Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 004/2013
Título: Física Divertida
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Física DivertidaCiclo: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica OBA 2013O projeto “A Magia da Física e do Universo” apresenta uma programação especial para as quintas-feiras as 16h. Esta programação visa apoiar na elaboração de foguetes, para VII Mostra Brasileira de Foguetes, e nas atividades práticas para a XVI OBA, que acontecerá nas escolas nos dias 9 e 10 de Maio. Aprenderemos física de forma divertida através destas atividades práticas, venha a participar conosco!
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: .
Data de Início: 07/03/2013
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: .
Caracterização dos Beneficiários: - Estudantes das escolas da educação básica de Lavras (MG) e região; professores/as da educação básica, discentes dos cursos de licenciatura
Objetivos:
.Divulgar conhecimentos científicos e instigar a curiosidade dos visitantes, a partir da apresentação de exposições, experimentos e atividades que explorem o ensino da Física - Desmistificar a Ciência, tornando-a acessível e relacionável ao cotidiano do público. - Promover a troca de experiências e aproximações entre alunos e professores do Ensino Básico, professores universitários, alunos dos cursos de Licenciatura e pós-graduação, divulgadores em ciências e suas respectivas instituições. - Contribuir para a montagem de exposições e exposição de coleções científicas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nas escolas e espaços públicos de Lavras (MG) e região - Contribuir para a melhoria do Ensino de Ciências e para formação inicial e continuada de professores/as dos ensinos fundamental e médio. - Contribuir para a inclusão social, favorecendo o acesso à informação científica e o acesso à formação científico-tecnológica de jovens e adultos das comunidades dos municípios sul mineiros;
Metas:
Fomentar discussões no campo da educação em ciências, principalmente as pesquisas em novas metodologias de ensino e espaços não formais em educação, com a realização de atividades de formação de professores por meio de palestras, oficinas, cursos de curta duração. - Divulgar conhecimentos científicos e instigar a curiosidade do público, a partir de atividades que serão desenvolvidas por meio das novas exposições, procurando construir uma compreensão pública da ciência como produto do trabalho humano, determinada histórica e socialmente
Fundamentação Teórica:
O conhecimento científico cada vez mais vem assumindo grande importância na formação dos jovens e da população em geral na nossa sociedade contemporânea. O desenvolvimento da ciência e tecnologia vem afetando não só a sociedade ocidental e os países industrializados, mas as populações de todo mundo. Suas implicações estratégicas nas estruturas políticas, econômicas e sociais, já há décadas, coloca o conhecimento científico em um patamar de destaque. Entretanto, a sociedade em geral têm pouco conhecimento ou mesmo uma visão distorcida da Ciência e Tecnologia. Tornam-se assim necessárias ações que propiciem a Alfabetização Científica. Segundo CHASSOT (2006) um maior acesso aos conhecimentos científicos gera indivíduos mais bem informados, que podem exercer plenamente suas condições de cidadania. Nesse contexto o ensino de Física tem um papel relevante, pois possibilita a compreensão e, consequentemente, contribui para a formação dos cidadãos no enfrentamento das grandes questões tecnológicas contemporâneas. Verifica-se também o distanciamento existente entre o cenário de produção do conhecimento (universidade), e escolas. Distanciamento este que afeta o grande público que tem manifestado interesse pela Ciência (BRASIL, 2007). A exposições com temáticas da disciplina Física podem despertar no individuo o interesse pelas ciências de forma dita não formal, ou seja, fora dos espaços escolares tradicionais. Podendo além de despertar a curiosidade, contribuir para a construção de conhecimentos necessários para a formação de indivíduos atuantes. E podem, também, oportunizar atividades voltadas para a formação inicial e continuada de professores. Assim as propostas deste projeto se fundamenta nas contribuições desencadeadas pela pesquisa em Educação e Ensino de Ciências, as quais têm argumentado em favor de práticas de ensino e divulgação de ciências em espaços não formais com uso de exposições itinerantes. Dessa forma as informações científico-tecnológicas se difundirão em em nossa região. Os participantes terão a oportunidade de estudar fenômenos físicos, tocar em objetos, sentir e agir sobre a realidade, reconhecendo pequenas e grandes conquistas construídas pelo conhecimento científico ao longo da história da humanidade.
