Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 17 2016
Título: DA ESCURIDÃO DAS CAVERNAS À LUZ DO CONHECIMENTO: divulgação de conhecimento em áreas cársticas de Minas Gerais
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: No intuito de promover a sustentabilidade, práticas em educação ambiental vêm sendo utilizadoscom o objetivo de mudar atitudes em relação à conservação de recursos naturais. No presente projeto, temos como objetivo realizar uma análise comparativa de mudança de conhecimento, a partir de questionários aplicados, no início e no final de exposição de atividades educativas. Serão consideradas as mudanças em relação às representações do ambiente de cavernas e importância de sua conservação, construídas por alunos do ensino médio e ensino superior em relação às representações dos temas abordados e estratégias metodológicas adotadas nas atividades de educação ambiental (aulas, cartilhas, palestras e exposições). A primeira etapa de coleta de dados será realizada com a aplicação de um questionário semiestruturado, envolvendo alunos de 5ª à 8ª série e alunos da disciplina GBI151 dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura da UFLA, sem conhecimento prévio do tema ecologia e ecologia e conservação de cavernas. Após a primeira etapa de coleta de dados investiremos num processo formativo em ecologia e conservação de cavernas através da educação ambiental, a ser desenvolvido nos anos de 2015 a 2017. O estudo será constituído de quatro atividades independentes: (1) disponibilização de cartilhas informativas sobre ecologia e conservação de cavernas envolvendo alunos do ensino médio, (2) desenvolvimento de palestra para alunos do ensino médio, (3) realização de exposição para alunos do ensino médio, (4) disponibilização de aulas para alunos da disciplina GBI151 durante um semestre letivo. A segunda etapa de coleta de dados ocorrerá após a aplicação destas atividades utilizando os mesmos questionamentos aplicados na primeira etapa de coleta de dados. A partir da comparação dos questionários aplicados no pré e pós atividades informativas, evidenciaremos como se dá o processo formativo em educação ambiental no contexto da ecologia e conservação de cavernas. Adicionalmente haverá o envolvimento da sociedade com a disponibilização de exposição itinerante em locais públicos. A coleta de dados com os alunos do ensino médio e exposições a sociedade serão realizadas em municipios de Minas Gerais de destaque em relação às atividades de uso de cavernas (Pains, Ataléia, Carrancas). A proposta caracteriza-se como um possível caminho para a imersão da Educação Ambiental no contexto escolar e na sociedade de forma crítica e transformadora.
Área Temática: Meio Ambiente
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 6
Locais de Realização: .
Data de Início: 20/05/2015
Data de Término: 01/09/2025
Justificativa: .
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: .
Metas: .
Fundamentação Teórica: .
Metodologia: .
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: .
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: .
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: .
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARCONI SOUZA SILVA
Setor: DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO
E-mail Institucional: marconisilvaufla.br
E-mail Alternativo: souzasilva.marconigmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 02/12/2015 - 15:50:12
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 27/01/2016 - 09:58:18
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 11/02/2016 - 18:35:23
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos