Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 156/2012
Título: CONTROLE POPULACIONAL DE CANINOS E FELINOS POR MEIO DA ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Superpopulação de animais de estimação é um problema mundial. Comunidades de baixa renda são as principais responsáveis pela expansão da quantidade de cães e gatos errantes, gerando um sério problema de saúde pública. A OMS preconiza o controle da natalidade de cães e gatos, sugerindo que sejam apreendidos de forma correta, humanitária e moderna, para fins de esterilização cirúrgica (castração). Também recomenda implantação de programas de esterilização cirúrgica permanentes, em parceria com entidades protetoras dos animais e instituições de ensino superior (Cursos de Medicina Veterinária), devendo ser gratuitos para animais pertencentes à população de baixa renda e animais abandonados. O Projeto tem como objetivo o atendimento aos animais pertencentes à população de baixa renda de Lavras, aos animais comunitários e aqueles mantidos pela Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais. O Projeto encontra-se em atividade desde 2006 e já castrou gratuitamente 1.214 animais até os dias atuais.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 200
Locais de Realização: .
Data de Início: 01/01/2012
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa:
O crescente número de animais errantes nos municípios e estados brasileiros é uma preocupação constante da população, de entidades de proteção animal e de órgãos de controle epidemiológico. Há inúmeros relatos de acidentes envolvendo animais, sendo a superpopulação de cães e gatos um problema mundial. Sabe-se que a castração é uma das formas mais eficazes de controle populacional, reduzindo abandono e maus-tratos, e evitando doenças causadas pelo uso indiscriminado de fármacos anticoncepcionais. A Organização Mundial da Saúde preconiza o controle da natalidade dos animais de companhia, sugerindo que os mesmos sejam apreendidos, de forma correta, humanitária e moderna, para fins de esterilização cirúrgica. Recomenda ainda a implantação de programas de esterilização cirúrgica permanentes, em parceria com entidades protetoras dos animais e instituições de ensino superior (Cursos de Medicina Veterinária), devendo ser gratuitos aos animais abandonados e aos pertencentes à população de baixa renda, que é a principal responsável pela expansão da quantidade de animais errantes, gerando graves problemas à saúde pública.
Caracterização dos Beneficiários: Animais pertencentes à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, animais comunitários e animais resgatados das ruas e mantidos por entidades de proteção animal/protetores independentes. As principais entidades de proteção animal atendidas são sediadas em Lavras, sendo a Associação Animais Nossos Irmãos e a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais.
Objetivos:
Este Projeto objetiva principalmente o controle populacional de animais pertencentes à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de animais comunitários e daqueles animais resgatados das ruas e mantidos por entidades de proteção animal/protetores independentes, realizando completo atendimento clínico pré-operatório (exame físico, exames hematológicos, exames cardiológicos e exames de imagem, quando necessários) e procedimentos cirúrgicos de esterilização (orquiectomias e ovário-histerectomias). Há ainda a parte educativa sobre guarda responsável de animais de estimação, orientando os tutores sobre os cuidados necessários com seus animais incluindo controle populacional, vacinação, desverminação, alimentação, higiene, segurança, proteção, afeto, respeito e tratamento efetivo.
Metas:
A preocupação com a superpopulação de cães e gatos na cidade de Lavras originou ações quanto à implantação de um Projeto de Extensão para o controle da natalidade destas espécies. A conscientização de que a esterilização cirúrgica de cães e gatos se faz necessária, aliada a uma campanha séria de controle populacional, propiciará uma maior tranquilidade ao futuro dos animais, evitando dor, fome e sofrimento. Ao esterilizar seus animais, as pessoas conseguem evitar a superpopulação dos mesmos e manter o controle do animal sob sua responsabilidade. As comunidades carentes são as principais responsáveis pela expansão da quantidade de cães e gatos errantes, o que gera um sério problema de saúde pública; portanto, este trabalho visa à conscientização principalmente desta classe social.
Fundamentação Teórica:
Segundo estimativas da World Animal Protection, há cerca de 500 milhões de cães no mundo, dos quais 75% estão soltos nas vias públicas, o que reflete ações de falta de consciência e ética daqueles que praticam o abandono desses animais. Os animais domésticos de companhia, cães e gatos, estão se tornando cada vez mais presentes na sociedade, acarretando, assim, em um crescimento desordenado das populações canina e felina. Além de aumentar o número de animais abandonados nas ruas, este problema resulta em um maior risco de transmissão de doenças entre os animais e dos animais para o homem. Além disso, o seu aumento desordenado pode levar a menor média de vida dessa população, pois muitos morrem vitimados de acidentes, envenenamento proposital e por enfermidades que, na maioria das vezes, não são tratadas. Por tudo isso, é que se faz necessário um controle populacional adequado destes animais. Assim, o Projeto “Controle Populacional de Caninos e Felinos por meio da Esterilização Cirúrgica” se faz necessário devido a sua grande importância sócio-econômica-cultural, considerando-se que famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica não têm condições financeiras e nem informações técnicas sobre a castração de animais e os benefícios desse procedimento. É importante ressaltar que o objetivo maior deste Projeto é a preservação de uma vida digna aos pacientes e tranquilidade e segurança aos seus tutores e aos demais membros da comunidade. Melhoria da saúde pública e bem-estar animal são marcadores fundamentais em uma sociedade moderna.