Metodologia: Esta proposta fundamenta-se nas contribuições fornecidas pelo campo de pesquisa da Divulgação e Educação em Ciências (LAYTON 1986; SHAMOS, 1995; GOUVÊA, MARANDINO e LEAL, 2003, LAW et al. 2000; MARANDINO, 2009; NASCIMENTO JÚNIOR, 2009; MELO, 2012; MONTEIRO,2012; MONTEIRO, 2021), tanto no cenário nacional, quanto internacional, e como metodologia o desenvolvimento e implantação de práticas de ensino de ciências em espaços não formais de educação e em espaços públicos realizando exposições, apresentação de experimentos didáticos científicos e mostras de cinema entre outras.
Impactos na Formação Discente: Os licenciandos envolvidos neste projeto terão que criar experimentos didáticos, elaborar suas explicações e finalmente apresentá-los ao público. Neste processo os estudantes do curso de física da UFLA fortalecerão diferentes aspectos de sua formação como professor de Física. Primeiro desenvolvendo material de baixo custo, depois participando de um processo criativo e de investigação para elaborar as explicações para os fenômenos apresentados, fato que reforça suas capacidades de construir conceitos, e finalmente, a prática de interação com o público, que permitirá a realização de pesquisas sobre as concepções do público sobre esses conceitos.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
A equipe do projeto "Física Divertida" , leva em consideração que ensino, pesquisa e extensão desenvolvem-se de modo indissociável, assim como previstos nos currículos e na proposta de formação didático pedagógica dos cursos de licenciaturas da UFLA (disponível em http://www.ded.ufla.br/arquivos/pfdp.pdf). A execução deste projeto favorecerá a contínua reflexão acerca dos processos educativos em todas as suas interfaces, nos diversos níveis em que visa operar, tanto no interior dos espaços formais (universidade, escolas) quanto nos espaços não formais de educação (Museu, praças públicas). As ações do programa consistirão material para a formulação de novas práticas de ensino das ciências naturais (Astronomia, Física) particularmente com o uso de materiais de baixo custo e também oferecerão oportunidade de formação inicial e continuada de professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, caracterizando o caráter extensionista desta proposta e sua relação com a comunidade, contribuindo para suprir as deficiências infra-estruturais para o ensino de Ciências em especial da rede pública de Ensino. Esse material contribuirá para a reflexão e consequentemente para a produção acadêmica de pesquisadores da área de Ensino de Ciências.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Considerando que os diversos meios de comunicação, como televisão e internet, e sua fácil acessibilidade, contribuem para uma difusão desenfreada de informações referentes aos avanços da ciência e tecnologia, algumas vezes distorcidas, contribuindo para uma má interpretação da atividade científica e do trabalho do cientista. Desta forma é importante que haja movimentos em direção a ações que contribuam para a divulgação científica, em espaços que estimulem a curiosidade e estimulem o interesse dos cidadãos pela Ciência. Neste contexto, a proposta de levar o conhecimento científico e tecnológico à comunidade e ao público escolar pode contribuir com as relações sociais entre as instituições envolvidas.
Resultados Esperados: .
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Questionários aplicado aos participantes bolsistas - Entrevistas com público alvo do projeto - Relatório mensais de atividades - Publicação de resumos - Apresentação de trabalhos em encontros e congressos
Cronograma:
Etapa 1. Planejamento das atividades: 1o. 2o. 3. meses - Etapa 2. Treinamento das atividades: 1o.2o.3o. 4o. meses - Etapa 3. Preparo dos materiais: 2o, 3o. 4o. meses - Etapa 4. Atividades de Ensino e Divulgação em Ciências: 4o. 5o. 6o. 7o. 8o. 9o. 10o. meses. - Etapa 5. Atividades voltadas para a formação inicial e continuada de professores:7o. 8o. 9. 10. meses - Coleta de dados: durante todos os meses - Etapa 6. Preparo do relatório:10o. 11o. 12o. meses.
Descrição Resumida: Este projeto de extensão tem como objetivo despertar do interesse da população pelos conhecimentos e conceitos da Física. Pretende-se levar experimentos que desafiam nossa percepção e sentidos para espaços públicos realizando experimentos, demonstrações, cursos e palestras.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: KAREN LUZ BURGOA ROSSO
Setor: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
E-mail Institucional: karenluzufla.br
E-mail Alternativo: kluzburgoagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/05/2015 - 16:29:04
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/03/2013 - 13:25:09
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/03/2013 - 13:09:15
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos