Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 106/2023
Título: Profissionalização da Gestão Administrativa
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Este projeto de extensão tem como objetivo prestar apoio administrativo e de gestão com foco na administração de materiais e logística como compras, recebimento e distribuição de produtos e serviços e patrimônio. O projeto visa atender também a parte de gestão de serviços incluindo a qualidade, a melhoria contínua, a inovação, o empreendedorismo, a gestão de serviços como um todo, a fim de aprimorar as práticas de gestão desenvolvidas por diferentes organizações
Área Temática: Trabalho
Instituições Parceiras: Organizações e empresas localizadas no estado de Minas Gerais
Número Estimado de Participantes: 300
Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras e outras localidades a serem definidas
Data de Início: 10/10/2023
Data de Término: 09/10/2026
Justificativa:
A profissionalização da gestão e readequação de processos são fundamentais para mitigar problemas nos mais diversos tipos de organização. Entre o problemas pode-se citar: processos/demandas de administração de materiais e patrimônio; compras, estoque, armazenagem com processos e/ou projetos estagnados; uso da tecnologia, eliminação de controles físicos, melhoria da logística e da gestão de serviços, a fim de melhorar a eficiência. A UFLA por outro lado oferta os cursos de administração, administração pública, direito e engenharia de produção, onde o conhecimento desenvolvido nestes cursos podem auxiliar na resolução dos problemas apresentados, bem como na melhoria da eficiência organizacional das organizações parceiras, além de permitir o intercâmbio entre o conhecimento gerado na universidade e as necessidades apresentadas pelas organizações parceiras.
Caracterização dos Beneficiários:
Estudantes de graduação Estudantes de pós-graduação
Objetivos:
- melhorar a gestão administrativa das organizações parceiras - melhorar a logística e a administração de materiais e patrimônio - melhorar os aspectos que envolvem a gestão de serviços - melhorar contínuamente os serviços prestados - desenvolver novos serviços - atuar em compras públicas - melhoria no nível de satisfação e da qualidade dos serviços prestados - melhoria na formação e gestão de filas
Metas:
- melhorar a gestão administrativa de 20 organizações parceiras - melhorar os processos logísticos de 20 organizações parceiras - propor soluções para a área de administração de materiais e patrimônio para 20 organizações parceiras - melhorar os aspectos que envolvem a gestão de serviços para 20 organizações parceiras - melhorar contínuamente os serviços prestados para 20 organizações parceiras - desenvolver novos serviços para 20 organizações parceiras - atuar em compras públicas para 20 organizações parceiras - melhoria no nível de satisfação e da qualidade dos serviços prestados - melhoria na formação e gestão de filas para 20 organizações parceiras
Fundamentação Teórica:
Logística de serviços A logística é a colocação do serviço certo, na hora certa, com a qualidade logística estabelecida em termos do nível de serviço, com o melhor custo. Para que a logística não trave ou melhor para que ela flua e gere bons frutos é fundamental ter estoques satisfatórios, dos produtos necessários para a oferta do serviço, isso é impactado pelo processo de compras, pois no setor público são processos morosos e que se não forem adequadamente planejados, podem comprometer a oferta de determinado serviço. Outro elemento que impacta na logística é a capacidade de armazenamento e distribuição dos materiais necessários à oferta do serviço. Bowersox e Closs (2001, p.19) afirmam que o objetivo da logística é fornecer produtos ou serviços no local e momento esperados pelos clientes, e ressaltam que a implementação das melhores práticas logísticas é um dos grandes desafios das organizações na concorrência global. Os autores mencionam que em 1991, “[...] o Council of Logistics Management (CLM) modificou sua definição da administração da distribuição física, alterando o primeiro termo para logística de distribuição física”, e propôs a seguinte definição para este novo termo: Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.19). Segundo Ballou (2001) a logística inclui todas as atividades importantes para a disponibilização de bens e serviços aos consumidores quando e onde estes quiserem adquiri-los. Essas atividades incluem planejamento, transporte, armazenagem e etc. O planejamento se insere no contexto da logística, de modo a dinamizar as atividades, proporcionando à organização fluxos de processos mais ágeis e econômicos, e em contrapartida, aos clientes, produtos e/ou serviços disponibilizados da melhor forma possível e no momento desejado. Onde desta maneira, haverá a fidelização dos clientes, através da excelência dos serviços. Ao planejamento compete ao gestor definir estratégias para que sejam alcançados os reais objetivos organizacionais, fazendo a organização, obter diferenciais competitivos frente aos seus concorrentes. De acordo com Porter (2006, pág. 52) “O lema da estratégia é ser diferente. Significa escolher, de forma deliberada, um conjunto diferente de atividades para proporcionar um mix único de valores.” A logística, segundo Bovet e Thiagarajan (2000), é a administração, estratégia e controle que envolve o fluxo da matéria-prima até o produto acabado, objetivando o desenvolvimento constante do nível de atendimento, com a finalidade de reduzir os custos, diminuir o volume de estoque e satisfazer as necessidades dos clientes internos. Christopher (2007, p. 2) define logística como o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo. O nível de serviço se destaca como fator de diferenciação frente a esse mercado competitivo. De acordo com Avozani e Santos (2010) a logística é composta de atividades primárias sendo elas, transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos, as quais possuem fundamental importância na redução de custos e maximização do nível de serviços. O aprimoramento do nível de serviço é uma forma eficaz da organização se firmar no mercado, através da conquista do cliente satisfeito. Wood et al. (1999) relatam que o serviço ao cliente é o conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa na busca da satisfação dos clientes, proporcionando ao mesmo tempo, uma percepção de que a empresa pode ser um ótimo parceiro comercial. Esta parceria faz com que ambas as partes se beneficiem na negociação.
Metodologia:
1- Diagnóstico setorial 2- Reuniões entre os envolvidos 3- Redação do caso 4- Identificação de Problemas 5- Apresentação de Alternativas de solução 6- Elaboração do plano de ação 7- Elaboração de relatório setorial (contexto encontrado; questão a ser resolvida; objetivo; caminho percorrido; resultados encontrados; contribuições; limitações e lições aprendidas)
Impactos na Formação Discente: O projeto possibilitará aos discentes da UFLA interações e vivências na realidade organizacional, o que por sua vez é importante para a formação profissional. O projeto é uma oportunidade empírica de aplicar a teoria no cotidiano organizacional e buscar o desenvolvimento de ações empreendedoras que possam contribuir para o aprimoramento profissional. Além disso, a vivência na organização permitirá uma compreensão próxima e detalhada dos pontos positivos e críticos de uma empresa, o que é um direcionamento para a formação de profissionais engajados para a melhoria da mesma.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O projeto estimula o ensino, à medida em que os docentes da UFLA tornam-se atores que auxiliam os discentes a se portarem como técnicos para encontrar e resolver problemas nas organizações parceiras. A pesquisa será utilizada para desenvolver trabalhos de conclusão de curso entre os discentes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto. Por fim, a extensão ocorrerá, à medida que os envolvidos levarão o conhecimento aprendido dentro da universidade para os beneficiários, gerando transformações nas práticas de gestão das organizações parceiras, o que será concretizado pela elaboração de relatórios de consultoria. Dessa forma, será possível uma extensão do conhecimento produzido pela Academia para melhorar as práticas e vivências organizacionais.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto permitirá uma construção de conhecimento coletivo, entre os discentes e os colaboradores das organizações parceiras sobre a profissionalização da gestão, que poderá incitar uma nova forma de pensar, agir e ofertar os serviços prestados à UFLA. Dessa forma, será possível contribuir para o desenvolvimento de uma participação social mais justa e democrática. Além de, possibilitará a construção de conhecimento e do despertar por novas descobertas e oportunidades de vivências no meio socioeconômico.
Resultados Esperados:
- melhoria da gestão administrativa - melhoria nos aspectos que envolvem a logística e a administração de materiais e patrimônio - melhoria nos aspectos que envolvem a gestão e serviços - melhoria contínua dos serviços - possibilidade de desenvolver novos serviços - redução dos prazos de compras - eficiência em compras públicas - redução dos prazos de entrega de produtos e serviços - melhoria no nível de satisfação e da qualidade dos serviços prestados - melhoria na formação e gestão de filas
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Indicadores de Acompanhamento - Número de consultorias realizadas - Número de alunos envolvidos/consultoria - Número de consultorias/área do conhecimento Avaliação: Realização de reunião com a equipe envolvida para avaliar as ações implementadas, isso deverá acontecer ao final de cada semestre, a partir de 3 perguntas chaves: o que valeu a pena; o que precisa ser eliminado; o que precisa ser melhorado. Além da realização de uma pesquisa feita por meio do google formulário para acompanhar a evolução ao longo do tempo
Cronograma:
Semestre 1 - diagnóstico, capacitação e treinamento, mapeamento de práticas de gestão Semestre 2 - capacitação e treinamento, elaboração do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais Semestre 3 - capacitação e treinamento, implementação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; publicação de resumos no CIUFLA e CONEX Semestre 4 - capacitação e treinamento, implementação, acompanhamento e avaliação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; acompanhamento do desenvolvimento de cada setor Semestre 5 - capacitação e treinamento, implementação, acompanhamento e avaliação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; acompanhamento do desenvolvimento de cada setor; ; publicação de resumos no CIUFLA e CONEX Semestre 6 - capacitação e treinamento, implementação, acompanhamento e avaliação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; acompanhamento do desenvolvimento de cada setor, elaboração do relatório final do projeto. elaboração e um artigo tecnológico.
Descrição Resumida: O projeto tem como missão solucionar problemas encontrados nas organizações parceiras, a fim de permitir o vínculo entre a teoria e a prática para os discentes envolvidos. Para tanto foi montado um projeto de extensão envolvendo professores e alunos para compartilhar conhecimento e experiência para juntos apresentar solução para os diversos problemas identificados no campo da profissionalização da gestão.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DANIELA MEIRELLES ANDRADE
Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
E-mail Institucional: daniela.andradeufla.br
E-mail Alternativo: danimeirellesandradehotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/10/2023 - 17:06:12
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/10/2023 - 16:04:20
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.94.0
Créditos