Metodologia:
Manter a atualização de dados da planilha do Projeto, confeccionada em excel, onde constam informações sobre os animais inscritos no Projeto, informações sobre os tutores, e informações sobre a consulta inicial (avaliação pré-operatória), retornos para atendimentos, cirurgia propriamente dita e pós-operatório. Agendar os atendimentos aos animais que estão inscritos no Projeto, seguindo a ordem de dados da planilha confeccionada especialmente para este fim. Realizar o completo atendimento clínico pré-operatório (exame físico, exames hematológicos, exames cardiológicos e exames de imagem, quando necessários) e os procedimentos cirúrgicos de esterilização (orquiectomias e ovário-histerectomias).
Impactos na Formação Discente: O aluno deverá realizar prática acadêmica que amplie sua formação. Deverá realizar as atividades programadas pelo projeto de extensão: Realizar agendamento de consultas, exames pré-operatórios e procedimentos cirúrgicos, Acompanhar e auxiliar os atendimentos clínicos e os procedimentos cirúrgicos, Acompanhar o pós-operatório dos animais atendidos pelo projeto, Acompanhar a orientação geral passada aos tutores dos animais, Acompanhar e participar da rotina clínico-cirúrgica do Hospital Veterinário. Participar de reuniões interdisciplinares para planejamento das atividades e práticas programadas. Apresentar relatório relativo ao período de trabalho mensalmente. Seguir orientação e supervisão técnico-acadêmica para o trabalho programado. Participar do "Congresso Anual de Extensão da UFLA", com apresentação de resultados.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
Para a realização deste trabalho, o Projeto também oferece informações sobre guarda responsável de animais de estimação e orienta os tutores sobre os cuidados necessários com seus animais, além de conscientizar a população sobre a importância da castração cirúrgica adequada. Essas ações têm caráter extensionista e contam com a participação dos profissionais médicos veterinários (médicos veterinários residentes e docentes) e dos discentes envolvidos nas atividades. O Projeto encontra-se em atividade desde 2006 e os animais são submetidos à avaliação clínica e a exames pré-operatórios diversos e, caso estejam em condições adequadas de saúde, são encaminhados à cirurgia. Alguns animais não são liberados para o procedimento cirúrgico devido à presença de doenças sistêmicas, permanecendo em tratamento clínico até estarem em condições ideais para serem submetidos à anestesia geral e à cirurgia. Tais procedimentos configuram atividades de pesquisa, pois os profissionais médicos veterinários exercem seu conhecimento técnico e científico diariamente em prol da saúde dos pacientes atendidos. As atividades de ensino são constantes na rotina do projeto, uma vez que os discentes envolvidos acompanham todas as etapas de trabalho.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
A preocupação com a superpopulação de cães e gatos na cidade de Lavras originou ações quanto à implantação de um Projeto de Extensão para o controle da natalidade destas espécies. A conscientização de que a esterilização cirúrgica de cães e gatos se faz necessária, aliada a uma campanha séria de controle populacional, propicia uma maior tranquilidade ao futuro dos animais, evitando dor, fome e sofrimento. Ao esterilizar seus animais, as pessoas conseguem evitar a superpopulação dos mesmos e manter o controle do animal sob sua responsabilidade. As comunidades carentes são as principais responsáveis pela expansão da quantidade de cães e gatos errantes, o que gera um sério problema de saúde pública; portanto, este trabalho visa à conscientização principalmente desta classe social. Ressalta-se que os tutores e/ou responsáveis pelos animais atendidos são acompanhados e orientados durante todo o período de tratamento clínico e/ou de pós-operatório dos animais, até a alta dos pacientes.
Resultados Esperados:
O Projeto encontra-se em atividade desde 2006 e o procedimento padrão é que os animais são submetidos à avaliação clínica geral e aos exames pré-operatórios e, estando hígidos, são encaminhados à cirurgia, permanecendo em acompanhamento durante o período pós-operatório também. Dos animais atendidos pelo Projeto, alguns não são liberados para o procedimento cirúrgico devido à presença de doenças sistêmicas e permanecem em tratamento clínico até terem condições ideais para serem submetidos à anestesia geral e à cirurgia. Durante esses anos de atividade, diversos animais não apresentaram alterações nos exames pré-operatórios e foram castrados sem intercorrências. Pretende-se, portanto, dar continuidade às atividades diárias do Projeto, alcançando um número cada vez maior de animais de companhia e uma conscientização crescente de toda a comunidade.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O acompanhamento do projeto pode ser feito com base nos resultados apresentados nos trabalhos do Congresso de Extensão da UFLA.
Cronograma: O Projeto não segue um cronograma pré-determinado, uma vez que as atividades de agendamento de consulta e realização dos procedimentos médicos-veterinários são realizados diariamente, de acordo com a rotina do Hospital Veterinário da UFLA.
Descrição Resumida: Crescimento indiscriminado da população de animais é muito preocupante. A preocupação com superpopulação de cães e gatos em Lavras originou ações de um Projeto para controle da natalidade destas espécies. O Projeto objetiva o controle populacional de animais da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de animais comunitários, de animais resgatados por entidades de proteção animal/protetores independentes, realizando atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos de esterilização.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: GABRIELA RODRIGUES SAMPAIO
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: gabsampaufla.br
E-mail Alternativo: gabsampadmv.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 08/11/2011 - 14:35:09
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 08/11/2011 - 19:01:59
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 05/03/2012 - 14:38:09
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos