos, relatórios e propostas de inovação pedagógica (pesquisa aplicada).
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto contribui para a inclusão educacional e científica de jovens da rede pública, tornando a Física mais próxima, prática e significativa. Promove a interação entre saber acadêmico e o cotidiano dos estudantes, amplia o interesse pelas ciências exatas, incentiva políticas públicas voltadas à inovação educacional e estimula a escolha por carreiras em áreas STEM, reduzindo desigualdades de acesso à formação científica de qualidade.
Resultados Esperados:
Maior interesse e motivação dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Física. Desenvolvimento de competências de comunicação científica e prática pedagógica nos alunos do curso BICT. Fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade local. Produção de material didático (apostilas e vídeos curtos dos experimentos).
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
O impacto do projeto será avaliado por meio de: - Questionários aplicados aos alunos participantes. - Relatos dos professores das escolas. - Observação do nível de participação e envolvimento dos estudantes.
Cronograma:
- Planejamento e capacitação da equipe universitária: 21 de agosto a 12 de setembro de 2025. - Execução nas escolas: de 15 de setembro a novembro de 2025, em 4 encontros por turma do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. - Avaliação e sistematização dos resultados: novembro – dezembro de 2025.
Descrição Resumida: O projeto de extensão Física Sem Mistério, desenvolvido no âmbito do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem por finalidade promover a popularização científica por meio de atividades experimentais e interativas de Física, destinadas a estudantes do Ensino Médio, contribuindo para a formação acadêmica e cidadã dos participantes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DIEGO BEDIN MARIN
Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
E-mail Institucional: diego-marinufla.br
E-mail Alternativo: db.marinhotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/09/2025 - 19:38:20
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 03/09/2025 - 10:35:12
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.5
Créditos