Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: Não definido
Título: Ginástica na UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A iniciação esportiva é uma etapa que se caracteriza por realizar a prática de exercícios físicos com objetivos educativos e formativos, apresentando atividades variadas para o desenvolvimento global (cognitivo, motor, afetivo, social e moral) e o desenvolvimento de capacidades físicas de crianças e jovens. O projeto de extensão “Ginástica na UFLA” tem como objetivo proporcionar a iniciação esportiva à ginástica para crianças e jovens de Lavras e região, com a realização de exercícios e fundamentos básicos, presentes nas sete modalidades ginásticas. Ainda, o projeto visa detectar e selecionar talentos para a ginástica aeróbica, encaminhando os interessados a se especializarem na modalidade para o projeto de extensão “Ginástica Aeróbica: Equipe de Alto Rendimento”, que possui caráter competitivo. Os integrantes do projeto participarão de aulas no ginásio de ginástica, realizarão apresentações e participarão de eventos organizados na instituição. Destaca-se que os universitários da UFLA também poderão participar das atividades desse projeto de extensão, praticando e conhecendo um pouco mais sobre a modalidade.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Federação Mineira de Ginástica
Número Estimado de Participantes: 150
Locais de Realização: Ginásio de Ginástica - Departamento de Educação Física
Data de Início: 17/08/2020
Data de Término: 31/12/2030
Justificativa: A Educação Física é uma área do conhecimento que atua por meio de intervenções sobre as formas de expressão de cultura corporal, através de esportes, danças, ginástica, lutas, atividades rítmicas e expressivas para todas as pessoas com objetivo de melhor qualidade e condições de vida. Sabendo disso, é discutido o esporte como direito fundamental à vida, os quais são as necessidades básicas para uma vida digna, os direitos a educação, água tratada de qualidade, o direito à vida, entre outros. O esporte se manifesta como Educacional, Recreacional e de Rendimento, sendo que o foco desse projeto está nas áreas educacionais e recreativas. O projeto foi idealizado para a comunidade Lavrense, para que as crianças e jovens tenham esse acesso à pratica esportiva de forma gratuita e de qualidade. Este projeto se justifica pela importância da Universidade oferecer à comunidade atividades esportivas organizadas e orientadas, bem como por se tratar de laboratório de formação para nossos estudantes.
Caracterização dos Beneficiários: O projeto é destinado para crianças e jovens de 5 a 17 anos da comunidade lavrense e entorno. O projeto também viabiliza o contato de universitários estudantes da UFLA com contato da modalidade.
Objetivos: O projeto tem como objetivo geral proporcionar a iniciação esportiva de crianças e adolescentes de Lavras e região, a partir da realização de aulas de ginástica, para que possam experienciar a modalidade e manter regularidade de práticas lúdico-esportivas, promovendo melhorias na saúde e no desenvolvimento cognitivo, motor e biopsicossocial. Como objetivos específicos é possível citar: difundir a prática da Ginástica em Lavras e região; Organizar e promover eventos esportivos em Ginástica; Selecionar praticantes que irão compor a equipe de competição de Ginástica Aeróbica da UFLA.
Metas: Como metas, o projeto visa proporcionar à comunidade a prática das Ginásticas, difundir o conceito de bem estar e qualidade de vida em crianças e jovens e fomentar a consciência da importância da atividade física para os seus praticantes.
Fundamentação Teórica:
A iniciação esportiva é uma etapa que se caracteriza por realizar a prática de exercícios físicos com objetivos educativos e formativos, apresentando atividades variadas para o desenvolvimento global (cognitivo, motor, afetivo, social e moral) e o desenvolvimento de capacidades físicas de crianças e jovens. A iniciação esportiva é um período que abrange desde o momento em que as crianças iniciam-se nos esportes até a decisão por praticarem uma modalidade, por isso, os conteúdos devem ser ensinados respeitando-se cada fase do desenvolvimento das crianças (OLIVEIRA; PAES, 2004). As Ginásticas compõem uma família de manifestações esportivas com caráter artístico que remetem a períodos remotos do desenvolvimento humano. Nesta família de modalidades são trabalhadas e desenvolvidas todas as capacidades físicas e coordenativas, a fim de desenvolver os indivíduos de forma integral.
Metodologia: As atribuições do discente-monitor no projeto incluem planejar e ministrar aulas de iniciação à ginástica, utilizando do lúdico para envolver os praticantes. Haverá a divisão de turmas de acordo com a faixa etária e nível de conhecimento a cerca da modalidade, com aulas de duração aproximada de 1h, de duas a três vezes por semana.
Impactos na Formação Discente: Laboratório de ensino aprendizagem prático para os monitores bolsistas, voluntários e estudantes dos cursos de Educação Física.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O projeto pretende conduzir mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente para a formação profissional dos discentes de graduação do curso de Educação Física e demais graduandos e pós-graduandos dos cursos da saúde que interagirem com o projeto. Para isto, a relação ensino, pesquisa e extensão, acontecerá pela oportunidade de vivenciar, ensinar e aprender novas metodologias de ensino da prática de ginástica. O Projeto serve de campo de estudo para o desenvolvimento de pesquisas diversas na área de iniciação esportiva, além de diversos eventos de extensão que são organizados, tais como festivais e campeonatos. No ensino, o projeto é campo de atividades das disciplinas GFD159 e GFD183.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Todas as atividades do projeto são abertas para a comunidade de forma gratuita.
Resultados Esperados: Os produtos gerados com o desenvolvimento do projeto serão: 1) Desenvolvimento cognitivo, motor e biopsicossocial dos participantes; 2) Promoção de saúde e lazer aos participantes; 3) Publicação de resultados encontrados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos; 4) Participação em eventos; 5) Promoção de eventos; 6) Participação e realização de cursos especializados de formação; 7) Formação de professores; 8) Seleção de atletas para a equipe de competição da UFLA.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Apresentações em Festivais; Seleção de atletas para a equipe de competição; Apresentação de resumos no Conex pelos monitores;
Cronograma:
As atividades a serem desenvolvidas no cronograma são: Planejamento e organização das atividades propostas em aula; Realização de aulas semanais de ginástica para diferentes turmas de acordo com a faixa etária; Realização de festivais de encerramento com apresentações a cada semestre; Estudo e formação teórica sobre iniciação à ginástica; Publicação de resultados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos. As aulas do projeto seguem o cronograma letivo da Educação Básica, durante as férias escolares são desenvolvidas atividades de formação com os monitores.
Descrição Resumida:
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: luizhenriqueufla.br
E-mail Alternativo: lhrmacielhotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/08/2020 - 16:02:55
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/08/2020 - 09:00:21
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/08/2020 - 16:25:53
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos